Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Foi no mês que vem

Vitor Ramil
Discs: MPB

In Stock

29,90 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Satolep
Style MPB
Original Edition Year 2013
Observations 2CDs

More info

Vitor Ramil (voz, guitarra acústica, armonio)

Franco Luciani (armónica), Santiago Castellani (tuba), Alexandre Ostrovski (trompa), Carlos Moscardini (guitarra acústica),Carlos Badia (guitarra acústica), André Gomes (bajo), Marcos Suzano (percusión), Santiago Vazquez (percusión), Matias Cella (space echo), Vagner Cunha (arreglo de cuerdas), Kátia B (coros).

Participación especial de: Milton Nascimento (voz), Ney Matogrosso (voz), Kleiton & Kledir (voz), Ian Ramil (voz), Fito Paez (mellotron, voz), Jorge Drexler (voz, guitarra acústica), Pedro Aznar (bajo, cuatro, voz), Bella Stone (voz), Isabel Ramil (lectura) y Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (dirigida por Antonio Borges-Cunha).

Edición en formato Digipack.

"Música lançada por Vitor Ramil em seu álbum de pegada mais roqueira, À beça (1995), Foi no mês que vem embaralha a noção de tempo em seu título. Talvez por isso mesmo a canção tenha sido escolhida para abrir e batizar o disco duplo em que o compositor gaúcho compila sua obra, já grande na qualidade e na quantidade. Com gravações inéditas de 32 músicas selecionadas entre os nove álbuns de Ramil, o CD duplo Foi no mês que vem também brinca com a noção de tempo ao reapresentar em novas embalagens canções velhas que, no entanto, podem soar novas. Sobretudo para quem está se iniciando na obra de Ramil no momento em que suas músicas ganham projeção adicional na voz do cantor Ney Matogrosso. Sucesso do penúltimo disco e show de Ney, Beijo bandido (2009), Invento (2007) figura no repertório aclimatado na ambiência acústica - criada pela predominância de violões nos arranjos - que pauta este álbum retrospectivo produzido pelo próprio Ramil e gravado entre Brasil e Argentina. Enraizado nas tradições musicais dos Pampas, mas sem qualquer ranço folclórico, o cancioneiro de Ramil sempre foi embebido em fina poesia e tem um requinte melódico que se esconde na aparente simplicidade de músicas como Grama verde (Vitor Ramil e André Gomes, 1995) - gravada para Foi no mês que vem com a percussão precisa de Marcos Suzano, com quem Ramil já dividiu inspirado álbum, Satolep sambatown (2007) (...) E tudo soa natural, pois a obra de Ramil dialoga bem com o caloroso universo musical portenho, embora tenha nascido sob a égide da Estética do frio, termo criado pelo próprio Ramil para conceituar temas como Ramilonga (1997), música que exemplifica a habilidade do compositor para se apropriar dos ritmos do Sul com linguagem contemporânea. Há, a propósito, um caráter cosmopolita no cancioneiro de Ramil que faz com que soe natural que uma de suas músicas, Noa noa (2004), reapareça em Foi no mês que vem com leitura em francês (por Isabel Ramil) de trecho do livro homônimo da canção lançada no álbum Longes (2004) (...) Enfim, Foi no mês que vem pode significar mais do mesmo para o público atento que acompanha Ramil desde seu aparecimento, em 1981, com Estrela, estrela, álbum batizado com o nome da canção - também presente entre as 32 músicas, claro - que ganhou as vozes de cantoras como Gal Costa e Maria Rita ao longo dos 32 anos de carreira fonográfica do compositor. Contudo, ao revisar sua obra com apuro, o artista dá nova vida a velhas canções, viajando no tempo com propriedade e sofisticação. Que horas não são?"(Mauro Ferreira (Blog Notas Musicais, 27.06.2013)

Themes

CD 1
01
Foi no mês que vem
Vitor Ramil
02
Livro aberto
Vitor Ramil
03
Estrela, estrela
Vitor Ramil
04
Não é céu
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Milton Nascimento
05
Invento
Vitor Ramil
06
A resposta
Vitor Ramil
07
Espaço
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Fito Paez
08
Neve de papel
Vitor Ramil
09
À beça
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Pedro Aznar
10
Valérie
Vitor Ramil
11
Loucos de cara
Kleiton Ramil - Vitor Ramil
12
Sapatos em Copacabana
Vitor Ramil
13
Passageiro
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Ian Ramil
14
Noturno
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Bella Stone
15
Noa Noa
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Isabel Ramil (lectura)
16
Ramilonga
Vitor Ramil
CD 2
01
Astronauta lírico
Vitor Ramil (a partir de Vielimir Khlébnikov y Haroldo de Campos)
02
Grama verde
(André Gomes - Vitor Ramil
03
Viajei
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Jorge Drexler
04
Longe de você
Vitor Ramil
05
Que horas não são?
Vitor Ramil
Vitor Ramil & Ney Matogrosso
06
O primeiro dia
Vitor Ramil
07
Livros no quintal
Vitor Ramil
08
Quiet music
Vitor Ramil
09
Joquim
Bob Dylan - Jacques Levy (Vers. Vitor Ramil)
10
Perdão
J. S. Bach - Vitor Ramil
11
Deixando o pago
Vitor Ramil - João da Cunha Vargas
12
Ibicuí da armada
Vitor Ramil
13
Noite de São João
Vitor Ramil - Fernando Pessoa
Vitor Ramil & Kleiton e Kledir
14
Milonga de sete cidades
Vitor Ramil
15
Tango da independência
Vitor Ramil - Paulo Seben
16
Satolep
Vitor Ramil