Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Natural

Nina Ximenes
Discos: MPB / Pop

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Kuarup
Estilo MPB / Pop
Año de Edición Original 2020

Más

Nina Ximenes (voz, guitarra acústica)

Alex Braga (violín, guitarra acústica), Teco Cardoso (saxo alto), Omar Izar (armónica), Ivan Vasconcellos (gaita), Jether Garotti Jr. (teclados, samplers, arreglos), Marcelo Lima (teclados, arreglos), Wagner Amorosino (guitarra acústica, melódica, teclados, sintetizadores, coros, samplers, arreglos, producción), Maurício Bardella o Pedro Lazarini (guitarra acústica), Camilo Carrara (guitarra acústica, bandolim), Daniel Si (bajo, guitarra eléctrica, teclado, batería, arreglos), Thiago do Espírito Santo o Ivâni Sabino (bajo), Pepa D'Elia o Sandro Haick (batería), Papete (percusión, guitarra acústica), André Andreo (samplers, arreglos), Roberto Gava (samplers).

Participación especial de: Jane Duboc (voz), Silvia Goes (piano), Toquinho (voz), Marco Bernardo (voz, piano, sintetizadores, arreglos) y Oswaldinho do Acordeon (acordeón).

Edición en formato Digipack.

"Cantora nascida em Fortaleza (CE), mas criada em São Paulo desde a infância, Nina Ximenes tem a voz de Jane Duboc como uma das referências da carreira iniciada em 1978, aos 15 anos.
Duboc também tece loas ao canto de Ximenes em depoimento reproduzido em uma das contracapas internas da edição em CD do álbum Natural, do qual Duboc participa em gravação bilíngue do samba Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962) feita com a adesão do toque do piano de Silvia Goes.
Apresentado em dezembro de 2019 em edição digital, com capa que expõe a cantora em ilustração de Mirian Malzyner, o disco Natural foi lançado em CD no primeiro bimestre de 2020.
De certa forma, trata-se do primeiro álbum de Nina Ximenes, como informam o texto distribuído pela gravadora Kuarup à mídia e a apresentação escrita por Aquiles Rique Reis para o encarte da edição em CD. Afinal, o real primeiro álbum da cantora, gravado em 2001 por vias independentes, jamais teve edição comercial.
Seja o primeiro ou segundo álbum da artista, Natural certamente vai soar como cartão-de-visitas de Nina Ximenes para a maioria dos ouvintes e a audição do disco justifica a admiração recíproca entre Nina e Jane Duboc.
Difícil escutar o registro macio e extremamente afinado de Here's to life (Artie Butler and Phyllis Molinary, 1992) – canção norte-americana identificada com a voz jazzística da pianista Shirley Horn (1934 – 2005) – sem lembrar do canto macio de Duboc. A gravação classuda de Here's to life sobressai em disco de repertório demasiadamente eclético.
Nina Ximenes justifica o título do álbum, Natural, cantando com desenvoltura esse (tão heterogêneo quanto saboroso) repertório que faz a intérprete adentrar a nação nordestina no tom forrozeiro do baião Rainha do sertão (Papete), acenar para o pop em Anos-luz (Alex braga), cair no sambossa Amor certinho (Roberto Guimarães, 1960) – pérola lapidada por João Gilberto (1931 – 2009) no terceiro álbum do cantor, cabe lembrar – e se apresentar como compositora com Wings and wings, canção autoral em inglês em que a artista evoca o clima celestial do som new age de Enya.
Nessa salada mista, a era de Nina Ximenes em nada resulta nova. Sem qualquer centelha de novidade na abordagem de canções como Certas coisas (Lulu Santos e Nelson Motta, 1984), Natural é disco pautado pelo excesso de ecletismo, mas também pelo rigor estilístico, observado tanto no canto da artista quanto nos arranjos e na produção musical confiada a Wagner Amorosino, hábil arquiteto de 13 das 15 faixas.
Uma das duas exceções é o maior erro desse álbum iniciado com gravação de Insensatez (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1961) pontuada pela gaita de Omar Izar. Trata-se da regravação modernosa de Lindo lago do amor (Gonzaguinha, 1984), imersa em beats eletrônicos que não se encaixam na moldura mais orgânica do disco.
André Andreo, que deu forma à faixa, se redime em Into the light tanto como produtor dessa interiorizada e climática faixa quanto como compositor da canção (em parceria com Leila Cohen).
Com segurança vocal, Nina Ximenes se equilibra bem na linha demasiadamente sortida do repertório sem atenuar a sensação de que faltou foco neste disco que termina com sensível abordagem de Changes (Ozzy Osburne, Tony Iommi, Gezzer Butler e Bill Ward, 1972), balada do repertório da metaleira banda britânica Black Sabbath.
Um recorte mais específico no repertório faria com que o álbum Natural delineasse com maior nitidez a assinatura de Nina Ximenes. Até porque cantoras ecléticas estão sem voz em mercado cada vez mais segmentado e estruturado em nichos." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 27.02.2020)

Temas

CD 1
01
Insensatez
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes
02
Certas coisas
Lulu Santos - Nelson Motta
03
Lindo lago do amor
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
04
Here's to life
Artie Butler - Phyllis Molinary
05
Amor certinho
Roberto Guimarães
06
Dentro
Toquinho - Maurizio Fabrizio - Guido Morra (Vers. Carlos Toro)
Nina Ximenes & Toquinho
07
Into the light
Leila Cohen - André Andreo
08
Anos-luz
Alex Braga
09
Garota de Ipanema (The girl from Ipanema)
Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) - Vinicius de Moraes (Vers. Norman Gimbel)
Nina Ximenes, Jane Duboc & Silvia Goes
10
Jardin d'hiver
Benjamin Biolay - Keren Ann
11
Wind and wings
Nina Ximenes
12
Rainha do sertão
Papete
Nina Ximenes & Oswaldinho do Acordeon
13
'S wonderful
George Gershwin - Ira Gershwin
Nina Ximenes & Marco Bernardo
14
Asas e quimeras
Valéria Ximenes
15
Changes
Terrence Butler - Tony Iommi - Ozzy Osbourne - Bill Ward