Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Alma

Leila Pinheiro
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello PolyGram
Estilo MPB
Año de Edición Original 1988

Más

Leila Pinheiro (voz, piano)

Teco Cardoso (saxo alto), Eduardo Souto Neto (piano, teclados, arreglos), Jota Moraes (teclados, arreglos), Nelson Ayres (teclados), Ari Mendes (guitarras), Paulo Bellinati (guitarra eléctrica), Neco (Daudeth Azevedo) (guitarra acústica), Raphael Rabelloo (guitarra de 7 cuerdas, arreglo), Ubirajara Silva (bandoneón), Jamil Joanes o João Baptista o Bruce Henry (bajo eléctrico), Rodolfo Stroeter (contrabajo), Jurim Moreira o Picolé (batería), Wilson das Neves (batería, percusión), Gordinho (Antenor Marques Filho), Marçal (Nilton Delfino Marçal) y Sidinho (Sidney Moreira) (percusión), Aline Moura, Andrea Marquee, Cláudia, Luciana, Ricardo Magno, Tavito y Wayne (coros).

Excelente tercer disco de la gran cantante paraense, residente en Rio de Janeiro.

"Em 1988, o compositor paulistano Guilherme Arantes ainda estava no auge da produção autoral – já consagrado como um dos maiores arquitetos do pop brasileiro da década de 1980 – quando abriu parceria com o letrista conterrâneo José Carlos Costa Netto.
Canção de amor foi a primeira das cinco músicas da parceria de Arantes e Costa Netto, encerrada em 1994 com a gravação da composição Chama pela cantora Ná Ozzetti.
Com letra metalinguística que versava sobre o poder de sedução das músicas românticas, Canção de amor foi apresentada na voz de Leila Pinheiro, artista paraense projetada nacionalmente três anos antes da gravação ao defender o samba Verde (1985) – obra-prima do compositor paulistano Eduardo Gudin com o mesmo Costa Netto – no Festival dos festivais, promovido e exibido pela TV Globo em 1985.
Canção de amor foi a quarta das nove músicas do terceiro álbum de Leila Pinheiro, Alma, lançado em 1988 com produção musical de Renato Corrêa. A última faixa do lado A na disposição do LP original.
Cantora de técnica exemplar, Leila valorizou Canção de amor com a dose exata de sentimento em gravação primorosa feita com arranjo do pianista Jota Moraes. Com pleno alcance vocal, como percebido na subida de tom em perfeita sincronia com o verso “E eleva o tom na voz”, a intérprete fez o ouvinte viajar nesta canção em que a letra de Costa Netto se afinou com a atraente melodia de Guilherme Arantes.
Sem jamais ter sido promovida pela diretoria de marketing da gravadora Polygram, que ignorou o potencial da faixa para se tornar hit radiofônico ou tema de novela, Canção de amor é música para almas e corações que deliram com... canções de amor.
Feita com os músicos Ari Mendes (guitarra), Jamil Joanes (baixo) e Jurim Moreira (bateria), além do arranjador Jota Moraes nos teclados, a gravação original de Canção de amor é uma das joias raras escondidas na discografia de Leila Pinheiro.
A música somente foi regravada uma única vez – sem sequer evocar o brilho do registro original – pela cantora Daniela Procopio no disco A voz da mulher na obra de Guilherme Arantes (2012), tributo à maestria do compositor parceiro de J. C. Costa Netto nessa memorável Canção de amor lapidada por Leila Pinheiro com mix preciso de técnica e emoção." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 02.09.2020)

Temas

CD 1
01
Bésame
Flávio Venturini - Murilo Antunes
02
Tempo perdido
Renato Russo
03
Pra iluminar
Eduardo Gudin
04
Canção de amor
Gulherme Arantes - José Carlos Costa Netto
05
Ânima
José Renato - Milton Nascimento
06
Voz de mulher
Sueli Costa - Abel SIlva
07
Estrela do Norte
Eduardo Gudin - José Carlos Costa Netto
08
Abandono
Edu Lobo - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
09
Meia-noite dupla
Leila Pinheiro - José Carlos Costa Netto