Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Dragão dos olhos amarelos - Improvisos autobiográficos

Ana de Oliveira
Discos: Clásica

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Clásica
Año de Edición Original 2020
Instrumental

Más

Ana de Oliveira (violín solo)

Participación especial de: André Mehmari (piano).

Edición en formato Digipack.

"A violinista paulistana Ana de Oliveira está lançando seu primeiro álbum de violino solo. Radicada no Rio de Janeiro, a musicista, spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e integrante do renomado Trio Puelli, tem mais de três décadas de trabalhos na música brasileira e internacional. Agora ela se lança no desafio do primeiro projeto solo de sua carreira.
Com produção, direção e concepção da própria autora, dez das quinze faixas que compõe o disco foram criadas instantaneamente, em fevereiro último, no Estúdio Monteverdi, onde foi gravado, mixado e masterizado por André Mehmari.
Além das faixas autorias inéditas, o álbum  traz ainda no repertório Dodecafoniana I e II para violino solo, obra de Sérgio Ferraz dedicada à violinista; Cadenza, composição da violinista para a música “Eterna” de Egberto Gismonti em sua versão para solista e orquestra; Malinconia da segunda Sonata para violino Solo, de E. Ysaÿe, e Posso Chorar, com André Mehmari ao piano, uma faixa bônus inédita escrita por Hermeto Pascoal nos anos 80 e dedicada à violinista quando a conheceu na estreia de sua “Sinfonia em Quadrinhos” – na época, a artista tocava como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo.
“Este registro é a realização de um sonho de liberdade, uma viagem autobiográfica…As composições instantâneas que integram este trabalho são inspiradas em momentos, memórias, sentimentos de minha vida, que foram retratadas sob forma de Música… uma catarse e um ato de coragem de me expor visceralmente”, revela Ana de Oliveira." Cesar Monteiro (ambrosia.com.br, Diciembre 2020)

"A violinista brasileira é mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e graduou-se na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg, Alemanha, onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha. Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa e como camerista em importantes festivais, entre eles Montreux (Suíça), La Villette (França), Warschauer Herbst (Polônia), Donaueschingen (Alemanha), Campos do Jordão, MIMO, Festival Villa-Lobos.
No Brasil, desenvolveu uma carreira diversificada e abrangente atuando como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira durante uma década, criando e liderando vários grupos de câmera como primeiro violino, participando como solista e spalla em diversas gravações de música brasileira e trilhas sonoras, também exercendo a coordenação pedagógica do Festival MIMO.  Ana de Oliveira foi spalla da Camerata Rio Strings no festejado CD “Fantasia Brasileira” (Biscoito Fino) indicado ao Grammy em 2005. Realizou a primeira audição no Brasil de obras de importantes compositores como Mário Tavares, Egberto Gismonti, Benjamin Britten, Charles Ives, Carlos dos Santos, Clarice Assad, entre outros.
É violinista do Trio Puelli desde 2009, grupo de câmara dedicado à pesquisa e registro de obras dos séculos XX e XXI com o qual lançou três elogiados CDs, “Primma” e “3 Américas” e o mais recente dedicado a integral das obras para trio de Radamés Gnattali, lançado em 2018 pelo Selo SESC, eleito o melhor do ano pela votação popular da Revista Concerto. O grupo também está presente no Cd Música Nova (2016) lançado pelo Selo SESC em 2017.
Atua também como spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, lidera seu trio de cordas, atua em duo com o compositor e multi-instrumentista Sérgio Ferraz, com o qual lançou em 2019 o CD “Carta de Amor e Outras Histórias” muito elogiado pela crítica especializada, alem de exercer intensa atividade pedagógica."

Temas

CD 1
01
Dragão dos olhos amarelos - O desconhecido
Ana de Oliveira
03:37
02
Dragão dos olhos amarelos - Improviso bachiano
Ana de Oliveira
01:32
03
Dragão dos olhos amarelos - O confronto
Ana de Oliveira
01:48
04
Dragão dos olhos amarelos - Cy
Ana de Oliveira
04:46
05
Dragão dos olhos amarelos - Alemanha
Ana de Oliveira
02:35
06
Dragão dos olhos amarelos - Zweifel
Ana de Oliveira
03:39
07
Cadenza
Ana de Oliveira
02:16
08
Dodecafoniana I
Sérgio Ferraz
01:05
09
Dodecafoniana II
Sérgio Ferraz
01:33
10
Improvisos autobiográficos I
Ana de Oliveira
03:25
11
Improvisos autobiográficos II
Ana de Oliveira
03:51
12
Bartokiana
Ana de Oliveira
03:13
13
Improviso (para Antônio José Augusto)
Ana de Oliveira
03:04
14
Malinconia da Sonata nº 2
Eugène Ysaÿe
03:47
15
Posso chorar (bonus)
Hermeto Pascoal
Ana de Oliveira & André Mehmari
05:02