Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Eu sou mulher, eu sou feliz

Zélia Duncan & Ana Costa
Discos: MPB

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Interpretaciones de: Alcione; Áurea martins; Cida Moreira; Daniela Mercury & Lan Lanh; Fernanda Takai & Nath Rodrigues; Elba Ramalho; Fabiana Cozza; Isabella Taviani & Nilze Carvalho; Joyce; Leila Pinheiro; Lucina & Júlia Vargas; Mart'nália & Maíra Freitas; Mônica Salmaso; Simone; Teresa Cristina, Marina Iris & Manu da Cuíca; Zélia Duncan, Ana Costa, Bia Paes Leme, Gênesis & Letícia Brito.

Edición en formato Digipack.

Llamativo disco-manifiesto que alerta contra la disciriminación y violencia contra la mujer, generad por buenas composiciones de Zélia DUncan y Ana Costa y potenciado por la presencia de grandes voces femeninas de la música popular brasileña.

"Assunto recorrente no noticiário do Brasil, a assustadora escalada de violência contra a mulher – traduzida no número crescente de agressões, estupros e assassinatos – faz do álbum Eu sou mulher, eu sou feliz um manifesto político, tão urgente quanto necessário para alertar para essa situação intolerável.
A configuração feminina do elenco do disco potencializa o grito de alerta dado com afeto e determinação por Ana Costa e Zélia Duncan, mentoras do projeto do disco. Parceiras, Ana e Zélia são as compositoras de 16 músicas que peitam o opressor patriarcado que ainda domina o mundo, em que pesem as progressivas conquistas feministas.
Um elenco heterogêneo e inteiramente feminino dá voz a uma escrita em que as compositoras se valem da poesia para reafirmar o orgulho feminino entre defesas dos direitos inalienáveis da mulher, única donatária da própria vida, do próprio corpo e dos próprios desejos.
O manifesto feminista é feito na cadência dominante do samba, ritmo que identifica mais Ana Costa do que Zélia Duncan no imaginário nacional, com arranjos de Bia Paes Leme, produtora musical do disco.
O elenco de bambas valoriza o repertório (...) E as próprias Ana e Zélia combinam vozes com Bia Paes Leme no jogral de Abertura, tema que introduz o disco com textos de Gênesis e Letícia Britto, poetas do coletivo Slam das Minas do Rio.
Conceitual, o álbum Eu sou mulher, eu sou feliz gira em torno do mesmo assunto sem soar repetitivo por abordar as questões femininas sob vários primas poéticos e com diferentes estilos de canto.
(...) No arremate deste feliz álbum-manifesto que jamais perde o pique da música e da poesia das letras (algumas incisivas, mas nunca panfletárias), Mônica Salmaso evidencia com precisão, em canção camerística conduzida pelo toque do piano de Delia Fischer, a delicadeza de Nascer mulher, algo tão grande que "nada no céu / nem nada no chão sabe explicar"." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
1
Abertura / Manifesto
Ana Costa - Zélia Duncan / Gênesis - Letícia brito
Zélia Duncan, Ana Costa & Bia Paes Leme / Gênesis & Letícia Brito
2
Uma mulher
Ana Costa - Zélia Duncan
Alcione
3
Sou a lua do sertão
Ana Costa - Zélia Duncan
Elba Ramalho
4
Eu sou mulher, eu sou feliz
Ana Costa - Zélia Duncan
Simone
5
Lida do amor
Ana Costa - Zélia Duncan
Leila Pinheiro
6
Saias e cor
Ana Costa - Zélia Duncan
Isabella Taviani & Nilze Carvalho
7
Deixa comigo
Ana Costa - Zélia Duncan
Joyce
8
Sou nascente
Ana Costa - Zélia Duncan
Daniela Mercury
9
Brilham ao escurecer
Ana Costa - Zélia Duncan
Áurea Martins
10
O milagre
Ana Costa - Zélia Duncan
Fabiana Cozza
11
Sabemos ver
Ana Costa - Zélia Duncan
Cida Moreira
12
Entre olhos
Ana Costa - Zélia Duncan
Lucina & Júlia Vargas
13
Antes só
Ana Costa - Zélia Duncan
Mart'nália & Maíra Freitas
14
Voltei pra mim
Ana Costa - Zélia Duncan
Fernanda Takai & Nath Rodrigues
15
Não é não
Ana Costa - Zélia Duncan
Teresa Cristina, Marina Iris & Manu da Cuíca
16
Nascer mulher
Ana Costa - Zélia Duncan
Mônica Salmaso & Delia Fischer