Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Hoje tem

Angélica Duarte
Discos: Pop / MPB

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello MCK
Estilo Pop / MPB
Año de Edición Original 2021

Más

Angélica Duarte (voz, guitarras, arreglos)

Eduardo Santana (trompeta), Joana Saraiva (saxo tenor, flauta), Antonio Neves (trombón), Christian Dias (guitarra eléctrica), Alana Alberg (bajo), Gabriel Loddo (batería), Renata Neves (violín).

Participación especial de: Letrux (voz), Juliana Linhares (voz).

Edición en formato Digipack.

"Em seu álbum de estreia “Hoje tem”, a cantora e compositora Angélica Duarte alcança uma maneira interessante e autêntica de narrar o universo feminino contemporâneo. Na verdade, ela vai além e faz uma série de questionamentos pessoais, políticos e sociais através de sua poesia, irreverência, atitude, sensualidade e uma sonzeira deliciosa nas dez faixas que compõem seu disco. Com produção de Lourenço Vasconcellos e da própria Angélica, “Hoje tem” traz participações especiais de Letrux e Juliana Linhares e chega nesta sexta às plataformas digitais.
Notoriamente, Angélica arquitetou toda a construção e execução das canções com capricho. Para a artista de 32 anos foi preciso uma grande dose de coragem para lançar seu primeiro trabalho autoral, e com os arranjos já prontos ela uniu uma banda de primeira que fala muito bem sua língua e trouxe uma narrativa moderna aliada a uma estética pop chique, presente tanto no resultado das músicas, quanto na capa criada pelo Movimento1989 através de foto de Nathalia Atayde.
Todas as composições foram feitas por Angélica. A única parceria é com Gabi Buarque em “Mais discreto” música que conta com a participação especial da cantora Juliana Linhares e ganhou um videoclipe lançado no mês passado. “Estou bastante contente com a carinha do disco. Parece de rock, mas são muito caminhos. Começa com uma música de quatro acordes, mais vibrante e depois vai ficando mais melancólico e complexo harmonicamente”, analisa a artista paulistana radicada no Rio de Janeiro.
Aliás, as andanças pelo Rio, cantando Caetano Veloso pelos bares e conhecendo de perto a MPB carioca está muito presente em “Hoje tem”. Assim como a guitarra, que a estudante de arranjos da UNIRIO voltou a tocar no período de construção deste álbum. “Foi fundamental esse retorno à minha adolescência indie, quando eu escutava Pink Floyd, Pj Harvey e Radiohead. Acho que a MPB tem se rendido à força e sonoridade do rock e vejo isso bem presente do meu disco. Ficou com a cara do rock e da MPB anos 70”, opina.
A cantora enxerga o universo feminino como tema central do disco. “Aliás, a faixa-título é um desabafo sobre o que é ser uma mulher na nossa sociedade, para mim e para tantas outras que sofrem coisas que eu jamais poderia imaginar”, conta. “Essa ideia de sermos a cuidadora, o sexo frágil, o pedaço de carne está longe de ser extinta. Por isso é importante falar de autonomia na sua vida sexual, valorização de si mesma e questionar até quando nós mulheres iremos nos moldar a desejos e padrões que não são nossos”, defende.
Para ela, “Hoje tem” é sobre existir e resistir. “Vivemos um momento difícil, a situação política é triste e precisamos recorrer às nossas alegrias que muitas vezes estão só na memória. A música está aqui pra lembrar porque a gente tem orgulho de ser brasileiro e gosta tanto de ter nascido aqui. Meu desejo é que num futuro não tão distante a gente possa fazer shows porque aí é que a magia acontece de verdade”, torce.
Enquanto a artista não mostra toda visceralidade nos palcos, ouvir “Hoje tem” é um alento. Uma mistura de rock, pop e mpb cantada com um timbre suave e um sotaque paulistano arrebatador. Em sua estreia, Angélica Duarte já mostra que veio para ficar e para ir além dos tempos cantando o seu agora." Noticias da Bahia (20.08.2021)

Temas

CD 1
01
Coisa bicho
Angélica Duarte
02
Rio
Angélica Duarte
03
Hoje tem
Angélica Duarte
04
Mais discreto
Gabi Buarque - Angélica Duarte
Angélica Duarte & Juliana Linhares
05
Música infantil para adultos
Angélica Duarte
Angélica Duarte & Letrux
06
Pakera fraka
Angélica Duarte
07
Razão
Angélica Duarte
08
Minha dança
Angélica Duarte
09
Romance
Angélica Duarte
10
Sorte
Angélica Duarte