Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Vinda boa

Instrumental Picumã & Arismar do Espírito Santo
Discos: Jazz

Disponible

16,62 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2021
Instrumental

Más

Arismar do Espírito Santo (piano, guitarras, batería, contrabajo)

Instrumental Picumã: Texo Cabral (flauta), Paulinho Goulart (acordeón), Matheus Alves (guitarras), Miguel Tejera (contrabajo, bajo eléctrico), Bruno Coelho (percusión).

Edición en formato Digipack.

En su segundo álbum, el grupo riosulgrandense, que combina jazz y choro con diversos ritmos latinoamericanas (salsa, milonga, chacarera, candombe, tango,...) invita al gran multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo (Santos, São Paulo, 1956) , que también aporta la mayor parte del repertorio. Es excelente jazz brasileño con personalidad y dinamismo.

"Em outubro de 2013, cinco músicos atuantes no cenário musical do Rio Grande do Sul reúnem-se em uma nova proposta instrumental, para compartilhar suas ideias e experiências musicais, adquiridas em longo tempo acompanhando e produzindo
cantores e grupos musicais em espetáculos, gravações e festivais nativistas da região sul do Brasil.
Formam então o “Instrumental Picumã”, cuja proposta consiste em retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de outras culturas vizinhas ao estado do extremo sul brasileiro. O grupo formado por: Paulinho Goulart no acordeon, Matheus
Alves no violão, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo e Bruno Coelho na percussão; busca valorizar a sonoridade típica da música regional, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da sonoridade afro-brasileira. No repertório, composições autorais, além de releituras de compositores brasileiros e latinoamericanos.
“Picumã é como os gaúchos se referem à fuligem. A palavra tem origem indígena e representa aquela camada preta que se forma em chaminés e telhados devido à fumaça de fogões a lenha e fogos de chão. Picumã representa, portanto, o fogo que aquece a água pro mate, que assa a carne, e ao redor do qual o gaúcho se reúne e se aquece durante o rigoroso inverno do Rio Grande do Sul.”
Paulinho Goulart: Acordeonista, produtor musical e arranjador. Natural de Uruguaiana (RS) iniciou sua carreira musical aos 12 anos de idade, iniciado e influenciado pela raiz musical de sua família e desde então percorre os mais diferentes estilos musicais.
Texo Cabral: Natural da cidade de Cachoeira do Sul, flautista , veio para Porto Alegre na década de 70 com o grupo “Santa Preguiça”. A partir da década de 80 começou a fazer parte do movimento dos festivais de música nativista no Rio Grande do Sul.
Matheus Alves: Natural de São Gabriel, é instrumentista, arranjador e produtor. Tendo seu primeiro contato com a música regional, logo começou a estudar e atuar em outros gêneros musicais, absorvendo distintas influências que desenvolveram seu estilo único e peculiar de tocar.
Miguel Tejera: O contrabaixista Miguel Tejera é natural de Rivera, Uruguai, e reside no Brasil desde 2001. Aperfeiçoou-se no seu instrumento com os músicos uruguaios Popo Romano e Daniel Jacques, no TUMP (Taller Uruguayo de Música Popular).
Bruno Coelho: Aos 13 anos de idade obteve seu primeiro contato com instrumentos de percussão, iniciando-se assim a vivência musical e estudos de técnicas e ritmos em geral. Aos 21 anos, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade IPA Metodista, dando-lhe conhecimentos técnicos para ingressar na área de professor de música, ministrando aulas particulares e em grupo." Fartura (19.10.2021)

Temas

CD 1
01
Milonga flachiana
Arismar do Espírito Santo
07:01
02
Café 74
Matheus Alves
09:12
03
Salve os sons
Arismar do Espírito Santo
07:43
04
Sem violência
Arismar do Espírito Santo
10:49
05
Bem vindo
Arismar do Espírito Santo
07:01
06
Eniteamo - Piano solo
Arismar do Espírito Santo
Arismar do Espírito Santo
01:39
07
Ares y mar
Matheus Alves
07:03
08
Alô Nenê
Arismar do Espírito Santo
02:23
09
Tema nº 1
Matheus Alves
05:41
10
Latinindo
Arismar do Espírito Santo
07:29
11
Tabacudo no sete
Leandro Rodrigues
06:15