Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Alfa

Leandro Cabral Trio
Discs: Jazz

In Stock

19,36 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Independiente
Style Jazz
Original Edition Year 2016
Instrumental
Concert

More info

Leandro Cabral Trio: Leandro Cabral (piano), Sidiel Vieira (contrabajo) y Vitor Cabral (batería, percusión).

Participación especial de: Vanessa Moreno (voz) e Cássio Ferreira (saxo soprano).

Grabado "ao vivo" en el Teatro Alfa, en la ciudad de São Paulo, entre el 6 y el 8 de enero de 2016.

"Em seu segundo álbum como líder, Leandro Cabral apresenta um som introspectivo e grandioso. Somando a preciosa acústica do teatro Alfa, onde o disco foi gravado ao vivo, à afinidade bem sedimentada de seu trio e às suas composições originais que participam de um mundo brasileiro contemporâneo, Alfa é um álbum singular.
Acompanhado de jovens músicos de grande destaque em sua geração – Sidiel Vieira no baixo acústico e Vitor Cabral na bateria e percussão – Leandro propõe uma interação entre música brasileira, improvisação jazzística e uma certa introspecção do jazz europeu. Na única canção do álbum há a especial participação da cantora revelação Vanessa Moreno e do grande saxofonista Cássio Ferreira.

Contrapontos, claves ancestrais pulsantes, espaços e texturas dão suas cores. A liberdade na interpretação de cada nova performance cria uma identidade particular. Uma interação sutil e profunda se dá na dança dos instrumentos e linguagens. Seu piano tem caráter de jazz contemporâneo e algumas de suas composições estão enraizadas em ritmos brasileiros pouco usuais para essa formação, como o vassi (“O amor que se deu – Vassi n.2” e “Rute e sua grandeza – Vassi n.1”) e o ijexá (“Alfa”), ambos oriundos do universo percussivo baiano. Há também espaço para arranjos arrojados de clássicos como “Rapaz de Bem” de Johnny Alf, e “Outra Vez” e “Inútil Paisagem” de Tom Jobim. Duas peças autorais piano solo sublinham o caráter minimal presente na obra.

Com atenção absoluta em cada detalhe, tudo foi selecionado com muito cuidado. O teatro, o piano Steinway D Hamburgo – que foi escolhido por Nelson Freire na própria fábrica alemã – uma captação de áudio impecável e vídeos que traduzem a essência do álbum. Alfa abre um caminho."

“Leandro Cabral, um pianista e compositor brasileiro em ascensão de percepção exemplar, tem em Alfa, seu segundo álbum, uma bela declaração de musicalidade impecável e incrível interação com seus companheiros de trio.” Jazz Trail (EUA)



“Absolutamente um exemplo delicioso do jazz brasileiro de hoje. (…) Compositor de 7 das 10 faixas, Cabral é tão hábil com a caneta musical (virtual) quanto com o piano. Suas composições são melódicas, às vezes quase Chopinianas, ao passo que seu tocar soa como Bill Evans e talvez possa soar como se Bill Evans tivesse nascido no Brasil.” Bebop Spoken Here (Reino Unido)



“Nessas dez composições nada é deixado ao acaso, tudo é medido e viaja em um admirável equilíbrio entre os elementos, onde também e sobretudo o silêncio tem um papel importante, criando uma espécie de espaço para viver de acordo com essa estética do vazio, tão cara à filosofia oriental.” Argonauta Maganize (Itália)

“Esse moderno piano trio brasileiro faz do lançamento de seu segundo álbum, pelas atividades que tem desenvolvido, quase um evento esperado. (…) Claramente trata-se de um saboroso regalo, um jazz vigoroso e divertido de um grupo que não deixa transparecer o caráter de trabalho. Bons momentos para você se deixar levar!” Midwest Record (EUA)



“Angola, Pernambuco, New Orleans, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Europa… que maravilha poder ouvi-los todos visitados e magistralmente misturados por esse grande pianista e compositor brasileiro. Leandro, no melhor estilo oswaldiano, amalgama com seu Trio e participações um som único, personalíssimo, fazendo de ALFA música alta, música de alma, música para ser ouvida e reouvida, muitas vezes. Bravíssimo!" Chico Pinheiro (guitarrista y compositor)

“É sempre uma tarefa difícil comentar a obra de alguma pessoa, em qualquer linguagem que esteja, pois minha observação em arte é sempre dinâmica, nunca a mesma. Dessa forma, a observação na música se refere intrinsicamente ao momento da escuta. Falar sobre a música de Leandro é falar de detalhes, do sutil, do precioso. Como aluno, pude constatar seu esmero e cuidado com todas as inúmeras facetas da música, em particular com o universo subjetivo que ela conecta. Essas minúcias aos quais me refiro vão além do apuro técnico, em direção à busca infinita de um fazer artístico integral e amoroso.” Letieres Leite (Maestro, instrumentista, compositor y arreglista de la Orkestra Rumpilezz)

Themes

CD 1
01
O amor que se deu - Vassi n. 2
Leandro Cabral
02
Outra vez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim)
03
Rapaz de bem
Johnny Alf
04
Rute e sua grandeza - Vassi n. 1
Leandro Cabral
05
A dança
Leandro Cabral
Leandro Cabral Trio, Vanessa Moreno & Cássio Ferreira
06
O grande azul
Leandro Cabral
07
Valsa do amanhã
Leandro Cabral
08
Alfa
Leandro Cabral
09
Marcela
Leandro Cabral
10
Inútil paisagem
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Aloysio de Oliveira