Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Os outubros de Taiguara (Um artista contra a ditadura: música,, censura e exílio)

Janes Rocha
Books: Música

In Stock

20,90 € tax incl.

Data sheet Books

Editorial Kuarup
Style Música
Original Edition Year 2014

More info

160 páginas (16 x 23 cm, ilustrado) (Peso: 296 gr).

"Os outubros de Taiguara, fala sobre o cantor e compositor que fez grande sucesso nos anos 1960 e 1970. Escrito pela jornalista Janes Rocha, traz em destaque um amplo levantamento da ação da censura e dos arapongas sobre o trabalho dele, que foi um dos artistas mais perseguidos pela ditadura militar. A partir do conteúdo de documentos depositados no Arquivo Nacional e no extinto Serviço Nacional de Inteligência (SNI) das Forças Armadas, a autora mostra detalhes inéditos de como a repressão prejudicou o trabalho desse artista. Mais de 80 de suas canções foram vetadas pela censura e um disco inteiro ("Imyra, Tayra, Ipy") foi recolhido por agentes policiais em 1976, pouco depois de chegar às lojas. Dono de grande talento, sensibilidade e criatividade, Taiguara ficou conhecido por canções como "Hoje", '"Universo no teu corpo", "Helena, Helena, Helena" e "Modinha", estas três últimas que ficaram entre as finalistas dos famosos festivais de Música Popular Brasileira dos anos 1960. Além de canções de sua autoria, ele fez belíssimas interpretações de Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Chico Buarque e muitos outros ícones da MPB."

"“Percebido como romântico quando todos eram políticos, e tido como excessivamente político quanto todos tentavam ser pop, Taiguara foi o cara errado nos momentos errados. Ouvido hoje, à distância das duas épocas, nota-se claramente o que Taiguara fez de certo: a sua música.”" João Gabriel de Lima (redactor jefe de la revista Época)



"Depois de sobreviver à censura política, ele teria sucumbido à guilhotina econômica, que tem proibido a presença da MPB menos rala na mídia principal desde os anos 1980.”" Tárik de Souza (periodista y crítico musical)