Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Engenho novo

André Mehmari & Marília Vargas
Discos: MPB / Clásica

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Estudio Monteverdi
Estilo MPB / Clásica
Año de Edición Original 2019

Más

Marília Vargas (soprano), André Mehmari (piano, arreglos)

Grabado en la Capela Santa Maria - Espaço Cultural, en la ciudad de Curitiba (Paraná), en junio de 2012.

"A soprano Marília Vargas e o pianista e compositor André Mehmari executam canções folclóricas e obras de Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Waldemar Henrique, André Mehmari e Vinícius de Moraes:
O CD “Engenho novo” com a cantora Marília Vargas e o pianista e compositor André Mehmari é um lançamento brilhante desde seu nome: Engenho novo. Sim, é um “engenho novo” revitalizar as canções (folclóricas ou não) brasileiras com acompanhamentos e harmonias de uma tal criatividade que torna as antigas melodias merecedoras de um novo interesse. São melodias imortais, que ganham um novo impulso não só através de harmonias muitas vezes inusitadas, mas com citações que estabelecem um diálogo entre diversos setores da nossa música. Em meio a “Nesta Rua” Mehmari, de forma bem sutil, introduz algumas das mais melancólicas frases das Bachianas Nº4 de Villa-Lobos, dando um contorno ainda mais triste para a canção. O “Engenho novo” associa a melodia folclórica a citações de Vivaldi: genial. Os arranjos de “Casinha pequenina” e “São João Dararão”, e sobretudo de “Na loja do mestre André” são de uma beleza impressionante. Quando falo de “diálogos” entre diversos setores da música brasileira reputo de espantoso o diálogo entre Chiquinha Gonzaga e Waldemar Henrique, afinal de contas “O Uirapurú” deste último tem neste CD o corta-jaca da compositora carioca como base de sua introdução. E não falta uma releitura de uma obra dela: Lua branca, magnificamente cantada por Marília Vargas. E assim a coisa vai: cada faixa do CD é uma surpresa com a infindável criatividade de Mehmari. E nesta “infindável criatividade” encontramos uma bela canção composta pelo próprio Mehmari: A bela de Yu, com texto de um poeta chinês do século XIII.
Uma produção caprichada longe de qualquer provincianismo, este CD gravado e produzido em Curitiba, tem em sua apresentação outro ponto positivo. Um texto introdutório que demonstra outro talento de André Mehmari (mais um) e o texto (bilíngue) de todas as canções. O som do CD é de um padrão altíssimo (Estúdio Trilhas Urbanas), e a colorida apresentação gráfica que pode levar a uma comunicação imediata com as crianças, para quem este CD também pode se apresentar de forma soberba. Sim, até como instrumento de musicalização infantil este lançamento pode se prestar de forma brilhante.
Marília Vargas (Ponta Grossa, Paraná, 1977) uma discípula de Neyde Thomas e de Montserrat Figueras, é uma cantora mais conhecida no exterior do que por aqui. Ao mesmo tempo que tem uma enorme ligação com a performance de música barroca, segue os passos de Montserrat Figueras, que também era especialista em música barroca e medieval e que também cantava o “cancioneiro” espanhol e catalão. Marília faz o mesmo, emprestando sua técnica primorosa para uma releitura da música folclórica brasileira. Neste CD seu colorido vocal apresenta uma inacreditável variedade e uma dicção impressionante.
André Ricardo Mehmari (Niterói, RJ, 1977), multiinstrumentista, compositor e arranjador, é um artista excepcional. Com inúmeros discos gravados no exterior apresenta qualidades raramente encontradas entre os pianistas mais próximos da música popular: uma sonoridade altamente refinada, uma técnica pra lá de perfeita e um espectro de dinâmicas tão vasto quanto o de um pianista especializado em Chopin ou Schumann. Em resumo, André Mehmari é um dos melhores pianistas brasileiros, seja lá de que área, com um “atout” (a mais): uma inventividade harmônica e uma criatividade composicional que o fazem um instrumentista “inclassificável”, mas absolutamente imprescindível." Osvaldo Colarusso (Gazeta do Povo, Curitiba (Paraná), 29.08.2014)

Temas

CD 1
1
Nesta rua
Folclore
2
Engenho novo
Folclore
3
Casinha pequenina
bueno, voy a terminar una parte y despues me hago la pajita
4
São João Dararão
Folclore
5
Capim di pranta
Folclore
6
Canção do amor
Heitor Villa-Lobos - Dora Vasconcellos
7
Cair da tarde
Heitor Villa-Lobos - Dora Vasconcellos
8
Lua branca
Chiquinha Gonzaga
9
Boi bumbá
Waldemar Henrique
10
Viola quebrada
Heitor Villa-Lobos
11
Uirapuru
Waldemar Henrique
12
Suíte infantil - O cravo e a rosa
Folclore
13
Suíte infantil - Bela pastora
Folclore
14
Suíte infantil - Primavera
Folclore
15
Suíte infantil - Na loja do Mestre André
Folclore
16
Pai Francisco
Folclore
17
A bela de Yu
André Mehmari - Jiang Jie
18
Serenata do Adeus - Tema de Orfeu
Vinicius de Moraes
19
Valsa de Eurídice
Vinicius de Moraes
20
Lamento della ninfa (bonus)
Claudio Monteverdi - Ottavio Rinuccini