Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Tia Amélia para sempre

Hercules Gomes
Discos: Choro

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Choro
Año de Edición Original 2019
Instrumental

Más

Hercules Gomes (piano, arreglos)

Natan Oliveira (trompeta), Phillips Tor (eufonio), Eliezer Tristão (tuba), Gian Correa (guitarra acústica), Henrique Araújo (cavaquinho, arreglos), Douglas Alonso (batería), Rafael Toledo (pandeiro), Alfredo Hacl (percusión).

Participación especial de: Izaias Bueno de Almeida (bandolim), Rodrigo Y Castro (flauta) y Nailor Azevedo "Proveta" (clarinete, arreglos)

Edición en formato Digipack, que incluye libreto de 20 páginas.

Tercer disco individual del elogiado pianista Hercules Gomes (Vitória, Espírito Santo, 1980).

"A partir de um intenso trabalho de pesquisa sobre a história da estrela pianística Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia, o pianista capixaba Hercules Gomes apresenta parte do repertório da artista nascida em Jaboatão (PE), em 1897. As 14 faixas do álbum “Tia Amélia Para Sempre” dividem-se em Piano Solo, Piano e Regional do Choro, Piano e Banda. As canções reverenciam o choro, os saltos, as sextas, as linhas de baixo e transformam o piano em uma verdadeira orquestra musical."

"Quando conheci o Hercules Gomes, imediatamente percebi que estava diante de um pianista com um estilo único, como talvez nunca tenha existido no Brasil. Seu som me fazia lembrar o dos grandes “pianeiros” do passado, como Ernesto Nazareth, Tia Amélia, Maestro Gaó, Nonô, Carolina Cardoso de Menezes, e mais recentemente Laércio de Freitas. E seus dedos esticados sempre me lembraram os de Vladimir Horowitz, somando-se uma técnica de pulso solto, que depois compreendi vir de seus anos de estudo com Silvio Baroni, discípulo de Pietro Maranca.
Diferentemente do que estamos acostumados a entender por “piano popular” nos últimos 70 anos, Hercules utiliza um outro jeito de se tocar, trabalhando bastante a mão esquerda, com saltos, acordes, sextas, linhas do baixo, enquanto a mão direita, ao desenhar as complexas melodias do choro, se esbalda nos contratempos da música, trazendo uma imensa riqueza rítmica, e transformando o piano numa verdadeira orquestra de baile. Era exatamente assim que os “pianeiros” tocavam no início do século, com imenso virtuosismo e criatividade. Se inicialmente este termo era utilizado para designar aqueles que tocavam de ouvido, sem a técnica dos conservatórios, depois percebeu-se que eles eram mestres absolutos em seu instrumento, e com os quais havia muito a se aprender.
E Amélia Brandão Nery (1897-1983) foi a grande estrela deste universo pianístico brasileiro. Nascida em Jaboatão (PE), tocava de ouvido desde os quatro anos, vindo a compor sua primeira música aos 12. Aos 25, passou a dedicar-se à música profissionalmente, e nesta época conheceu Ernesto Nazareth no Rio de Janeiro, que, ao ouvi-la tocar, ficou encantado e falou “quando eu morrer, você continue no choro, não deixe o choro morrer”, frase que ela conservou sempre em sua vida. Curiosamente, resolveu encerrar sua carreira por volta de 1939, porém, quase 20 anos depois, reinventou-se como “Tia Amélia”, apresentando-se com grande sucesso em rádios e na televisão. Seu programa “Velhas estampas” na TV Rio marcou época, e ainda hoje há pessoas que se lembram daquela senhora tocando valsas e choros sempre com um sorriso no rosto. Os baixos que Tia Amélia fazia com sua mão esquerda são um capítulo à parte, em que ela imita um violão 7 cordas em moto perpetuo, o que traz grandes dificuldades técnicas para a música. Talvez não por acaso, o grande crítico de música Eurico Nogueira França, quando a ouviu em um sarau na casa de Jacob do Bandolim, enxergou na pianista uma “predileção por Liszt”. Seu legado tem sido apreciado por colecionadores e pesquisadores – foram mais de 60 faixas gravadas por ela ao longo de 30 anos, em discos 78-RPMs e LPs – porém agora, finalmente, temos uma releitura moderna de suas obras neste precioso disco contendo suas músicas no piano solo, mas também no formato piano + regional e piano + banda, em arranjos primorosos de Hercules Gomes, Henrique Araujo e Proveta. É um disco que já nasceu um clássico da música brasileira, bravíssimo!" Alexandre Dias, diretor do Instituto Piano Brasileiro - IPB

Temas

CD 1
1
Saracoteando
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
2
Cheio de truques
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
3
Paulistano
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
4
Meu poeta
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
5
Jaboatão
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
6
Bordões ao luar
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
7
Cuíca no choro
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
8
Seresteiro
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
Hercules Gomes & Izaias Bueno de Almeida
9
Chuvisco
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
10
Gratidão
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
Hercules Gomes & Rafael Y Castro
11
Chora coração
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
12
Sorriso de Bruno
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
13
Dois namorados
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)
14
Saudades suas
Amélia Brandão Nery (Tia Amélia)