Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Depois do último trem

Josué Guimarães
Books: Narrativa

In Stock

15,76 € tax incl.

Data sheet Books

Editorial L&PM
Style Narrativa
Original Edition Year 1973

More info

144 páginas (11 x 18 cm)(Peso:109gr)

Segunda novela del periodista Josué Marques Guimarães (São Jerônimo, Rio Grande do Sul, 1921 - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1986), que a pesar de iniciarse tardíamente en la literatura (a los 49 años), se convirtió en uno de los mayores escritores gaúchos del siglo XX.

"Nesta novela lapidar, Eduardo retorna, depois de uma longa ausência, para sua terra natal, a cidade fictícia de Abarama, prestes a sumir do mapa devido a uma barragem que vai alagá-la. A cidade que o protagonista visita é praticamente um cemitério de almas e casas abandonadas. Lançando mão de uma apurada técnica narrativa, Josué Guimarães dá voz ao estado de espírito dos últimos habitantes de Abarama e, ao fazer o dramático relato de vidas que não têm saída, ombreia com os mais expressivos escritores latino-americanos.

Depois do último trem é tributário de Juan Rulfo quanto ao tema e de Kafka quanto ao registro realista e linear usado para tratar de uma situação absurda. Aproxima-se da melhor literatura fantástica ao abordar o desespero do personagem frente a uma realidade estranha aos seus sentimentos. Trata-se de um grito desesperado e impotente diante do mundo e da passagem do tempo – estes contrariam a natureza do ser humano, que, em meio a perdas, numa paisagem desolada, teima, insiste e continua esperando pelo último trem, que já muito já passou."