Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Mar do meu mundo

Paula Santoro
Discs: MPB

This product is no longer in stock

18,49 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Borandá
Style MPB
Original Edition Year 2012

More info

Paula Santoro (voz)

Rafael Vernet (piano, piano eléctrico, arreglos), Daniel Santiago (guitarras), Guto Wirtti o Zeca Assumpção (contrabajo), Kiko Freitas o Rafael Barata (batería), Marco Lobo (percusión) y coros.



Participación especial de: Uakti (Artur Andrés (flautas, arreglo), Décio Ramos (marimba), Alexandre Andrés (flauta) y Kristoff Silva (guitarras)) y Maurício Tizumba (tambor de congado)

"Se pensarmos um CD como sendo uma fotografia, um instantâneo fiel de determinado momento da carreira de um artista, “Mar do Meu Mundo” é o retrato de uma cantora que chega ao quinto álbum de sua discografia segura da estética musical que defende e acredita.

Paula Santoro aposta num estilo quase camerístico e canta para colocar a música, e não a si própria, no centro das atenções. Sem distrair o ouvinte com virtuosismos gratuitos, a voz vem somar-se ao instrumental da banda.

Uma das grandes intérpretes da sua geração, Paula Santoro nasceu em Belo Horizonte (MG) e há anos está radicada no Rio de Janeiro. Com diversos trabalhos em palco, estúdios de gravação e televisão, ela ganhou maior projeção a partir de 2002, quando conquistou o terceiro lugar no V Prêmio Visa de Música. Além dos quatro álbuns solo já lançados, sua discografia agrega dezenas de colaborações nos discos de artistas como Guinga, Nivaldo Ornelas, Pacífico Mascarenhas e Eduardo Neves.

Todas as canções de seu novo álbum têm temática marinha ou possuem a palavra mar em suas letras, um conceito que surgiu de maneira espontânea. Durante a pré-produção do trabalho, Paula notou que a maioria das músicas que havia selecionado para o repertório tinha essa característica, então decidiu focar nesse tema. “Não é apenas o mar como elemento da natureza. Refiro-me também ao mar interior, pessoal – de turbulências, calmaria e mistérios”, revela. Outra característica do álbum é a presença de muitos compositores mineiros falando de mar, como é o caso de Léo Minax e Chico Amaral – os outros são Kristoff Silva, Makely Ka e Antonio Loureiro. “O mar é uma espécie de desejo oculto para nós que nascemos em Minas Gerais”, confessa a cantora. “Mar do meu mundo” opta por uma maneira mais contemporânea de ver os oceanos e suas águas. (...) O encadeamento das canções no disco tenta imitar o movimento das ondas. Quase não existe vazio entre uma faixa e outra, como se fosse uma onda passando e outra chegando, continuamente, para embalar o ouvinte de uma maneira fluida, sutil. “Uma história torna-se consequência da outra, como se a narrativa só tivesse fim na última nota”, explica Paula (...).

Mais do que a fotografia de um momento artístico, “Mar do meu mundo” é o mergulho de uma cantora em sua musicalidade."

Themes

CD 1
01
Guanabara  
Fred Martins
04:09
02
Alegria  
Leo Minax - Chico Amaral
04:22
03
Homem ao mar 
Zé Paulo Becker - Mauro Aguiar
03:52
04
Samburá de peixe miúdo
Sivuca - Glória Gadelha
03:37
05
Flor  
Frederico Demarca - Marcelo Fedrá
Paula Santoro y Rafael Vernet
03:20
06
Mar deserto
Kristoff Silva - Makely Ka
Paula Santoro y Uakti
06:04
07
Arabesco    
Danilo Caymmi - Alice Caymmi
03:14
08
Luz da terra
Antonio Loureiro
Paula Santoro y Maurício Tizumba
05:32
09
Joana dos barcos
Ivan Lins - Vitor Martins
02:58
10
Água salobra
Eduardo Neves - Mauro Aguiar
03:05