Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Quero te dizer que eu amo

Tito Madi & Gilson Peranzzetta
Discs: MPB

In Stock

16,62 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Fina Flor
Style MPB
Original Edition Year 2015

More info

Tito Madi (voz), Gilson Peranzzetta (piano, clarinete, arreglos, dirección)

Mauro Senise (daxo, flauta), Chiquito Braga (guitarras), Paulo Russo (contrabajo) y João Cortez (batería, percusión).

"Reverência a um mestre, por Aquiles Rique Reis: Quero te dizer que eu amo (Fina Flor) é um CD que, além de nos trazer de volta a voz encorpada do cantor e compositor Tito Madi, conta também com notável participação de Gilson Peranzzetta.
Além de dirigir musicalmente o trabalho, Peranzzetta criou os arranjos e tocou piano e clarineta. Tudo isso acompanhado por um experimentadíssimo grupo de instrumentistas que toca em louvor ao mestre, dentre eles Mauro Senise (sax e flauta), Chiquito Braga (violão e guitarra), Paulo Russo (contrabaixo acústico) e João Cortez (bateria e percussão). Todos tocam como se tivessem algodão nos dedos, tamanho é o carinho respeitoso que demonstram.
Madi e Peranzzetta formam uma dupla de respeito. Nas faixas em que a simplicidade instrumental se expressa, sente-se a afinidade artística dos músicos com o mestre. Consanguinidade musical que se expressa, principalmente, nas músicas cantadas por Tito Madi tendo apenas Peranzzetta ao piano: “O Vento Atravessou Icaraí” (Tito Madi e Ronaldo Bastos) ou “Quero Dizer que Te Amo” (Tito Madi).
Os arranjos foram feitos sob medida para emoldurar a voz de Tito Madi. A formação quase camerística do quinteto permite que em cada música um dos instrumentos ganhe destaque, já que eles estão em mãos virtuosas. Exemplos? Muitos! Dentre eles, o piano conciso e respeitoso de Peranzzetta em “Amor de Um Só” (Peranzzetta e Tito Madi); o uníssono de sax e piano em “Momento de Amar” (Peranzzetta e Regina Werneck); o solo de guitarra em “Indiferença” (Tito Madi e Lysias Ênio).
Ou ainda o do duo de clarineta e piano em “Flor de Mim” (Tito Madi e Sergio Natureza), uma das mais belas do disco, cuja bela letra de Natureza ganha tons vivos na beleza do arranjo; a singeleza da bateria em “Mais do Que Sonhei” (TM e Délcio Carvalho); o intermezzo de flauta em “Repentes” (TM e Armando Schiavo); e mais o peso dado pelo baixo acústico a “Amanhecer” (Chiquito Braga e Ana Maria).
Mas é na voz de Tito Madi que o CD tem seu ápice. Se ela demonstra um certo cansaço – Tito Madi está com 85 anos –, seus graves ainda ressoam afinados, saindo do âmago de seu peito. Voz quase fragilizada, que ainda guarda o frescor que fez dele um grande cantor. Notas que nas décadas de 1950 e 60 brotavam-lhe espontâneas, quando interpretava sua composição de maior sucesso “Chove Lá Fora”, hoje requerem certo esforço, principalmente as mais agudas.
Caprichoso, como que pensando bem antes de emitir cada nota musical, Tito inteligentemente vai a elas de forma delicada, como se aspirasse a conquistá-las, o que termina acontecendo de fato.
Verdade é que o seu presente como cantor e compositor de canções românticas não desonra o seu passado – ao contrário, engrandece-o, transparecendo a felicidade que deve ter tomado conta dele e dos instrumentistas nas gravações.
Solos, improvisos, duos e uníssonos, melodias, versos, harmonias, ritmos, tudo vale porque é belo e tem como objetivo maior reverenciar um grande artista brasileiro." Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4 (Jornal GGN, 06.02.2015)

Themes

CD 1
01
Amor de um só
Gilson Peranzzetta - Paulo César Pinheiro
02
Mais do que sonhei
Tito Madi - Delcio Carvalho
03
Sorriso de luz
Gilson Peranzzetta - Nelson Wellington
04
Repentes
Tito Madi - Armando Schiavo
05
Sem mim
Gilson Peranzzetta - Paulo César Pinheiro
06
Amanhecer
Chiquito Braga - Ana Maria
07
Ressurgir
Gilson Peranzzetta - Paulo César Pinheiro
08
Será
Tito Madi - Regina Lúcia
09
O vento atravessou Icaraí
Tito Madi - Ronaldo Bastos
10
Momento de amar
Gilson Peranzzetta - Regina Werneck
11
Flor de mim
Tito Madi - Sergio Natureza
12
Não corra de amor
Tito Madi - William Prado
13
Indiferença
Tito Madi - Lysias Ênio
14
Quero te dizer que eu amo
Tito Madi