Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Maryákoré

Consuelo de Paula

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Maximus
Año de Edición Original 2019

Más

Consuelo de Paula (voz, guitarra acústica, percusión)

Guilherme Ribeiro (piano), Carlinhos Ferreira (percusión).

Edición en formato Digipack.

"A cantora e compositora Consuelo de Paula lança o sétimo disco da carreira, Maryákoré: uma obra provocadora naquilo que tem de mais feminina, mais negra, mais indígena e mais reveladora de nós mesmos. O título pode ser entendido como uma nova assinatura de Consuelo de Paula: maryá (Maria é o primeiro nome de Consuelo), koré (flecha na língua paresi-haliti, família Aruak), oré (nós em tupi-guarani), yakoré (nome próprio africano).
Além de assinar letras e músicas - tendo apenas duas parcerias, uma com Déa Trancoso e outra com Rafael Altério -, Consuelo é responsável pela direção, pelos arranjos, por todos os violões e por algumas percussões de Maryákoré (caixa do divino, cincerro, unhas de lhama, entre outros). A harmonia entre Consuelo e sua música, sua poesia, sua expressão e a estética apresentada é nítida nesse CD. Ao interpretar letras carregadas de imagens e sensações, ao dedilhar os ritmos que passam por Minas Gerais e pelos sons dos diversos “brasis”, notamos a artista imersa em sua história: ela traz a vida e a arte integrada às canções (...)
O violão é seu instrumento de composição que, nesse trabalho, revela-se também, de maneira ousada e criativa, como parte de seu corpo; e como koré provoca as composições ao mesmo tempo em que comanda e orienta os ritmos que dão originalidade à obra. Consuelo gravou juntos o violão e a voz, ao vivo, no estúdio Dançapé do músico Mário Gil, transpondo para o disco a naturalidade e a energia original das canções. Um desafio que pode ser conferido em cada uma das dez faixas: ora o violão silencia as cordas para servir de tambor, ora se ausenta para deixar fluir a voz à capela; em outros momentos as cordas produzem somente um pizzicato para acompanhar o movimento da melodia; e, às vezes, soa como percussão e instrumento harmônico. Tudo ao mesmo tempo.
Além do violão, um piano e vários instrumentos percussivos compõem a sonoridade de Maryákoré (...)
Maryákoré termina com o contagiante violão percussivo de Consuelo de Paula, como uma energia que nos visita, como um ciclo que se fecha e se abre no tempo."

Temas

CD 1
1
Ventoyá
Consuelo de Paula - Déa Trancoso
2
Andamento
Consuelo de Paula - Paulo Nunes
3
Chamamento
Consuelo de Paula
4
Maryákoré
Consuelo de Paula
5
Separação
Consuelo de Paula
6
Caminho de volta
Consuelo de Paula
7
Arvoredo
Consuelo de Paula
8
Os movimentos do amor
Consuelo de Paula
9
Remando contra a maré
Consuelo de Paula - Rafael Altério
10
Saudação
Consuelo de Paula