Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Nheengatu

Titãs
Discs: Rock

In Stock

14,95 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Som Livre
Style Rock
Original Edition Year 2014

More info

Titãs: Branco Mello (voz, bajo), Paulo Miklos (voz, guitarra eléctrica), Sérgio Britto (voz, teclado, bajo), Tony Bellotto (guitarra eléctrica).

Músico invitado: Mario Fabre (batería).

Aunque reducido a la mitad de su formación original de hace más de tres décadas, el 18º álbum de los Titãs vuelve a sus orígenes y se revigoriza con relación a los irregulares e intrascendentes discos anteriores descargando un sonido más duro y letras agresivas con mensajes claros y pegadizos.

El título del disco es una palabra indígena que significa "lengua de todos", que designaba la lengua franca creada por los jesuitas en el siglo XVII a partir de una recopilación de los diversos dialectos indígenas para poder comunicarse con todos ellos, y, en sentido opuesto, la portada reproduce el cuadro del pintor holandés Pieter Bruegel el Viejo (1525 - 1569) en el que imagina la mítica Torre de Babel que simboliza el desentendimiento entre los hombres como castigo divino, todo ello para retratar las contradicciones del Brasil actual.

holandés Pieter Bruegel el Viejo (1525 - 1569). Na tela, Bruegel retrata a bíblica e mítica Torre de Babel, construída na cidade mais importante da Babilônia para elevar o Homem ao céu que simboliza Deus, mas destruída pela falta de entendimento entre os homens de idiomas distintos. A capa está em sintonia com o título Nheengatu, palavra indígena que significa Língua geral, compilação dos diferentes dialetos indígenas, feita pelo jesuítas no século XVII para que índios e portugueses pudessem se entender. A ideia foi que a capa e o título do disco - produzido por Rafael Ramos - simbolizem um paradoxo pela associação da imagem de uma torre destruída pela falta de entendimento com uma língua criada para favorecer o entendimento, retratando contradição do Brasil atual.

Não chegou a ser uma surpresa, pois o vigoroso show Inédito (2013) já tinha sinalizado, no ano passado, que os Titãs estavam novamente apresentando um repertório autoral compatível com a fase áurea do grupo paulistano, atualmente reduzido a um quarteto com metade de sua formação original. Mesmo assim, a edição pela gravadora Som Livre do álbum Nheengatu, em maio, foi recebida com entusiasmo entre público e crítica. Ao expor as vísceras da babilônia nativa em repertório roqueiro que remeteu a álbuns clássicos do grupo, Nheengatu devolveu à irregular discografia dos Titãs a relevância e o peso perdidos ao longo dos últimos anos e discos. O clipe do rock Fardado (Sergio Britto e Paulo Miklos) e o show Nheengatu confirmaram que os Titãs - em foto de Marcos Hermes - voltaram a ficar com moral na república dos bananas.

Themes

CD 1
01
Fardado
Sérgio Britto - Paulo Miklos
02
Mensageiro da desgraça
Paulo Miklos - Tony Bellotto - Sérgio Britto
03
República dos Bananas
Branco Mello - Angeli - Hugo Possolo - Emerson Villani
04
Fala, Renata
Tony Bellotto - Paulo Miklos - Sérgio Britto
05
Cadáver sobre cadáver
Paulo Miklos - Arnaldo Antunes
06
Canalha
Walter Franco
07
Pedofilia
Sérgio Britto - Paulo Miklos - Tony Bellotto
08
Chegada ao Brasil (Terra à vista)
Branco Mello - Emerson Villani - Aderbal Freire
09
Eu me sinto bem
Tony Bellotto - Sérgio Britto - Paulo Miklos
10
Flores pra ela
Sérgio Britto - Mario Fabre
11
Não pode
Sérgio Britto
12
Senhor
Tony Bellotto
13
Baião de dois
Paulo Miklos
14
Quem são os animais?
Sérgio Britto