Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Hibernar na casa das moças ouvindo rádio

Odair José
Discos: Rock

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Monstro Discos
Estilo Rock
Año de Edición Original 2019

Más

Odair José (voz, guitarras)

Lucas Martini (armónica), Gustavo Sousa (trompeta), Douglas Antunes (trombón), Marcos Bispo (bajo, teclado, piano), Thiago Duor (sintetizadores), Arthur Romio (guitarras, ukelele), Caio Mancini (batería), Toca Ogan (percusión), Luiz Thunderbird (texto, locución).

Edición en formato Digipack.

Participación especial de: Jorge Du Peixe (de Nação Zumbi) (voz) y Assucena Assucena y Raquel Virginia (As Bahias e a Cozinha Mineira).

"Odair José foi subestimado pelas elites musicais nos anos 1970, década áurea deste cantor e compositor goiano que, através da despudorada obra autoral, vem fazendo crônicas dos costumes de uma população marginalizada socialmente.
Em contrapartida, Odair José tem sido superestimado nos presentes anos 2010, década em que o artista se revigorou com a edição do álbum "Praça Tiradentes" (2012), produzido por Zeca Baleiro com Leonardo Nakabayashi.
Desde então, esse reposicionamento de Odair José no mundo da música fez com que um disco anêmico como Gatos e ratos (2016) tenha sido recebido com entusiasmo justificado somente por mea culpa de quem nunca deu o devido valor a esse artista de singular cepa popular.
Em nível bem superior, o recém-lançado 37º álbum de Odair José, Hibernar na casa das moças ouvindo rádio (Monstro Discos), merece de fato elogios entusiasmados por flagrar o compositor com fôlego renovado em músicas como Pirata urbano.
Embora sem cacife para gerar um clássico temporão do cancioneiro de Odair, o bom repertório do álbum alinha 11 inéditas músicas autorais formatadas com arranjos enérgicos e cantadas por Odair José em meros 32 minutos.
Como já mostra a música Hibernar na abertura do disco, a batida é a do rock, fazendo com que Hibernar na casa das moças ouvindo rádio soe como o ápice de trilogia iniciada com o álbum Dia 16 (2015) e prosseguida com o já mencionado disco Gatos e ratos.
No atual disco, o rock pode ganhar um toque de country, como na música Na casa das moças, ou vir com a influência do blues, como em Fora da tela, música em que o compositor convida o ouvinte a se conectar com a vida real, longe do computador e dos celulares. Mas é rock, em essência, inclusive na atitude contestadora.
O álbum Hibernar na casa das moças ouvindo rádio tem aura hype alimentada pelas presenças do vocalista da Nação Zumbi – Jorge Du Peixe, convidado de Imigrante mochileiro, destaque da safra atual do compositor – e das cantoras do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, Assucena Assucena e Raquel Virginia, cujas vozes reforçam a munição de Chumbo grosso, faixa já disparada como single.
Conceitualmente, Odair não chega a dar um "grito de desobediência" no álbum Hibernar na casa das moças ouvindo rádio, como quer fazer crer o texto que apresenta o disco com discurso pronto para elevar a cotação do álbum no mercado, mas o cantor e compositor faz jus à fama dos anos 1970 e vai direto a assuntos como sexo, tema de Fetiche.
Nesse sentido, Odair José mostra vigor jovial em músicas como Gang bang, exemplo da pressão roqueira que valoriza álbum costurado por falas do VJ Luiz Thunderbird, que encarna o locutor que situa e comenta a saga do cantor por esse coquetel marginal de rock, sexo, country, política e blues.
Aos 70 anos, completados em agosto de 2018, Odair José vem insistindo na juventude. E, neste disco pretensamente conceitual, o artista atinge o objetivo, amplificando esse manifesto jovial com a batida atemporal do rock." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
Hibernar
Odair José
2
Na casa das moças
Odair José
3
Ouvindo rádio
Odair José
4
Rapaz caipira
Odair José
5
Chumbo grosso
Odair José
Odair José, Raquel Virginia & Assucena Assucena
6
Fora da tela
Odair José
7
Imigrante muchileiro
Odair José
Odair José & Jorge du Peixe
8
Pirata urbano
Odair José
9
Fetiche
Odair José
10
Gang-bang
Odair José
11
Liberado
Odair José