Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Será que você vai acreditar?

Fernanda Takai
Discos: Pop / MPB

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Deck
Estilo Pop / MPB
Año de Edición Original 2020

Más

Fernanda Takai (voz)

John Ulhoa (todos los instrumentos, arreglos)

Participación especial de: Virginie Boutaud (voz) y Maki Nomiya (voz).

Edición en formato Digipack.

"Em Corações vazios, balada de autoria de John Ulhoa, Fernanda Takai alerta – endurecendo sem perder a ternura condizente com o tom da canção – para a inutilidade da “santa estupidez” dos que levam a vida com arrogância. Adverte a cantora, pela letra do compositor, que essa prepotência dura somente até cair o mundo esvaziado dessas mentes e corações endurecidos, seja por fome, sede (até de amor) ou solidão.
Das 10 faixas do quarto álbum solo de estúdio da vocalista do Pato Fu, Será que você vai acreditar?, lançado em 10 de julho pela gravadora Deck, Corações vazios se impõe como um dos momentos mais interessantes deste disco idealizado e formatado em Belo Horizonte (MG) durante a pandemia do covid-19 com produção musical e arranjos de John Ulhoa.
O álbum de Takai resulta mais relevante quando a cantora expõe questões, melancolias e dilemas surgidos nesse momento turbulento atravessado pela humanidade.
Previamente apresentadas em singles, em maio e junho, as duas ótimas primeiras músicas do álbum – Terra plana (outra canção de John Ulhoa) e Não esqueça, título inédito em disco do cancioneiro do compositor gaúcho Nico Nicolaiewsky (1957 – 2014) – sinalizaram álbum alinhado com os dias de hoje, com um tempo de incertezas em que pais já em fase de maturidade se preocupam com os rumos dos filhos em mundo povoado pela insanidade das fake news e a insalubridade de vírus e ódios.
Nesse sentido, em que pese a aura “música de brinquedo” da faixa, a recriação fofa de One day in your life (Sam Brown III e Renée Armand, 1975), sucesso na voz do cantor Michael Jackson (1958 – 2009), se alinha com o tom do disco, soando como mais um recado afetuoso de pais para filhos, reforçados pela ciência de que Fernanda Takai e John Ulhoa são casados e vivem os mesmos dilemas existenciais de todos os pais de 2020.
A questão é que nem todas as faixas do álbum Será que você vai acreditar? se afinam com o espírito do disco. É inacreditável que, quase ao fim do álbum, apareça festiva faixa bilíngue, em português-japonês, de clima dance-pop-disco, Love song, gravada por Takai com Maki Nomiya, cantora japonesa revelada como integrante do duo Pizzicato Five (1985 – 2001). Maki é parceira de Takai e Ulhoa na composição.
Também cai mal o arranjo eletrônico que embota as intenções da canção O que ninguém diz, parceria (já em si pouco sedutora) de Takai com o poeta Climério. Nesse ambiente de sons sintetizados, o destaque fica com Who are you? (Fernanda Takai), faixa de arquitetura eletrônica que ultrapassa os cinco minutos.
Who are you? fecha o disco em inglês com abertura instrumental de um minuto e meio até que se ouve a voz de Takai em clima tão etéreo quanto sombrio, expondo perplexidade e procuras que reiteram as questões levantadas pelo álbum Será que você vai acreditar? ao longo das dez faixas.
E o que ninguém talvez vá dizer é que, nesse mosaico delicado de sentimentos, a regravação de Love is a losing game (Amy Winehouse, 2006), em clima de bossa eletrônica, funciona como lance errado de Takai em jogo de azar. Takai pode ter acertado ao baixar os tons de One day in your life, mas dilui toda a intensidade da balada de Amy Winehouse (1983 – 2011), cujo repertório perde a veemência se for cantado por intérpretes sem vozes incandescentes.
O que ninguém também deverá dizer é que, mesmo destilando desesperança afim com o tom deste momento turbulento do mundo, a lembrança de Não creio em mais nada (Totó, 1970), sucesso do cantor Paulo Sérgio (1944 – 1980) há 50 anos, soa meramente curiosa e moderninha, até porque Letrux já reviveu a canção recentemente em show com mais propriedade.
É também curioso notar que Takai se sai melhor nas músicas inéditas como a bonita balada O amor em tempos de cólera, composta e cantada em português com Virginie Boutaud, com evocações da chanson francesa, com a delicadeza que caracteriza a discografia solo de Fernanda Takai.
Tivesse resistido mais à tentação de abordar sucessos alheios, a cantora talvez estivesse apresentando um grande álbum solo – status quase alcançado por Será que você vai acreditar?, disco que, ainda assim, se impõe como um dos bons lançamentos deste insano ano de 2020." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 11.07.2020)

Temas

CD 1
01
Terra plana
John Ulhoa
02
Não esqueça
Nico Nocolaiewsky
03
Não creio em mais nada
Toto
04
One day in your life
Renée Armand - Samuel F. Brown III
05
O amor em tempos de cólera
Fernanda Takai - Virginie Boutaud
Fernanda Takai & Virginie Boutaud
06
Love is a losing game
Amy Winehouse
07
Corações vazios
John Ulhoa
08
O que ninguém diz
Fernanda Takai - Climério Ferreira
09
Love song
Fernanda Takai - John Ulhoa - Maki Nomiya
Fernanda Takai & Maki Nomiya
10
Who are you?
Fernanda Takai