Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sueli Costa (Retrato,...)

Sueli Costa
Discos: MPB

Disponible

24,77 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello EMI
Estilo MPB
Año de Edición Original 1975

Más

Sueli Costa (voz)

José Botelho (clarinete), Lenir Siqueira, Mauro Senise y Raul Mascarenhas (flauta), Nivaldo Ornelas (saxo soprano), Braz Limongi (oboe), Antonio Cândido Sobrinho (trompa), Wagner Tiso (piano, teclados, arreglos), Toninho Horta (guitarra eléctrica), Tavito (guitarra de 12 cuerdas), Novelli (bajo eléctrico), Paulinho Braga (batería) y conjunto de cuerdas.

Reedición en CD, de 2007, en la colección "Clássicos Odeon", del disco lanzado originalmente en 1975. Remasterizado, con portada, contraportada y ficha técnica originales.

Primer disco individual y como cantante de la excelente compositora y letrista carioca Sueli Correa Costa (Rio de Janeiro, 1943), con arreglos y dirección de Wagner Tiso y Paulo Moura.

"É impossível contar detalhadamente as trajetórias das cantoras Elis Regina (1945 – 1982), Maria Bethânia, Nana Caymmi e Simone em discos e shows sem escrever algumas vezes o nome de Sueli Costa.
Compositora que construiu obra sensível, pautada pela inspiração melódica da autora e pela poesia de parceiros letristas como Abel Silva, Cacaso (1944 – 1987), Paulo César Pinheiro e Tite de Lemos (1942 – 1989), entre outros grandes nomes, Sueli Correa Costa viveu o auge do período criativo nas décadas de 1970 e 1980.
Sueli Costa – primeiro álbum da artista de origem carioca e criação mineira, nascida em 25 de julho de 1943 – foi lançado em 1975, contem "Coração ateu" e "Dentro de mim mora um anjo", esta em parceria com Cacaso, dois exemplos da maestria da obra dessa compositora e instrumentista que se dedicou ao toque do piano após se iniciar na música pelo violão, instrumento em que fez aos 17 anos a primeira composição, Baiãozinho (1960).
Dona de voz pequena, mas suficiente para mostrar pleno entendimento das emoções entranhadas na obra da compositora, Sueli se aventurou pela arte do canto em oito álbuns lançados entre 1975 e 2018. Os cinco álbuns lançados pela artista na gravadora Odeon – Sueli Costa (1975), Sueli Costa (1977), Vida de artista (1978), Louça fina (1979) e Íntimo (1984) – concentram o suprassumo da obra da compositora, com destaque para os quatro discos dos anos 1970 (...)
Quando Sueli Costa lançou este primeiro álbum em 1975, fazia oito anos que a sempre antenada Nara Leão (1942 – 1989) tivera a primazia, em 1967, de ser a primeira cantora a gravar música de Sueli Costa, Por exemplo: você, parceria da compositora com o letrista João Medeiros Filho.
Quatro anos depois da gravação de Nara, Maria Bethânia deu o grande impulso à carreira da compositora ao incluir nada menos do que três músicas de Sueli Costa no roteiro do antológico espetáculo Rosa dos ventos – O show encantado (1971) (...)
Embora geralmente associado ao canto feminino, o cancioneiro de Sueli Costa nunca se enquadrou na corrente feminista das obras de outras compositoras, como Fátima Guedes e Joyce Moreno.
Levando adiante o legado das antecessoras pioneiras Dolores Duran (1930 – 1959) e Maysa (1936 – 1977), Sueli Costa foi uma das primeiras mulheres a se impor como compositora na música brasileira, só que a poesia da obra da artista se calcou na escrita dos parceiros homens da autora.
Ainda assim, a sensibilidade desses parceiros poetas – em fina sintonia com a delicadeza das melodias da compositora – moldou as canções da artista para as vozes de mulheres, intérpretes perfeitas dos versos de poetas como Cacaso (...)
Embora a obra da autora sempre tenha ganhado brilho adicional em vozes mais alentadas como as de Maria Bethânia e Simone, esse álbum, com a alta densidade poética que marca o cancioneiro da compositora, foi registro fiel à alma da criadora de tantas grandes canções que desafiam os efeitos do tempo pela beleza perene." Mauro Ferreira

Temas

CD 1
01
Retrato
Sueli Costa - Cecília Meirelles
02
Dentro de mim mora um anjo
Sueli Costa - Antonio Carlos de Brito (Cacaso)
03
Encouraçado
Sueli Costa - Tite Lemos
04
Demoníaca
Sueli Costa - Vitor Martins
05
Aldebarã
Sueli Costa - Tite Lemos
06
Coração ateu
Sueli Costa
07
Noturno nº 0
Sueli Costa - Tite Lemos
08
Poeira e solidão
Sueli Costa
09
Nunca
Lupicínio Rodrigues
10
Vamos dançar
Sueli Costa - João Medeiros Filho