Newsletter Subscription

Receive news and special promotions notices

Variedades contemporâneas convida Laercio de Freitas e Gabriele Mirabassi

Variedades Contemporâneas
Dvds: Música (choro)

In Stock

15,96 € tax incl.

Data sheet Dvds

Style Música (choro)
Original Edition Year 2013
Production company Independiente

More info

Grabado "ao vivo" en el Teatro Paiol, en Curitiba (Paraná), los dias 4 y 5 de junio de 2010

Variedades Contemporâneas:    Davi Sartori (piano), Gabriel Schwartz (flautas, saxos), Julião Boêmio (cavaquinho), Jefferson Lescowich (contrabajo), Graciliano Zambonin (batería).



Participación especial de:   Gabriele Mirabassi (clarinete) y Laércio de Freitas (piano, arreglos)



Idioma:   Portugués.

Subtítulos en Portugués, Inglés y Español.

Extras:   Entrevista + Bis "Festa na Taba"

Duración total aproximada:    114'

Región 0 (DVD sin restricciones de zona: de uso mundial)

Sistema de color:   NTSC

Sonido:   PCM Stereo

Formato de pantalla:    16:9



"Não se pode dizer que Curitiba seja a capital do choro do país. Afinal, só na Lapa carioca deve ter mais grupos de chorinho do que aqui. No entanto, a cidade já construiu, ao longo do tempo, seu lugar na propagação, estudo e recriação do choro brasileiro. Vamos lembrar. O "Choro e Seresta" é o mais popular grupo de choro de Curitiba. Não deve haver na cidade quem ainda não o tenha visto e ouvido tocar alguma vez. (...) Também ali, no Largo da Ordem, surgiu, no início dos anos 90, o Conservatório de Música Popular Brasileira, idealização de Lúcia Camargo e direção artística do maestro Roberto Gnattali, sobrinho de Radamés Gnattali, um dos grandes incentivadores do choro nacional. Em torno do Conservatório, formou-se um núcleo de músicos de primeira e, com eles, surgiu o Clube do Choro de Curitiba. Nomes como o clarinetista Sérgio Albach e do violonista e cavaquinista João Egashira apareceram nessa época e hoje estão à frente de dois dos mais conceituados grupos musicais brasileiros de música instrumental, respectivamente a Orquestra à Base de Sopro e a Orquestra à Base de Corda, ambas pertencentes ao Conservatório. Os dois foram catalizadores e propulsores de uma nova safra de musicistas curitibanos ligados ao choro. Respeitando o passado e abertos a influências modernas.

Em outra academia, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), também existe um núcleo que reúne chorões semanalmente. Há ações anuais durante o Dia Nacional do Choro –dia 23 de abril, data do nascimento de Pixinguinha– que movimentam a cidade. Por dois anos seguidos, já se promove a maratona do choro na cidade, São 24 horas seguidas em que músicos revezam-se tocando o ritmo. Há também o Festival Curitiba no Choro, que traz compositores e músicos de várias partes do país para a cidade, concorrendo nas categorias composição e instrumentista. O tradicional Festival de Música de Curitiba também reúne chorões anualmente na cidade.

É por essas e outras razões que de vez em quando temos por aqui espetáculos dedicados ao choro que reúne instrumentistas nacionais e internacionais. Um deles vai acontecer nos dias 4 e 5 de junho, às 21 horas, o Teatro Paiol. No dia, Davi Sartori (piano), Gabriel Schwartz (flauta e sax), Julião Boêmio (cavaco), Graciliano Zambonin (bateria) e Jefferson Lescowich (baixo acústico), todos músicos da cidade, se juntarão ao clarinetista italiano Gabriele Mirabassi e ao pianista e maestro carioca Laércio de Freitas para o lançamento do CD "Variedades Contemporâneas", que leva o nome do grupo e é todo dedicado ao choro. E assim Curitiba cai no choro." Luiz Claudio Oliveira (Gazeta do Povo, 26.05.2010)