Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Társila do Amaral - A modernista

Nádia Battella Gotlib
Books: Artes plásticas / Diseño gráfico

In Stock

51,90 € tax incl.

Data sheet Books

Editorial SESC SP
Style Artes plásticas / Diseño gráfico
Original Edition Year 2018

More info

Edición de 2018 (Edición original, Senac, 1998), revisada y ampliada. 240 páginas (23 x 23 cm) (Peso: 1017 g).

"O livro Tarsila do Amaral, a modernista, da professora e ensaísta mineira Nádia Battella Gotlib, resgata a trajetória libertária daquela que é considerada uma das maiores artistas plásticas do Brasil. Em edição revista e ampliada, nesta biografia a autora detalha o empenho e resistência de Tarsila do Amaral em prol tanto de sua diversidade afetiva quanto de sua prodigalidade artística. Chamada de “musa radiante” no poema de Carlos Drummond de Andrade que introduz a obra, ela experimentou não o impasse, mas o desejo de viver e pintar sob a égide das tradições nacionais em diálogo com o pensamento e a arte produzidos na Europa. A obra revela como é inegável sua postura vanguardista perante as questões sociais e o papel da mulher na sociedade brasileira do século XX.
Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, Tarsila do Amaral (1886-1973) pintou seu primeiro quadro ainda adolescente. Saindo do país em 1920 para estudar em Paris, ela retornaria ao Brasil após a Semana de 22, onde encontraria um ambiente social aberto à novas ideias. Com os amigos Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Menotti del Picchia, entre outros, em breve seria personagem de movimentos artísticos que iriam promover a arte e a cultura nacionais a outro patamar. Genial em seu ofício, ela foi autora de quadros fundamentais como Abaporu e Antropofagia, ambos de 1928, A Negra, de 1923, Operários, de 1933.
Tarsila do Amaral, a modernista está divido em oito partes: Esboço, Primeiros Traços, Circuito Modernista, Pau-Brasil, Antropofagia, O Social, Últimos Traços e Moldura. Ali estão as imagens e as informações que vão dos primeiros tempos da pintora às suas viagens e estudos, vida pessoal, amores, e, claro, seu papel no cenário das artes plásticas.

Este livro oferece ao leitor a possibilidade de fruir a vida e a obra de Tarsila do Amaral, bem como a genial tradução que fez de seu tempo e de sua gente, numa visão de mundo em sintonia com o contexto artístico além das fronteiras nacionais. Modelo de ruptura nas artes visuais e na literatura, Tarsila do Amaral influenciou a produção artística brasileira e teve um papel de vanguarda na ascensão social feminina."