Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Para ti - Batuque e melodia dos cantos

André Magalhães
Discos: Jazz / MPB

Disponible

13,17 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Circus
Estilo Jazz / MPB
Año de Edición Original 2019
Instrumental

Más

André Magalhães (batería, percusión, piano, producción)

Ceumar, Guitinho, Juçara Marçal, Sapopemba y Marcelo Pretto (voz), Toninho Carrasqueira (flauta), Carlos Malta (flauta bajo), Junior Kaboclo (pife), Nailor Proveta (clarinete, saxo alto, arreglos de metales), Sidmar Vieira (trompeta), Zezinho Pitoco (saxo tenor, zabumba), Cesar Roversi (saxo barítono, saxo tenor, flauta), Jorginho do Trombone (trombón), Thomas Rohrer (rabeca), Lívia Mattos (acordeón), Heloísa Fernandes (piano), Benjamim Taubkin (piano), Fernando Barba (piano, piano eléctrico), Swami Jr. (guitarra de 7 cuerdas), Matthias Loibner (viola de roda), Kiko Dinucci (guitarra eléctrica), Zeca Assumpção (contrabajo), Bruno Buarque (bajo eléctrico, sintetizador), Renata Amaral (bajo eléctrico), Ari Colares (percusión), Barbatuques (percusión corporal, efectos), Samba Sambaossalê (triángulo), Paulo Padilha, Suzana Salles, Railídia, Nené Cintra, Graça Reis, Renata Mattar, Aline Fernandes, Verlúcia Nogueira, Lincoln Antonio, Ana Paula da Silva, Clara da Silva y Henrique Menezes (coros) y cuarteto de cuerdas.

Participación especial de: Sebastião Biano (pife, voz hablada), Padre Ágio (voz hablada), Dantas Aboiador (voz hablada, aboio), Luizinha y Toque do Terreiro da Tenda São José (Pirapemas, Maranhão) (voz), Naimar Tö'hoc, Rosa Teptyc y Pedro Cacheado Krampam (canto indígena), Grupo Bongar (Pernambuco), Boi Brilho da Sociedade  (Curupuru, Maranhão), grupo de la comunidad de Barrocas-Santa Bárbara (Serrinha, Bahia) y coro infantil de la Fundação Casa Grande (Nova Olinda, Ceará).

Edición en formato Digipack.

"O primeiro álbum do músico (baterista e percussionista), produtor e engenheiro de som paulista André Magalhães é um ensaio autobiográfico e étnico-musical de um Brasil real que ele quer apresentar para o grande público. É o primeiro álbum do autor, que escreveu sua trajetória de vida através das composições. São 50 anos de vivências e sentimentos proporcionados pelas experiências de músico, educador, produtor musical/cultural, pesquisador e curioso.
"Para ti - Batuque e melodia dos cantos" reúne a sutileza do instrumental e a força da cultura popular. O grande cantor e compositor baiano Roberto Mendes descreveu o álbum dizendo que é um ponto de encontro entre tradição e modernidade. “Como não se emocionar diante de tanta imagem poética na viagem do seu canto. É uma trilha sonora dos fragmentos de um tempo da vida, é um parto de luz”, finaliza.
O disco é composto por oito canções, todas recheadas de sentimentos, memórias, histórias e significados, que trazem a música instrumental mixada com cantos sagrados, indígenas e sons da natureza. Todos estes elementos ativam o campo neurológico da memória que permite viajar no tempo resgatando lembranças, ancestralidade e sensações esquecidas pela correria do dia a dia e pelo cenário urbano. É uma provocação à escuta, um momento para compartilhar histórias e reunir pessoas para sentir o impacto de uma obra com narrativa de cinema e demostrada com uma qualidade ímpar de sonoridade.
“Para ti - Batuque e melodia dos cantos” tem a participação de grandes músicos e grupos como Benjamim Taubkin, Zeca Assumpção, Ceumar, Carlos Malta, Mathias Loibner, Toninho Carrasqueira, Renata Amaral, Nailor Proveta, Barbatuques, Bongar de Xambá, entre muitos outros.
André Magalhães também reuniu em sua obra, registros e gravações raras feitas por ele como a do centenário Mestre Sebastião Biano, fundador da Banda de Pífanos de Caruaru (PE) e do saudoso Padre Ágio, fundador da Vila da Música, no Crato, Ceará que acreditava e difundia a relação da música com a cura física e espiritual. Além dos áudios do Boi Brilho da Sociedade, do mestre Edmundo; da Dona Luizinha, do Terreiro São José e do registro dos povos indígenas Timbira-Krahô, todos gravados no Maranhão."

“Fui privilegiado em estar presente em passagens únicas em que pude conhecer o ser humano nas suas mais variadas faces e cultura. Isso me enriqueceu, me formou e me curou”, conta Magalhães. “A música me trouxe muitas experiências e emoções durante toda a minha vida. Este foi o roteiro para a criação do disco (...) “Para ti - Batuque e melodia dos cantos” é uma obra para sentir, deixar fluir, conectar com sua raiz, com você mesmo, com sua espiritualidade. É uma maneira de trabalhar o presente resgatando suas memórias." André Magalhães

"Ao lançar o disco, o músico e produtor paulista escolheu fazer audições musicais para o público. Ele realizou essas audições na periferia de São Paulo para alunos do programa de alfabetização de jovens e adultos de Heliópolis, para estudantes da Favela da Paz e também para o público da fábrica de cultura da Brasilândia.
André preparou um ambiente sonoro especial para cada audição. É como se as pessoas estivessem no cinema. Depois de cada audição, ele realizou uma roda de conversa sobre as impressões de cada um. Em um mundo dominado pelas redes sociais, André quer provocar encontros presenciais, promover a escuta e a conversa ao vivo e ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre o que ouviram.

André Magalhães é produtor musical de inúmeros artistas da cena indie brasileira, especialmente paulistana. Até 2009 ele havia produzido cerca de 400 CDs apenas no estúdio Zabumba, que encerrou naquele ano as atividades e faz parte da história musical de São Paulo, de acordo com o pianista Benjamim Taubkin."

Temas

CD 1
1
Peixe com banana e coentro
André Magalhães - Sergio Rossoni - Tradicional
2
Tarde de sábado
André Magalhães
3
Bata de feijão
André Magalhães - Sergio Rossoni - Tradicional
4
Sonhei com São João
Pedro Moura
5
Ondas ao mar
André Magalhães - Tradicional
6
Ondas do mar
André Magalhães - Tradicional
7
Pontada
André Magalhães
8
Para ti
André Magalhães