Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Jacob do Bandolim 100 anos - Sentimento & balanço

Joel Nascimento & Fábio Peron
Discs: Choro

In Stock

16,62 € tax incl.

Data sheet Discs

Seal Sesc SP
Style Choro
Original Edition Year 2018
Instrumental

More info

Joel Nascimento (bandolim), Fábio Peron (bandolim de 10 cuerdas)

Henrique Cazes Trio: Henrique Cazes (cavaquinho, guitarra acústica, arreglos), João Camarero (guitarra de 7 cuerdas), Beto Cazes (percusión).

Participación especial de: Marcos Nimrichter (acordeón), Rogério Caetano (guitarra de 7 cuerdas), Silvério Pontes (flugelhorn).

Edición en fomato Digipack, que incluy libreto con 32 páginas, ilustrado en blanco y negro.

Entre las numerosas celebraciones con motivo del centenario del nacimiento de Jacob Pick Bittencourt "Jacob do Bandolim" (Rio de Janeiro, RJ, 1918 - 1969) brilla con luz propia este disco en el que dos bandolinistas de generaciones y orígenes diferentes, el veterano carioca Joel Nascimento (Rio de Janeiro, RJ, 1937) y el joven paulistano Fábio Peron (São Paulo, SP, 1991), se unieron para interpretar doce perlas de la enorme obra de quien es, sin duda, una de las grandes figuras de la música brasileña de todos los tiempos.

Cabe destacar, que además del legado de su obra musical, Jacob do Bandoliim dejó un archivo de aproximadamente 10.000 piezas, entre archivos sonoros, instrumentos musicales, fotos y manuscritos relacionados con la música popular brasileña en general y con el choro en particular, que él mismo catalogaba y guardaba en su casa de Jacarepaguá. Un precioso material, que como él mismo bien intuía iba a ser de gran importancia para los estudiosos del futuro, como, por ejemplo, el eximio cavaquinista Henrique Cazes y el experimentado Carlos Alberto Sion, productores de este hermoso trabajo discográfico.

"O legado perene de sentimento e balanço de Jacob do Bandolim: A linguagem inconfundível do bandolim brasileiro deve muito ao virtuoso autodidata Jacob Pick Bittencourt (1918-1969), carioca de Laranjeiras, criado na lendária Lapa. Com seu fraseado límpido e altissonante, de improvisos despidos de empréstimos ao jazz, o fabuloso Jacob do Bandolim dilatou as possibilidades do instrumento e do gênero em que pontificou, o choro. Inscreveu-se mesmo entre seus maiores criadores, em sintonia com o patriarca Pixinguinha e o erudito Radamés Gnattali. Ele participou de gravações históricas como “Ai, que saudades da Amélia”, por Ataulfo Alves, em 1942, e “Marina”, com Dorival Caymmi, em 1947, esta no mesmo ano em que debutou como solista e compositor, numa carreira solo cintilante. Jacob também foi um mestre-escola, frequentado nos exigentes saraus caseiros, que documentava em sua casa de Jacarepaguá, por luminares como Sergei Dorenski, Oscar Cáceres, Paulo Tapajós, Maestro Gaya, Canhoto da Paraíba, e iniciantes promissores como Paulinho da Viola e Turíbio Santos. Acompanhado, entre outros, pelos estilistas do Regional do Canhoto, Jacob liderou grupos como o modelar Época de Ouro, com quem confrontaria a bossa nova do Zimbo Trio, em memorável show com sua revelada Elizeth Cardoso. Deixou um legado popular de alto refinamento estético.
Ele pode ser usufruído nesta preciosa homenagem – “Jacob 100 - Sentimento e Balanço“– produzida por um de seus principais cultores, o exímio cavaquinista Henrique Cazes (também autor dos eloqüentes arranjos e da direção musical) e o experiente Carlos Alberto Sion. O Henrique Cazes Trio, traz o líder desdobrando-se no cavaquinho, violão e violão tenor, ao lado de seu irmão Beto Cazes, poliglota da percussão, e de João Camarero, violão 7 cordas, cuja maestria o tornou o mais novo integrante do Época de Ouro, idealizado por Jacob. Nos bandolins centrais, dois virtuoses de gerações e latitudes diferentes. O carioca Joel Nascimento, 80, ilustríssimo discípulo de Jacob, foi abençoado por Radamés que transcreveu para ele sua peça “Retratos”, origem heráldica da Camerata Carioca. Tem uma longa e multifacetada carreira no Brasil e no exterior. E o jovem paulistano Fábio Perón, 28, filho dos músicos Vera Cury e Ítalo Perón, que atuou no lendário conjunto de choro de Izaías Bueno de Almeida, “figura através da qual me interessei pelo bandolim”. Também influenciado pela convivência com o compositor Paulo Vanzolini e músicos como Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Lea Freire e Arismar do Espírito Santo, Fábio, ostenta dicção própria, como se ouve nas doze pepitas de várias épocas do autor celebrado por este estupendo disco, ornado ainda por três convidados de primeira linha.

Nas peripécias sincopadas de “Assanhado”, a baixaria fica a cargo do bordado de outro ás do 7 cordas, Rogério Caetano. Silvério Pontes confeita ao flugelhorn o megaclássico “Doce de Coco”. E Marcos Nimrichter, no acordeon, infiltra ambientação de tango em mais um ícone de Jacob, “Vibrações”, além de atuar em outras três faixas. Joel e Fábio trocam passes ágeis em “Bola Preta”; retinam na escala de notas da espanholada “Santa morena”, uma das músicas de Jacob mais regravadas nos últimos tempos. E desafiam a gravidade em outro totem de sua obra, o espevitado choro “Noites Cariocas”.

Em outras faixas eles solam separados. Cabem ao lirismo denso de Joel “Por que sonhar?”, “De Coração a Coração” e “Pé de Moleque”, esta com acendrada percussão de Beto Cazes. Fábio alterna seu arsenal de recursos nas autoexplicativas “Nosso Romance”, “Dolente” e Gostosinho”. Conjugando exatamente “Sentimento e Balanço”, como promete o título do disco, os expoentes instrumentais iluminados pelo mestre asseguram que os comemorados cem anos de Jacob não olham apenas pelo retrovisor. Também são um anúncio de perenidade." Tárik de Souza (periodista, crítico musical, poeta y comisario de proyectos musicales) (Texto del libreto del disco)

Themes

CD 1
1
Vibrações
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & Fábio Peron
2
Bola Preta
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & Fábio Peron
3
Porque sonhar?
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento
4
Gostosinho
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Fábio Peron
5
Doce de coco
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & Silvério Pontes
6
Assanhado
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Fábio Peron & Rogério Caetano
7
De coração a coração
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & João Camarero
8
Dolente
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Fábio Peron
9
Pé de moleque
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento
10
Nosso romance
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Fábio Peron
11
Santa morena
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & Fábio Peron
12
Noites cariocas
Jacob Pick Bittencourt (Jacob do Bandolim)
Joel Nascimento & Fábio Peron