Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Acervo Ederaldo Gentil (Box)

Ederaldo Gentil
Discs: MPB

In Stock

84,90 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Independiente
Style MPB
Original Edition Year 2018
Observations 4CDs

More info

Caja que reúne la primera edición en CD de los tres discos oficiales del cantante y compositor bahiano Ederaldo Gentil Pereira (Salvador, Bahia, 1944 – 2012): “Samba, o canto livre de um povo” (Chantecler, 1975), "Pequenino" (Nosso Som, 1976) e "Identidade" (Chantecler, 1984), además del recopilatorio "Raridades (1968–1981)" con fonogramas poco conocidos editados originalmente en Singles o en discos colectivos. Todos en formato Digipack, remasterizados, con las portadas originales.

(el proyecto "Acervo" incluye también la digitalización y el acceso público a documentos, cronología (con datos fiables), fotos y vídeos de su carrera, a una entrevista poco conocida, a grabaciones de sus canciones por otros artistas (incluso extranjeros) y a dos temas inéditos, “Ritual Ilê Aiyê” y “Canto a Kunta Kinte”, en versiones demo)

"Berço do samba de roda e das tias que instauraram as incubadoras do gênero primal na Praça Onze, no Rio, além de terra do cantor do primeiro marco oficial do gênero (“Pelo telefone”, Baiano, 1916), a Bahia da axé music e seus derivativos, não dá o devido destaque a seus sambistas mais ligados às raízes. Integrante da fértil geração de Batatinha, Riachão, Panela, Edil Pacheco, Roque Ferreira e Nelson Rufino, o talentoso Ederaldo Gentil (1943-2012) morreu após uma longa doença e reclusão, deprimido com a marginalização de sua arte.

A caixa de quatro CDs, “Acervo Ederaldo Gentil” (Natura Musical), direção artística de Luisão Pereira (do duo Dois em Um), sobrinho do homenageado, repesca sua obra repleta de pérolas luminosas. Como a notória “O ouro e a madeira”, do primeiro disco de Ederaldo, “Samba, o canto livre de um povo” (1975), sucesso de meados dos 70, nas vozes de Jair Rodrigues, Originais do Samba, Conjunto Nosso Samba e Timbalada. Curiosamente, trata-se de um samba ralentado, uma de suas várias composições que seguem a ginga cadenciada do mineiro Ataulfo Alves. Lembra até “Esperanças perdidas”, do filho de Ataulfo, Adeílton Alves, em parceria com Delcio Carvalho. Ainda deste disco de estréia tardia, são as cintilantes parcerias com Nelson Rufino, “Rose”, êxito do cantor Roberto Ribeiro), com Batatinha (o afro samba “Pam pam pam”) e Paulinho Diniz (“Amargura). Só do homenageado, é a insinuante “Eu e a viola”. Se em “O ouro e a madeira”, Ederaldo “exercita sua poética da pequenez como um valor para a vida e motor da composição de música popular”, como anota no encarte, o músico e pesquisador Paquito.

No álbum seguinte, “Pequenino” (1976) este conceito é aprofundado, no estupendo samba cadenciado “De menor”. Disco ligado à religiosidade afro baiana, com participações de João de Aquino (violão), Altamiro Carrilho (flauta), Marçal (ritmista), ele traz parcerias com Batatinha (“A Bahia vai bem”), “Edil Pacheco (“Manhã de um novo dia”), Paulinho Diniz (“O rei”), Nelson Rufino (“O samba e você”, com Memeu) e solitárias do solista, como as celebrantes “Bêrêkêtê”, “Dois de fevereiro” e “Rio das minhas ilusões”.

O terceiro álbum da caixa, gravado em Salvador, com a banda base do estúdio WR, destaque para o bandolim de Luiz Caldas, abre na estonteante faixa título, “Identidade”. Há parcerias com o tropicalista Capinan (“Luandê”, sobre a questão racial na Bahia), Gereba, do grupo Bendengó (“Ternos da Lapinha”) e Roque Ferreira (“Provinciano”), mais originais só dele, como o samba de chula, “Nordeste de Amaralina”, “Baticun”, e a curiosa metáfora de relacionamento, “Cimento fraco”.

