Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Herói trancado

Ortinho
Discos: Pop-Rock

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Pop-Rock
Año de Edición Original 2010

Más

Ortinho (voz, guitarra acústica, banjo)

Spok (saxo), Marcelo Monteiro (saxo barítono), Augusto França (trompeta), Deco Trombone (trombón), Victor Araújo (piano), Chiquinho (teclados), Yuri Queiroga (guitarras, teclados), Luiz Chagas o Edgar Scandurra o Johnny Monster (guitarra eléctrica), Dengue (bajo, coros), Vicente Machado (batería), Marcela do Carmo, Yuri Kalil y Lena Beauty (coros) y coral.

Participación especial de: Jorge Du Peixe (voz), Arnaldo Antunes (voz), Ana Naíra (voz) y Daniel Belleza (voz).

Edición en formato Digipack.

Tercer disco individual de Warthon Gonçalves Coelho Filho, conocido en el mundo artístico como "Ortinho" (Caruaru, Pernambuco, 1964), cantante y compositor, exvocalista del grupo Querosene Jacaré. 

"Romantismo é a prova dos nove. Para o pernambucano Ortinho em seu terceiro CD, "Herói Trancado", o ar reflexivo e a moldura pop chegam como conclusão de pensamento e retrato do momento.
"É algo que busco desde meus primeiros discos, mas agora me sinto cabendo mais", diz. "Uma liberdade de desviar do lado regionalista e vontade de experimentar esse outro lado, mais romântico, mais centrado."
Surgido no celeiro pernambucano da cena mangue beat nos anos 90, com a banda Querosene Jacaré, Ortinho sempre teve como elementos a voz crua e letras áridas, sonoridades roqueiras e ímpeto repentista.
Sem contradizer as origens no novo álbum, o compositor de Caruaru de 40 anos aproxima um sotaque que foi vigente no rock nacional com um momento particular da música pop brasileira.
Gravado em São Paulo, o disco é exemplar representante dos modos colaborativos de nossa época, com participações do jovem pianista Vitor Araujo, Dengue e Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Vicente Machado e Chiquinho (Mombojó), Spok (Spok Frevo Orquestra), todos pernambucanos. Além dos guitarristas paulistas Edgard Scandurra e Luiz Chagas.
Arnaldo Antunes aparece cantando em uma faixa e é coautor de três. No último CD de estúdio de Arnaldo, era Ortinho quem aparecia como compositor convidado, também em três faixas.
Também personagem importante nessas composições é o tecladista Marcelo Jeneci, lançado solo há pouco com o elogiado "Feito pra Acabar".
Com uma lírica rústica, na voz de Ortinho as canções "Café com Leite de Rosas" e "Pense Duas Vezes Antes de Esquecer" surgem como contraponto às versões doces do disco de Jeneci.
Outras conexões se encontram na faixa-título: "Herói Trancado", além de composição de Ortinho, é um filme de 1989 sobre um herói chamado Trancado, do diretor recifense Simião Martiniano. Inspiração para Ortinho.
"Ele é um cineasta regionalista popular -algo como se Jackson do Pandeiro fizesse faroestes no interior de Pernambuco", resume. "Eu e Chico Science, no começo dos anos 90, ficávamos assistindo a seus filmes. Quando fiz a música, pedi ao Simião para usar. Criatividade é isso aí: você vai vivendo e guardando, e um dia aflora." Ronaldo Evangelista (Folha de São Paulo, 09.03.2011)

Temas

CD 1
1
O cara do outro lado
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
2
Saudades do mundo
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
Ortinho & Jorge Du Peixe
3
Modelo vivo
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
4
Moldura
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
5
Herói trancado
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
6
Retrovisores
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho) - Mauro Fini - Arnaldo Antunes
Ortinho & Arnaldo Antunes
7
Pense duas vezes antes de esquecer
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho) - Arnaldo Antunes - Marcelo Jeneci
8
Você não sabe da missa um terço
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
9
Sonhar de novo
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
10
Café com leite de rosas
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho) - Arnaldo Antunes - Marcelo Jeneci
11
Já fui rei
Ortinho (Warthon Gonçalves Coelho Filho)
Ortinho, Ana Naíra & Daniel Belleza