Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Reflexões sobre a crise do desejo...

Grupo Um
Discos: Jazz-rock

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Editio Princeps
Estilo Jazz-rock
Año de Edición Original 1981
Instrumental

Más

Grupo Um: Mauro Senise (saxo, flauta), Félix Wagner* (clarinete, piano eléctrico), Lelo Nazario (piano); Rodolfo Stroeter (bajo), Zé Eduardo Nazario (batería, percusión).

Primera edición en CD, e 2005, que incluye 3 temas inéditos.

"Este segundo álbum do Grupo Um é um marco na trajetória do grupo. Assim como acontecera com Marcha, Reflexões recebeu elogios dos mais conceituados críticos de música da época, elevando o Grupo Um ao mais destacado patamar da música instrumental no Brasil. Roberto Muggiati, que escrevia para a revista Manchete, considerou o LP um dos dez melhores álbuns de 1981, em lista que incluía Miles Davis, Dexter Gordon, Egberto Gismonti e César Camargo Mariano, entre outros. “Como o título indica, este novo trabalho do Grupo Um não é de leitura fácil”, comentou o crítico na matéria “Grupo Um, volume dois”, publicada pela revista em novembro daquele ano. “Mais que o primeiro álbum, ele aprofunda a exploração de tensões e climas sonoros, deixando menos espaço para solos individuais”, complementou.
Com quatro das suas cinco faixas escritas por Lelo Nazario, neste disco, “o conjunto desenvolveu alguns de seus temas mais complexos, reunindo composições extremamente elaboradas com uma técnica musical incrivelmente apurada, atingindo resultados impressionantes”, observou Marcelo Bacha, produtor do selo Editio Princeps, que reeditou a trilogia do grupo em formato digital.
Desde a primeira faixa, “O Homem de Wolfsburg”, “com seus complexos acordes”, até a faixa-título, “que combina improvisos livres coletivos”, Reflexões mostra a sua “altíssima qualidade artística”, elogiou João Marcos Coelho na resenha intitulada “Grupo Um, a música nova e independente”, na Folha de S. Paulo, em outubro de 1981. Ao final da resenha, o crítico convocava o público e os músicos a assistir ao show de lançamento no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, a fim de “conhecer os rumos futuros da música instrumental brasileira mais avançada” (...)
Realizada sobre uma base pré-gravada, “Mobile/Stabile”, na opinião de José Domingos Raffaelli, na resenha “A música de vanguarda do Grupo Um”, publicada no Jornal do Brasil em abril de 1982, apresenta “um clima autêntico de jazz de vanguarda… num processo instintivo de organização e profundo conhecimento do idioma, numa atuação que é, sem qualquer sombra de dúvida, a mais avançada jamais perpetuada no Brasil”. Para o crítico, o álbum Reflexões “indica uma nítida evolução sobre o disco anterior, transparecendo maior maturidade, integração e concepção mais arrojada, projetando o conjunto num plano de destaque do jazz e da música de vanguarda entre nós” (...)
Reflexões Sobre a Crise do Desejo…/ introduziu na música brasileira o uso de sons concretos / eletrônicos e doses de atonalismo combinados ao free jazz e a harmonias contemporâneas, originando uma sonoridade muito própria e cheia de energia. Mais: para além da criação artística, o Grupo Um trabalhava as linguagens modernas procurando, com uma percepção mais profunda, enfrentar as questões fundamentais do nosso tempo. Autor da maioria dos temas do álbum, Lelo explicou assim o seu título: “quisemos dar um passo à frente em relação ao free dos anos 60 nos Estados Unidos, quando se fazia uma música que buscava representar o caos da realidade social americana, principalmente a segregação racial. Tentamos dar uma resposta positiva à feiúra da realidade que nos cerca por meio da beleza poética”." Irati Antonio

Temas

CD 1
01
O homem de Wolfsburg
Lelo Nazário
05:03
02
America L
Lelo Nazário
06:33
03
Vida: Ndaê / Dadão
Zé Eduardo Nazário
06:55
04
Mobile / Stabile
Lelo Nazário
07:26
05
Reflexões sobre a crise do desejo
Lelo Nazário
06:58
05
Reflexões sobre a crise do desejo
Lelo Nazario
06:58
06
Mata queimada (bonus)
Lelo Nazário
05:58
07
O homem de Wolfsburg (versão alternativa) (bonus)
Lelo Nazário
02:02
08
Reflexões sobre a crise do desejo (versão alternativa (bonus)
Lelo Nazário
05:52