Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Dentro d'água

Maria Marcella & Dori Caymmi
Discos: MPB

Disponible

14,95 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Kuarup
Estilo MPB
Año de Edición Original 2020

Más

Maria Marcella (voz), Dori Caymmi (voz, guitarra acústica, arreglos, dirección)

Edición en formato Digipack.

"Vencedora do Festival Internacional da Canção de 1966, com a magistral interpretação de Nana Caymmi, “Saveiros” (Dori Caymmi e Nelson Motta) ganha uma nova roupagem, assinada pela jovem cantora Maria Marcella, 27 anos. Um dos autores do clássico, Dori Caymmi faz participação especial ao lado da cantora Maria Marcella, acompanhado do seu violão, herdado por seu pai Dorival Caymmi.
“Saveiros” faz parte do novo álbum da cantora, “Dentro D’ Água”, lançado pela gravadora Kuarup, que teve a direção musical assinada por Dori Caymmi. É a primeira vez que a obra de Dori ganha um álbum totalmente dedicado às suas músicas. Há ainda parcerias de Dori com Paulo César Pinheiro, Chico Buarque e Nelson Motta.
“O resultado do álbum ficou formidável. Fiquei emocionado, foi tudo muito espontâneo e a Marcella está cantando muito bem”, elogia Dori.
Apresentada pelo artista, Maria Marcella acompanha desde pequena as obras da família Caymmi: “Meu pai foi técnico de som da família Caymmi por mais de 30 anos e eu cresci admirando Dorival, Nana, Danilo e Dori. Um dia tomei coragem e convidei o Dori para gravarmos a música “Água do Mar” (canção de Dori e Paulo César Pinheiro). Para a minha surpresa e imensa alegria, a música acabou se tornando um disco inteiro”, antecipa a cantora, animada, que fala ainda de Nana Caymmi como referência de cantora. “Através da Nana, me apaixonei pelo repertório de Dolores, Dorival e entre outros… ela me influenciou muito!”
“A grande maioria das músicas do álbum são de parcerias do Dori com o Paulo César Pinheiro. De Nelson com Dori temos duas, “Saveiros” de “De onde vens”, e de Dori com o Chico, “Fora de hora”, adianta Maria Marcella.
Formada em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro (2017), lançou seu primeiro álbum "Maresia", pela gravadora Fina Flor em 2017. Teve também experiência em coro no naipe de Soprano (Polifonia Carioca/ Bachiana Brasileira/ Coral Brasil Ensemble UFRJ) (2014-2017)."

"Na letra de Água do mar, composição apresentada por Dori Caymmi no álbum Voz de mágoa (2017), o compositor Paulo César Pinheiro narra poeticamente o curso da água, a que corre no chão e a que escorre dos olhos.
Água do mar abre o segundo álbum da cantora carioca Maria Marcella, Dentro d'água, em bela gravação feita com a adesão vocal do próprio Dori, autor da melodia.
No mesmo ano em que Dori apresentou a canção Água do mar, Marcia Marcella lançou o primeiro álbum, Maresia (2017), emergindo como cantora enquadrada no molde mais tradicional da música brasileira.
Lançado em outubro de 2020 pela gravadora Kuarup, inclusive no formato de CD, o álbum Dentro d'água dá prosseguimento ao mergulho da cantora nas águas da MPB – mais especificamente nas águas que banham a obra tradicionalista de Dori Caymmi.
Dentro d'água é disco dedicado ao cancioneiro do compositor carioca, alinhando 13 músicas do filho de Dorival Caymmi (1914 – 2008). Dez são parcerias de Dori com Paulo César Pinheiro. Duas, Saveiros (1966) e De onde vens (1967), são da obra de Dori com Nelson Motta. E uma, Fora de hora (2002), é da lavra rara de Dori com Chico Buarque.
Álbum produzido por Marcelo Melo, engenheiro de som que trabalhou com a família Caymmi por cerca de 25 anos e que é pai de Maria Marcella, Dentro d'água é disco gravado sob direção musical do próprio Dori Caymmi.
Além de atuar como arranjador e de tocar o violão, instrumento condutor de faixas como Saudade do Rio (1994), Dori também canta cinco das 13 músicas do repertório sem ofuscar a soberania vocal de Maria Marcella – evidente, por exemplo, no primoroso remake de Saveiros, música de beleza ofuscada pelas vaias dirigidas a Nana Caymmi, intérprete que defendeu a composição em 1966 na primeira edição do Festival Internacional da canção (a voz de Dori entra somente no arremate da gravação de Maria Marcella, digna de antologia).
Com voz de soprano, tão afinada quanto límpida, a cantora transita com segurança por terras e águas do cancioneiro de Dori. E nisso reside o vício e a virtude do álbum Dentro d'água, cuja música-título foi lançada por Dori no álbum Setenta anos (2014).
Em bom português: Maria Marcella canta muito bem, mas jamais se arrisca no mergulho na obra de Dori, até porque quem conduz o barco é o próprio compositor, notório refratário às águas situadas fora da ilha da MPB.
A temperatura do canto da artista e dos arranjos jamais variam ao longo do disco. Dia de graça (2010), por exemplo, é música que pedia mais ênfase na percussão de Edgar Araújo para evocar com mais nitidez a tribal mistura de cores da festa vislumbrada pela letra onírica de Paulo César Pinheiro.
Como a seleção de repertório peca pelo excesso de músicas da parceria de Dori com Paulo César Pinheiro, há certa linearidade, perceptível também nos últimos álbuns de Dori, todos dedicados à parceria com Pinheiro – inclusive porque essa parceria em si soa por vezes repetitiva do ponto de vista melódico e temático, em que pese a beleza de canções como Sombra (2017) e Voz de mágoa (2017).
Feita essa ressalva, cabe mencionar que a intérprete consegue embutir no canto a melancolia que rege a poesia de letras como as de Delicadeza (2010) e De onde vens (1967), outro ponto alto do disco.
Enfim, Maria Marcella honra a obra de Dori Caymmi no mergulho de Dentro d'água com méritos vocais que credenciam a ótima cantora a correr maiores riscos fora dessa zona confortável em que se ambienta no segundo álbum de carreira fonográfica promissora." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 01.11.2020)


Temas

CD 1
01
Água do mar
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
02
De onde vens
Dorival Caymmi - Nelson Motta
03
Delicadeza
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
04
Dia de graça
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
05
Sombra
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
06
Saveiros
Dorival Caymmi - Nelson Motta
07
Saudade do Rio
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
08
Rio Amazonas
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
09
Fora de hora
Dori Caymmi - Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque)
10
Dentro d'água
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
11
Dança do tucano
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
12
Armadilhas de um romance
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro
13
Voz de mágoa
Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro