Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Batom bacaba

Patricia Bastos
Discos: MPB

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2016

Más

Patricia Bastos (voz)

Dante Ozzetti (guitarras, arreglos, dirección), Du Moreira (bajo, sintetizadores, efectos), Trio Manari (Marcio Jardim, Kleber Benigno y Nazaco Gomes) (percusión).

Participación especial de: Ná Ozzetti (voz).

Edición en formato Digipack.

El 6º álbum de la cantante amapaense Patricia Christiane Guedes Bastos (Macapá, Amapá) sigue la indeleble y atractiva estela que dejó su premiado "Zulusa" (Prêmio da Música Brasileira 2014 en las categorías de Mejor Álbum Regional y Mejor Cantante Regional). Inspirado en la música del Norte de Brasil, la sabiduria de Dante Ozzetti estiliza los ritmos tradicionales (batuque, marabaixo, cacicó, embolada, cúmbia, guitarrada,...) en elegantes arreglos que combinan cuerdas y sutiles efectos electrónicos, que dejan en primer plano toda la frescura y sensualidad de la voz "iárica" (de Iara, madre del agua en la mitología amazónica). Un disco elaboradísimo, que sin embargo deslumbra y seduce por su aparente sencillez y por la serenidad que transmite.

"No álbum ‘Batom Bacaba, a cantora Patricia Bastos apresenta um repertório baseado no batuque, no marabaixo e no cacicó, ritmos do Amapá. Batom Bacaba é o título do sexto disco da cantora amapaense Patrícia Bastos, patrocinado pela Natura Musical, com direção musical de Dante Ozzetti. O disco apresenta os ritmos do Amapá como o batuque, o marabaixo e o cacicó, por meio das canções, algumas compostas exclusivamente para o álbum, outras garimpadas nos repertórios de compositores da região norte do país como Joãozinho Gomes e Paulinho Bastos e também dos paulistas Dante Ozzetti e Luiz Tatit, que ganharam arranjos especiais para esse trabalho. O álbum foi muito bem recebido e concorreu a grandes premiações da música, como o Latin Grammy. Patricia foi vencedora, em 2014, no 25° Prêmio da Música Brasileira, nas categorias ‘Melhor Cantora Regional’ e ‘Melhor Álbum Regional’ com o seu CD ‘Zulusa’, além de ter sido indicada na categoria Revelação." Revista Prosa Verso e Arte

"Eis aqui o Batom-Bacaba da iárica cantora amapaense Patrícia Bastos, cosmético mitológico feito à base de música e poesia, supostamente usado por mitos femininos da misteriosa e encantadora região Amazônica. Privilégio da lara (mãe d’água), das Icamiabas (amazonas, guerreiras habitantes do interior da região do Rio Nhamundá…) e, de Naiá (vitória-régia). Porém, a partir de agora (após o milagre da arte, que tendo como matéria-prima o íárico canto de Patrícia Bastos aliado ao talento poético e musical de seus pares: músicos, compositores, poetas e arranjadores, tornou o mítico cosmético em CD homônimo, da ilustre amapaense que representa com os seus uirapuríssimos trinados e graça brasileira, a feminilidade amazônica de modo tão encantador quanto às mulheres mitológicas supracitadas); todos têm o privilégio e o direito de usufruírem quando, onde e como queiram deste cosmético mítico que ora se revela à humanidade. Batom-Bacaba não é um produto de embelezamento labial, físico, é um produto de embelezamento da alma, arte que se sobrepõe a estética facial, pois se propõe a adornar o Ser por dentro: e ao mesmo tempo orientá-lo, abrindo-o às sendas poéticas e musicais que o levaram a bem viver com os benefícios de uma obra artística rara, atemporal e verdadeira." Joãozinho Gomes (poeta, letrista y cantante)

Temas

CD 1
01
Loba boba
Zeca Baleiro - Joãozinho Gomes
02
Luz de lampião
Nilson Chaves - Joãozinho Gomes
03
O desenho da cidade
Dante Ozzetti - Luiz Tatit
04
Mei mei
Val Milhomem - Joãozinho Gomes
05
Brisa e brasa
Dante Ozzetti - Luiz Tatit
06
Domingo de Páscoa
Paulinho Bastos
07
Batom bacaba
Enrico Di Miceli - Joãozinho Gomes
08
Horizonte
Dante Ozzetti - Luiz Tatit
Patricia Bastos & Ná Ozzetti
09
O batom que não viu
Paulinho Bastos
10
Tudinha acesa
Dante Ozzetti - Joãozinho Gomes
11
Mambo d´água
Renato Rosas - Ronaldo Silva
12
Banto
Paulinho Bastos
13
Mameluca
Val Milhomem - Joãozinho Gomes