Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Livro de sonetos

Vinicius de Moraes
Books: Poesía

In Stock

14,67 € tax incl.

Data sheet Books

Editorial Companhia das Letras
Style Poesía
Original Edition Year 1991

More info

2ª ed., 3ª reimpresión - 165 páginas (14 x 22 cm)(Peso:282gr)

Comentario:

"Os sonetos desse livro, publicado pela primeira vez em 1967, foram escritos ao longo de trinta anos, a partir do início da década de 30.

Apesar do vasto espaço de tempo que os separa, eles guardam uma semelhança que vai muito além da submissão ao formato clássico: para Vinicius de Moraes, os sonetos eram uma via de acesso ao sublime, mesmo quando essa elevação se processava por meio da linguagem prosaica do cotidiano aparentemente banal.

Este é um atributo que sempre acompanhou o poeta: o poder de vislumbrar transcendência nas pequenas coisas.

Nas mãos de Vinicius, os sonetos tornam-se um instrumento exigente e delicado, manejado com firmeza para sensibilizar a crista de banalidade que envolve o mundo real.

Tornam-se ainda um recurso sofisticado que permite ao poeta contactar, com mais eficácia, a alma de outros artistas que tinha em alta conta, como Katherine Mansfield, Otávio de Faria, Cândido Portinari e Sergei Eisenstein.

Esta edição do Livro de sonetos reúne também nove sonetos inéditos, pescados no baú de raridades que Vinicius de Moraes deixou com a família e que hoje está sob a guarda competente do Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Se o autor os relegou à sombra das gavetas, eles agora ajudam a compor, com mais nitidez, o pano de fundo, a trama secreta que animou o espírito do poeta".

Prêmio Jabuti 1992 de Melhor Produção Editorial de Obra em Coleção.