Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Primeiro

Aquario
Discos: Jazz / Choro

Disponible

24,77 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Brasilianos
Estilo Jazz / Choro
Año de Edición Original 2010
Instrumental

Más

Trio Aquario: Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Rafael dos Anjos (guitarra acústica), Eduardo Belo (contrabajo).

Participación especial de: Gabriel Grossi (armónica).

Primer disco del trio ideado y liderado por el cavaquinista y compositor Pedro Vasconcellos (Brasília, DF, 1982) junto al guitarrista Rafael dos Anjos (Brasília, DF, 1985) y al contrabajista Eduardo Belo (Brasília, DF, 1984). Un inusual trio formado en 2006, liderado por el pequeño instrumento de cuatro cuerdas, que desarrolla una sonoridad con reminiscencias medievales y un lenguaje totalmente original, entre el choro, el jazz y la música clasica, en composiciones de sus componentes. El resultado es una música elegante, introspectiva y serena, pero que nunca cae en la languidez.

"Pertencente à segunda geração dos Vasconcellos, a mais musical das famílias brasilienses, Pedro Vasconcellos é um craque do cavaquinho. Com 10 anos de carreira, ele tem participado de diferentes projetos e acompanhado nomes destacados da MPB em rodas de samba e choro. Agora, revela-se talentoso compositor e solista, com o lançamento do CD Primeiro.
O álbum, que saiu pelo selo Brasilianos, com direção geral de Marcos Portinari e Hamilton de Holanda, é do Trio Aquário, que Pedro Vasconcelos mantém com Rafael dos Anjos (violão) e Eduardo Belo (baixo acústico) desde 2006. Solista em todas as faixas, assina sete das 12 composições, além de ser idealizador do trabalho e de dividir os arranjos com os companheiros de grupo.
Pedro e seus companheiros do Aquário tinham em mente, desde o começo do projeto, criar um som introspectivo que expressasse sentimentos e emoções.
Choro, valsa e baladas de jazz estão entre os estilos musicais que serviram de influência para os três. Segundo Pedro, em Primeiro há também a intenção de demonstrar que o cavaquinho pode ser tão expressivo quanto qualquer outro instrumento consagrado. Essa proposta, obviamente, tem tudo a ver com a sensibilidade de quem o utiliza. No caso, esse jovem artista com aprofundada noção de musicalidade e estética.
De certa forma, Pedro, Eduardo e Rafael são os caçulas de um movimento “filosófico-musical” catalizado por Hamilton de Holanda. Não é à toa que Primeiro sai pelo selo Brasilianos, do bandolinista. Hamilton passou a última década aglutinando talentos em nome da renovação consciente. Isso significava excelência técnica, pés plantados na tradição (o choro) e cabeça nas estrelas (a liberdade e a energia de um Hermeto Pascoal).
Aquário está mais para satélite em órbita. O contraponto ao Big Bang hamiltoniano pode ser observado em temas noturnos, lunares, chuvosos até. Parte desse recolhimento se deve às opções de Pedro enquanto instrumentista e compositor. O cavaquinho, naturalmente limitado pelas quatro cordas, baliza os arranjos de modo mais impressionista. O resultado tem algo de trilha sonora.
O insight zen do trio é perceber que a partida se ganha nos detalhes. Chorinho de alegria, por exemplo, tece um caminho como quem não quer nada até que se revela o exuberante solo de Rafael dos Anjos. Um três para quatro ganha a gaita esperta de Gabriel Grossi. Ainda nada, assinada por Eduardo Belo, também tem esse clímax inesperado. Aquário veio completar uma constelação de possibilidades." Irlam Rocha Lima (Correio Braziliense, 14.10.2010)

Temas

CD 1
1
A estrela e o homem
Pedro Vasconcellos
2
Noite dia
Pedro Vasconcellos
3
Chorinho da alegria
Pedro Vasconcellos
4
O amor em um sorriso
Eduardo Belo
5
Apesar de tudo
Pedro Vasconcellos
6
Dos anjos
Pedro Vasconcellos
Aquario & Gabriel Grossi
7
Um três pra quatro
Pedro Vasconcellos
Aquario & Gabriel Grossi
8
Saudades do meu amor
Rafael dos Anjos
9
Um pouco de amor
Pedro Vasconcellos
10
Ainda nada
Eduardo Belo
11
Tarde azul
Rafael dos Anjos
12
Música para sentir e pensar
Hamilton de Holanda