Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Romantic lovers - Sparkling guitars from Paulinho Guitarra

Paulinho Guitarra
Discos: Pop / Easy listening

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Very Cool Music
Estilo Pop / Easy listening
Año de Edición Original 2012
Instrumental

Más

Paulinho Guitarra (guitarras, bajo, teclados, percusión, arreglos, producción)

Augusto Feres (batería, efectos, bajo, guitarra eléctrica), Otavio Rocha (guitarra slide, en "Blues for y'all")

"Quarto disco solo de Paulinho Guitarra, instrumentista há quatro décadas que empresta seu talento para cantores famosos como Tim Maia, Cazuza, Marina Lima, Claudio Zoli e, atualmente, Ed Motta.
Referência para a nova geração de guitarristas, neste novo álbum Paulinho Guitarra apresenta um surpreendente trabalho autoral e instrumental, onde toca praticamente tudo, revirando suas ricas referências musicais, num coquetel que vai da surf music instrumental do início dos anos 60 (The Ventures) ao jazz de John Coltrane e Miles Davis, passando por Beatles, Stones, Steely Dan, Hendrix, Mancini, Ed Motta e Quincy Jones."

"Esse é um disco com poucos e curtos solos. Apenas lampejos (daí o termo "Sparkling guitars"). Um disco instrumental não virtuosístico, bem simples e com músicas fáceis de cantar e com durações curtas. Não é um disco para apenas músicos curtirem, mas (e mais) para todos. Minha intenção é mostrarmais as idéias do que a própria realização delas. É um disco, como diz o título, de amor, feito em homenagem à minha amada mulher. E feito em casa, de chinelinho e pijaminha." Paulinho Guitarra

"Em 1991 ouvi o disco “Paulinho Guitarra” (Niterói Discos), sendo uma agradável surpresa constatar o talento daquele jovem promissor que demonstrava reunir todos os requisitos para afirmar-se como um dos maiores guitarristas do país. O tempo só fez confirmar minha previsão. Além do seu talento como instrumentista, também indicava ser um compositor de futuro. Suas composições refletiam seu bom gosto, sua personalidade, criatividade e inata percepção do material musical temático como arranjador de mão cheia. Paulinho tocou com a Banda Black Rio, Tim Maia, Cassiano, Cazuza e outros, que contribuíram para pavimentar seu caminho na música. “The Very, Very Cool Band”, seu segundo CD, e “Trans Space”, o terceiro, guindaram-no à posição de destaque que alcançou com destaque.
"Romantic Lovers”, lançado pelo selo de Paulinho, aumenta consideravelmente a perspectiva de um novo triunfo sob todos os aspectos. Nele Paulinho documentou um notável revival da época do rock-pop-jazz dos anos 60 em suas composições com elementos que afirma “contêm fragmentos e lembranças desde o início da sua carreira, referências e citações dos Beatles, Ventures, Rolling Stones, John Coltrane, Steely Dan, Miles Davis, Jimmy Hendrix, Ed Motta e a Surf Music dos anos 60″, ou seja, um panorama efervescente de um período em que as novidades na música surgiam a cada dia. A instrumentação selecionada por Paulinho para esta aventura musical inclui Guitarra slides, baixo, guitarra midi para emular sons de vibrafone, baixo com fuzz, órgão e piano elétrico com contribuições do assistente Augusto Feres (bateria).
Nas notas do encarte o jornalista e crítico musical Antonio Carlos Miguel afirma apropriadamente que “ROMANTIC LOVERS soa como um filme de uma viagem pelo universo sonoro”. As 12 músicas do repertório são composições e arranjos de Paulinho, exceto “Ela é alucicrazy”, uma parceria dele com  Augusto Feres.  
A música-título é uma melodia exposta com contrapontos de guitarra e vibrafone. “Bed Company” é interpretada com solo de vibrafone. “Blues for Yal”, levada no clima do grupo Cream, homenageia o convidado Otavio Rocha, guitarrista do Blues Etílico que está presente na gravação.
O título “Alô Doçura”, nome de um famoso programa de TV dos anos 60, é um rock no clima dos grupos Crosby, Stills E Nash/ Rolling Stones, com solo do guitarrista dos Ventures! “Os sintônicos” revive os sons do clássico “Bitches Brew”, de Miles Davis. “Baby Doll”, um blues com contraponto entre guitarra e vibrafone, considerado por Paulinho “um tema de amor”.
“Tum De Tum De…” é a segunda parte do samba “Sambatuta”, de Paulinho. “One for Chicchi”, dedicado a uma jovem guitarrista japonesa, fã dos The Ventures, assim como Paulinho. O medley “Boa Noite Cinderela/Acorda Amorzinho”, encerra o CD “reconstituindo musicalmente uma aventura mal sucedida numa noite confusa”." José Domingos Raffaelli (30.04.2020)

Temas

CD 1
01
Bed company
Paulinho Guitarra
02
Romantic lovers
Paulinho Guitarra
03
Hoje a minha gatinha disse miau!
Paulinho Guitarra
04
La reina del mérito
Paulinho Guitarra
05
Alô doçura
Paulinho Guitarra
06
Os sintônicos
Paulinho Guitarra
07
Baby doll
Paulinho Guitarra
08
Ela é alucicrazy!
Paulinho Guitarra
09
Tum de tum de tum...
Paulinho Guitarra
10
One for Chicchi
Paulinho Guitarra
11
Medley: Boa noite Cinderela / Acorda, amorzinho!
Paulinho Guitarra
12
Blues for y'all
Paulinho Guitarra