Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Além

Vagner Cunha
Discos: Clásica

Disponible

39,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Clásica
Año de Edición Original 2012
Observaciones CD+Libro

Más

Vagner Cunha (violín, viola, piano, armonio, glockenspiel)

Gisele De Santi (voz), Julia da Rosa Simões (flauta, narración), Luciano Dal Molin (contrabajo).

Participación especial de: Vitor Ramil (voz), Dudu Sperb (voz) y Cuca Medina (voz coro femenino), Antonio Borges-Cunha (acordeón).

Editado en lujoso formato Digipack (14 x 18 cm), que lleva encartado un libro 48 páginas, ilustrado en color, con ilustraciones del artista plástico Fabio Zimbres (São Paulo, SP, 1960).

Exquisito trabajo del compositor, arreglista e instrumentista gaúcho Vagner Cunha (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1973). Obtuvo el Prêmio Açorianos como Mejor Álbum Erudito del año.

"É costume dizer que se conhece um homem pela sua casa. No caso de Vagner Cunha, o dito se confirma. Seu apartamento, em Porto Alegre, é uma construção antiga, de pé-direito alto, ampla, arejada, com as paredes tomadas quase que totalmente por janelas e por quadros. À opulência visual, se contrapõem os sons bucólicos de uma microrreserva natural, em pleno bairro Bom Fim. Os móveis optam pela madeira crua, mas Vagner está sempre com um laptop à mão, estendendo a conversa aos não-limites do espaço virtual. E tudo isso sintomaticamente a algumas dezenas de metros da Avenida Independência. A impressão é de convivência: o contemporâneo com o primitivo, o estímulo visual com o sonoro, o sofisticado com o intuitivo. A impressão é de independência de modelos. A impressão é de um modelo absolutamente pessoal.
O CD "Além" é tudo isso, e mais além. A escolha pela multifacetada palavra "além" é perfeita. "Além" significa coisas que estão adiante, elementos que se somam, a indicação de que sempre há uma referência ou descoberta a ser percebida. O CD "Além" também é multifacetado. Pode-se ser encarado como a radicalização das propostas que Vagner registrou no multipremiado CD duplo "Mahavidyas" (2010). Além disso, pode ser entendido como a afirmação de Vagner como instrumentista, respondendo pelos sons de violino, viola, harmônio, glockenspiel e piano registrados no disco.
Mas, por que não ir além? O que mais impressiona é que "Além" é uma obra para ser ouvida... e vista. E não me refiro especificamente ao excelente encarte de Fabio Zimbres, mas à corporeidade sugerida pela audição das oito faixas. Fã compulsivo do cinema, Vagner sempre pautou suas composições por um forte elemento visual - não é por acaso sua expressiva produção para trilhas de filmes nem sua constante colaboração com o Terpsi Teatro de Dança. E "Além" provoca e incita por esta ambição de desfazer fronteiras entre os sentidos.
Romper fronteiras, entretanto, implica abrir mão de itinerários conhecidos. No caso de quem quer ir "Além", sugiro as seguintes instruções: "Ouça as melodias como se fossem palavras, ouça as palavras como se fossem melodia". E as descobertas serão naturais: "Metamorfoses" ergue e destrói paredes de som, estendendo a convicção de que nada está completo; a quase valsa "Canção" coloca as vozes de Gisele de Santi e de Dudu Sperb em registros extremos para enfatizar a delicadeza; "Sala de Espelhos" espelha as vozes da dupla, embaralhando seus timbres com os de outros instrumentos, nos fazendo pensar de que trilha de filme ela saiu. A faixa-título não se contenta em ser música - é convite a mover os sentidos mais além.
"Interior Holandês" tem um quê de paródia: como se aludindo ao território batavo conquistado ao mar por meio de diques, a faixa combina sons bucólicos de mato com uma melodia compassiva e confortante. Seria Vagner querendo sinalizar as tantas camadas que uma obra de arte concilia e esconde? "Vem" é uma parceria com Vitor Ramil, que a canta experimentando uma colocação de palavras que busca confundir-se com a linha melódica.
A mais que perfeita tradução de o CD "Além" nos chega justamente em suas faixas mais extensas. - em "Ondina" (quase 9 min de duração) e em "Saturno" (perto dos 20 min). É então que os prodígios de harmonizar palavra e melodia, sons da linguagem e linguagem do som se realizam em sua amplidão fascinante, quase em tom de mergulho. "Ondina" nos coloca de frente a uma praia em que se sucedem ondas de sons, que assomam e se quebram e assomam novamente, exigindo que descubramos pequenos tesouros como o som do acordeão tocado por Antônio Borges-Cunha.
"Saturno", e sua evidente alusão ao deus romano que comandava o tempo, coroa o disco. A partir de uma célula de melodia que pontua toda a faixa, Vagner manipula o tempo, a atenção, as importâncias, a relação entre vozes e instrumentos, compartilhando com o ouvinte a descoberta de que a música não é tão-somente um planeta, ou uma coleção destes, mas um sistema regido por relações mútuas, onde os pesos e as medidas da palavra e da racionalidade se igualam aos da intuição e da sensação. A história narrada em francês dá conta de que Saturno comia seus filhos na tentativa de evitar que se cumprisse a maldição de que ele seria assassinado por um deles. Mas Saturno (Cronos, para os gregos) também era o inspirador das festas romanas Saturnais, quando os escravos mudavam de papel com seus senhores, e a paz e a tolerância se impunham por alguns dias. Não há contradição: o deus "Saturno" corporifica o que o tempo tem de implacável, mas nos autoriza a subvertê-lo em nome do todo-poderoso prazer. Um convite à liberdade que o CD "Além" oferece a todos que o ouvem.
Assim se conta e canta e soa "Além". Uma viagem sem itinerário conhecido, sujeita a descobertas, atraente tanto no que mostra quanto no que esconde. Embarque sem medo, mas não esqueça das as instruções: "Ouça as melodias como se fossem palavras, ouça as palavras como se fossem melodia"." Renato Mendonça

Temas

CD 1
1
Ondina
Vagner Cunha
Vagner Cunha & Antonio Borges-Cunha
2
Vem
Vagner Cunha - Vitor Ramil
Vagner Cunha & Vitor Ramil
3
Além
Vagner Cunha
4
Sala de espelhos
Vagner Cunha
Vagner Cunha, Gisele de Santi & Dudu Sperb
5
Metamorfose I
Vagner Cunha
6
Interior holandês
Vagner Cunha
7
Canção
Vagner Cunha - Fernando Pessoa
Vagner Cunha, Gisele de Santi & Dudu Sperb
8
Saturno
Vagner Cunha
Vagner Cunha & Cuca Medina