Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Acorda amor

Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú & Xênia França
Discos: Pop / MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Pop / MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Letrux (voz), Liniker (voz), Luedji Luna (voz), Maria Gadú (voz, guitarra eléctrica) y Xênia França (voz).

Pipo Pegoraro (piano, piano eléctrico, teclados, clavecín, sintetizadores, órgano, guitarra eléctrica, arreglos de vientos), Charles Tixier (MPC, teclados), Guilherme Held (guitarra eléctrica), Milton de Azevedo (guitarra acústica), Fabio Sá (bajo eléctrico, contrabajo, sintetizadores, arreglos de cuerdas), Décio 7 (batería, MPC, percusión, armonio, bajo sint., producción), Rômulo Nardes y André Piruka (percusión), Thiago França (saxo barítono), vientos de la Nomade Orquestra (Marco Stoppa (trompeta), Victor Fão (trombón), André Calixto (saxo tenor, flauta), Beto Malfatti (saxo alto, flauta), Bio Bonato (saxo barítono)) o de Bixiga 70 (Daniel Gralha (trompeta), Cuca Ferreira (saxo barítono), Douglas Antunes (trombón)), Victor Rice (cello, melódica), cuarteto de cuerdas (con arreglos de Caê Rolfsen) y Roberta Martinelli (coros).

Edición en formato Digipack, que incluye libreto de 64 páginas (ilustradas en color).

"Unidas pela inquietação com os rumos do planeta, as cantoras Maria Gadú, Xênia França, Liniker, Letrux e Luedji Luna combinam a potência de suas vozes em um álbum que celebra o amor e clama por transformações.
"Acorda, amor" é uma obra-prima da música brasileira de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide, pseudônimos que Chico Buarque usou em 1974 para driblar a censura.
Felizmente, com o pseudônimo, "Acorda, Amor" passou pelo crivo dos censores e saiu no álbum Sinal Fechado (1974). A música retrata um dos períodos mais preocupantes da ditadura militar no Brasil - 1968 (depois da decretação do AI-5) a 1976 (quando o regime começou a enfraquecer) e faz alusão aos sequestros e desaparições promovidos no período e ao estado de letargia provocado pela repressão policial (responsável por torturas, sequestros e assassinatos). A ironia de Chico nos versos é tão clara e grande na canção que quando os agentes da repressão chegam a casa, os ladrões é que são chamados para que sejamos socorridos (...)
Dando um salto no tempo, chegamos a terceira década dos anos 2000 e se elencássemos as transformações do final do século XX ao final da última década do século XXI já teríamos conteúdo suficiente para esmiuçar novamente os anseios da sociedade e em que estado a arte se encontra agora - crise financeira global pós-2008, a explosão do número de refugiados, a volta do nacionalismo arraigada as preocupantes tendências autoritárias e xenófabas, o novo panorama da comunicação, onde a produção e disseminação das fake-news ocorrendo em escala industrial. Numa entorpecente explosão de medos e desconfianças com relação ao futuro, a ironia de Chico parece não dar conta do que se aproxima.
Foi assim. Para encarar esse estado de torpor e, ao mesmo tempo, evocar um despertar das consciências nasce o projeto ACORDA AMOR. Concebido no próprio Sesc São Paulo, fruto de um espetáculo produzido pelo programador cultural Devanilson Furlani, o Deva, com direção artística da apresentadora Roberta Martinelli e do músico Décio 7, o projeto conta com um repertório que reúne de clássicos das décadas de 1970 e 1980 a hits contemporâneos. Um grito de resistência e de afirmação das lutas identitárias que estão na ordem do dia, tanto nas redes sociais, rádio e TV, mas principalmente nas ruas, fazendo valer da tradição crítica da canção brasileira, muitas delas compostas e gravadas entre os anos 70 e 80, sintonizadas com seu tempo. No consenso de que a arte reflete as modificações da sociedade, seus anseios e sobretudo sua mentalidade." (Texto de presentación del sello discográfico)

Temas

CD 1
1
Gente aberta
Roberto Carlos - Erasmo Carlos
Letrux, Liniker, Luedji Luna, Maria Gadú & Xênia França
2
Deixa eu dizer
Ivan Lins - Ronaldo Monteiro de Souza
Xênia França
3
Saúde
Rita Lee - Roberto de Carvalho
Letrux
4
A vida em seus métodos diz calma
Di Mello
Liniker
5
Extra
Gilberto Gil
Luedji Luna
6
O quereres
Caetano Veloso
Maria Gadú
7
Assumindo
Leci Brandão
Xênia França
8
Triste, louca ou má
Juliana Strassacapa - Andrei Martinez Kozyreff - Mateo Piracés-Ugarte - Rafael Gomes da Silva - Sebastián Piracés-Ugarte
Maria Gadú
9
Sujeito de sorte
Belchior
Letrux
10
Não adianta
Aloisio Silva - Luiz Carlos Fritz
Liniker
11
Obaluayê
Abigail Cecílio de Moura
Luedji Luna
12
Conflito
Pedro Santos
Luedji Luna
13
Comportamento geral
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
Xênia França
14
Chorando pela natureza
João Nogueira - Paulo César Pinheiro
Liniker
15
Cinco bombas atômicas
Jorge Mautner - Nelson Jacobina
Letrux
16
Nuvem cigana
Lô Borges - Ronaldo Bastos
Maria Gadú
17
Cansaço
Douglas Germano
Letrux, Liniker, Ludji Luna, Maria Gadú & Xênia França
18
Sem preguiça pra fazer revolução
Edgar
Edgar