Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Recuerdos

Tetê Espindola & Alzira E
Discos: Folclore del Sur

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Folclore del Sur
Año de Edición Original 2019

Más

Tetê Espíndola (voz, craviola), Alzira E (voz, guitarra acústica)

Claudia Nascimento (flauta), Leirson Maciel (clarinete), Nicolai Genov (trompa), Alexandre Silvério (fagot, clarinete bajo), Zé Godoy (piano, piano eléctrico, teclado, sintetizador, bajo eléctrico, guitarra acústica, cavaquinho, arreglos), Félix Wagner (piano, arreglos), Conrado Goys (guitarra acústica), Felipe Roseno (percusión), Robert Suetholz (cello), Neymar Dias (contrabajo) y quinteto de cuerdas.

Participación especial de: Ney Matogrosso (voz).

Edición en formato Digipack que incluye libreto con 28 páginas.

Espléndidas, las hermanas Tetê (Teresinha Maria Miranda Espíndola) (Campo Grande, Mato Grosso do Sul), 1954)  y Alzira (Alzira Maria Miranda Espíndola) (Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 1957), vanguardistas en los 80 a través de la megalópolis paulista, recuerdan sus orígenes con el lujoso apoyo de su coterráneo Ney Matogrosso (Ney de Souza Pereira) (Bela Vista, Mato Grosso do Sul, 1941), solista en cinco temas, cantando viejas canciones de su juventud y otras que tienen como tema su región de origen, sin recrearse en la nostalgia, con elegantes y estilizados arreglos, entre camerísticos y jazzísticos, con la firma del pianista Zé Godoy.

"Recuerdos do passado, do presente e do futuro: Era uma vez um movimento vanguardista elaborado por um grupo de artistas vindos dos interiores do Brasil. Cosmopolita por excelência, a chamada vanguarda paulista reunia em sua espinha dorsal, apenas para ficar em poucos exemplos, gente como o paranaense de Londrina Arrigo Barnabé, o paulista de Tietê Itamar Assumpção e as sul-matogrossenses de Campo Grande Tetê Espíndola e Alzira E. Para além da febre do mais metropolitano experimentalismo, os anos correram no leito dos rios, e as irmãs Tetê e Alzira puderam volta e meia mergulhar nas próprias origens, ora revisitando cancioneiro brasileiro profundo, ora humanizando sons da natureza selvagem, ora reelaborando a música fronteiriça que moldou gerações da família Espíndola, na aventura de palco Anahí, editada em CD ao vivo de 1998 pela dupla feminina não-caipira. Recuerdos evoca os 20 anos de Anahí, bordado de canções simples de que gostava a mãe de Tetê e Alzira, dona Alba. Mas avança ainda mais para dentro (e para fora), não apenas pela participação maiúscula, em cinco faixas, do conterrâneo Ney Matogrosso, sul-matogrossense fronteiriço de Bela Vista e vanguardista à sua própria maneira.
Recuerdos extravasa as águas que já correram e mergulha nas profundezas, porque agrupa e reposiciona os polos extremos frequentados pelas irmãs nos trabalhos individuais, bem como os inúmeros, infinitos meios de caminho, outros lugares e cortes experimentais habitados por elas com a paixão com que os bebês se aninham no mar uterino materno. O nome castelhano evoca a lembrança e as fronteiras da América Latina (Paraguai, Bolívia, Argentina, Venezuela, Uruguai, México, Cuba), e assim o faz repertório que abraça amorosamente os paulistas interioranos Cascatinha e Inhana - pela fibra originalmente paraguaia de "Meu Primeiro Amor (Lejania)", "Anahí (Leyenda de la Flor del Ceibo)", "Índia" e "Recuerdo de Ypacaraí" (a única faixa efetivamente cantada em espanhol, com Ney à frente).
Memórias à parte, Recuerdos floresce feito lírio selvagem no asfalto megalopolitano e extrapola o olhar para o passado, pelo trabalho em quarteto (de cordas, sopros, teclas, aços, metais, gargantas) entre Tetê e Alzira, o diretor artístico Arnaldo Black, paulista da capital, e o arranjador Zé Godoy, interiorano de Bragança Paulista que, um pouco mais moço que os demais, confere um aspecto também transgeracional ao trabalho.
Porque os recuerdos também são feitos de presente e de futuro. "Rio Vermelho" soma o Goiás velho e profundo de Cora Coralina, em versos musicados por Alzira. Cachoeiras na garganta, Tetê verte as "Águas Irreais" dela e de Arnaldo em enchente de vanguarda paulista. Um mítico Mato Grosso (pré-divisão entre norte e sul) projeta os ramos ancestrais de "A Matogrossense", "Pé de Cedro" e "Siriema", as ramas modernas do "Trem do Pantanal" e da espindoliana "Raça das Matas", do irmão Geraldo Espíndola.
Recuerdos é cinematográfico. Nos arranjos que transportam para outros lugares e tempos canções muito conhecidas, alternam-se referências a polcas, guarânias, boleros, blues e polcas-rocks; a tangos argentinos e boleros mexicanos; à América portuguesa e à espanhola; à África, ao tupi e ao guarani transbrasileiros, ao candombe uruguaio e aos ritmos afrocubanos; à cosmópole e ao matão, à Lira Paulistana, às grutas e às locas; às sinfonias eruditas e às orquestras popularíssimas de bailão do Centro-Oeste… Recuerdos é síntese, simultaneamente ontem, hoje e amanhã." Pedro Alexandre Sanches (periodista y crítico musical de São Paulo, pero nacido en Maringá, Paraná)

Temas

CD 1
1
Meu primeiro amor (lajanía)
Hermínio Gimenez (Vers. José Fortuna - Pinheirinho Junior)
Ney Matogrosso, Tetê Espíndola & Alzira E
2
Anahy (Leyenda de la flor del ceibo)
Claudio Vélez (Vers. José Fortuna)
3
Raça das matas
Geraldo Espíndola
4
Trem do pantanal
Geraldo Roca - Paulo Simões
5
Ciriema (Siriema do Mato Grosso)
Nhô Pai - Mario Zan
Ney Matogrosso, Tetê Espíndola & Alzira E
6
Serra da Boa Esperança
Lamartine Babo
7
Índia
José Asunción Flores - Manuel Ortiz Guerrero (Vers. José Fortuna)
Ney Matogrosso, Tetê Espíndola & Alzira E
8
Recuerdo de Ypacaraí
Zulema de Mirkin - Demetrio Ortiz
Ney Matogrosso, Tetê Espíndola & Alzira E
9
Águas irreais
Tetê Espíndola - Arnaldo Black
10
Mágoas de caboclo
Leonel Azevedo - J. Cascata
11
A matogrossense
Flor da Serra - Zacarias Mourão
Alzira E, Tetê Espíndola & Ney Matogrosso
12
Rio Vermelho
Alzira E - Cora Coralina
13
Pé de cedro
Zacarias Mourão - Goiá