O quarto CD, “Raridades”, nasceu de uma caixa de sapato repleta de fitas gravadas, que Ederaldo confiou à guarda do sobrinho, Luisão Pereira. Lapidadas no estúdio, entram "Adeus amor", música com a qual o então iniciante compositor venceu a 16ª edição de concurso de músicas de Carnaval promovido por instituição ligada ao turismo de Salvador (BA) (lançada há 50 anos, foi incluída no LP Carnaval da Bahia para o Brasil número dois, de 1968), "Oiá (Canto livre)" "Senhor navegante", lançadas por Ederaldo em compacto editado pela CBS em 1979, entre o segundo e o terceiro álbuns do cantor, “Feira de rolo”, ainda em demo, composta para Alcione que a gravou, a volta do minimalismo na fabulosa “A metade da metade”, a aguda “A sina e a ceia” e a solerte “Maria das Graças”." Tárik de Souza (22.01.2018)

Themes

CD 1
01
A saudade me mata
Ederaldo Gentil
02
Samba, canto livre de um povo
Ederaldo Gentil - Edil Pacheco
03
Fevereiro eu volto
Ederaldo Gentil - Eustaquio Oliveira
04
O ouro e a madeira
Ederaldo Gentil
05
Miro, pandeiro de ouro
Jandir Aragão - Walmir Lima
06
Eu e a viola
Ederaldo Gentil
07
Dia de festa
Ederaldo Gentil
08
Barraco
Ederaldo Gentil
09
Rose
Ederaldo Gentil - Nelson Rufino
10
Pam pam pam
Ederaldo Gentil - Batatinha
11
Amargura
Ederaldo Gentil - Paulinho Diniz
12
Ladeiras
Ederaldo Gentil
CD 2
01
In-lê-in-lá
Ederaldo Gentil - Anísio Félix
02
O rei
Ederaldo Gentil - Paulinho Diniz
03
De menor
Ederaldo Gentil
04
Manhã de um novo dia
Ederaldo Gentil - Edil Pacheco
05
Bêrêkêtê
Ederaldo Gentil
06
O samba é você
Ederaldo Gentil - Nelson Rufino - Memeu
07
Dois de fevereiro
Ederaldo Gentil
08
Vento forte
Ederaldo Gentil - Eustáquio Oliveira
09
Compadre
Ederaldo Gentil
10
Peleja do bem
Antonio Carlos Tatau - Thea Lucia
11
Rio das minhas ilusões
Ederaldo Gentil
12
A Bahia vai bem
Ederaldo Gentil - Batatinha
CD 3
01
Identidade
Ederaldo Gentil
02
Choro-dor
Ederaldo Gentil
03
Roxinha
Ederaldo Gentil
04
Nordeste de Amaralina
Ederaldo Gentil
05
Luandê
Ederaldo Gentil - José Carlos Capinam
06
Cimento fraco
Ederaldo Gentil
07
Provinciano
Ederaldo Gentil - Roque Ferreira
08
Amor amor
Ederaldo Gentil
09
Ternos da Lapinha
Ederaldo Gentil - Gereba
10
Baticum
Ederaldo Gentil
CD 4
01
Adeus amor
Ederaldo Gentil
02
História dos carnavais
Ederaldo Gentil
03
Canto de louvor de uma raça
Ederaldo Gentil
04
Samba dos corujas
Ederaldo Gentil
05
Oiá (Canto livre)
Ederaldo Gentil - Jonas Madureira
06
A metade da metade
Ederaldo Gentil
07
A sina e a ceia
Roque Ferreira - Ederaldo Gentil
08
Senhor navegante
Ederaldo Gentil
09
Feira do rolo
Ederaldo Gentil
10
Maria das Graças
Ederaldo Gentil