Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Dínamo

Lô Borges
Discos: MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Deck
Estilo MPB
Año de Edición Original 2020

Más

Lô Borges (voz, guitarra acústica)

Telo Borges (piano, teclados), Henrique Matheus (guitarra eléctrica), Thiago Corrêa (contrabajo), Fernando Monteiro (batería), Nara Torres (percusión).

Participación especial de: Samuel Rosa (voz).

Edición en formato Digipack.

"Compositor que ultimamente tem andado às voltas com intenso fluxo de produção de melodias, Lô Borges mostrou vigor criativo no ano passado com a edição de Rio da lua (2019), álbum que abriu a parceria do artista mineiro com o conterrâneo Nelson Angelo, autor das dez letras enviadas por mensagens de texto que, uma vez nas mãos do melodista, viraram músicas de forma quase instantânea.
Animado com o resultado, Lô repetiu o processo de criação via aplicativos com Makely Ka, nome artístico do poeta, compositor e violonista piauiense Makely Oliveira Soares Gomes. Aberta em 2019, a parceria inédita surgiu justamente do disco anterior Rio da lua.
Lô apresentava o show Rio da lua na cidade natal de Belo Horizonte (MG) quando recebeu, via whatsapp, uma letra de Makely. Eram os versos que deram origem à composição O caos da cidade, canção que encerra Dínamo, álbum com dez músicas inéditas criadas a partir de letras enviadas a Makely.
“Fiz dez músicas em três meses. Toda semana chegavam letras, e aquelas (de) que eu gostava mais eu passava para o meu caderno, com minha caligrafia. Então, eu pegava o violão, começava a inventar acordes e melodias e em 40 minutos já estava tudo pronto. Foi muito intuitivo”, relata Lô no texto que apresenta o disco à mídia.
Desta vez, a intuição parece ter sido mais fraca. A parceria de Lô com Makely Ka resulta bem menos sedutora do que o cancioneiro do compositor mineiro com Nelson Angelo. Não por conta de Makely, que escreveu (boas) letras inspiradas no universo poético de Lô, mas por causa do próprio Lô.
Anunciado em novembro com a apresentação da música-título Dínamo, gravada por Lô em dueto com o discípulo Samuel Rosa, o 15º álbum solo do artista se ressente de melodias mais envolventes. A impressão que fica é a de que Lô dissipou a intensa energia criativa ao fazer a música de canções como Apontando o norte, Desvario, Lava do vesúvio e Quantos janeiros.
Canção que caracteriza o amor como algoz, um animal feroz que pode atacar, O mundo gira sobre si sobressai na safra que destaca também a já apresentada música-título Dínamo. Mas nenhuma das dez músicas arrebata de fato.
Gravado e mixado pelo coprodutor Henrique Matheus em estúdio de Belo Horizonte (MG), o álbum Dínamo foi formatado sob a batuta do próprio Lô Borges, produtor musical do disco. A cama instrumental – armada por Lô (voz e violões) e Henrique Matheus (guitarras) com os músicos Fernando Monteiro (bateria), Nara Torres (percussões), Telo Borges (piano e teclados) e Thiago Corrêa (contrabaixo) – sustenta bem o cancioneiro de Lô e Makely dentro da habitual atmosfera zen do artista mineiro.
“Melhor seguir leve”, reforça Lô no verso-refrão de Outra canção. A questão é que, mesmo com a devida leveza, composições como Altajuda e Refúgio soam como canções genéricas na obra do compositor, jamais reacendendo o fogo sagrado da criação que sempre moveu o coautor de obras-primas como Para Lennon & McCartney (1970), O trem azul (1972), Paisagem da janela (1972) e Tudo o que você podia ser (1972).
Resta torcer para que no álbum de inéditas que já planeja para 2021 – disco que marcará a retomada da parceria de Lô com o irmão Marcio Borges, com quem já compôs três músicas – o artista de 68 anos seja mais rigoroso na criação das melodias para evitar o desperdício de energia que emperra o álbum Dínamo." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 09.03.2020)

Temas

CD 1
01
O Mundo gira sobre si
Lô Borges - Makely Ka
02
Dínamo
Lô Borges - Makely Ka
Lô Borges & Samuel Rosa
03
Apontando o Norte
Lô Borges - Makely Ka
04
Quantos janeiros
Lô Borges - Makely Ka
05
Lava do Vesúvio
Lô Borges - Makely Ka
06
Desvario
Lô Borges - Makely Ka
07
Altajuda
Lô Borges - Makely Ka
08
Refúgio
Lô Borges - Makely Ka
09
Outra canção
Lô Borges - Makely Ka
10
O caos da cidade
Lô Borges - Makely Ka