Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Cavaquinho só

Carlos Chaves
Discos: MPB

Próximamente disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo MPB
Año de Edición Original 2021
Instrumental

Más

Carlos Chaves (cavaquinho solo)

Edición en formato Digipack.

Precioso segundo álbum solo del guitarrista y cavaquinista niteroense, compositor y arreglista, miembro fundador del cuarteto Maogani y cavaquinista del bloco Monobloco desde 2007. Original y delicadísimo, el disco fue concebido durante la cuarentena del covid-19, en su retiro de Teresópolis, al norte de Rio de Janeiro. Allí compuso los temas, que grabó en video y subió a las redes sociales con la intención de, a través de la música, ayudar a las personas que tenían que quedarse en casa por la pandemia. El proyecto "Cavaquinho solo" se completa con otro CD "Acalantos de um cavaquinho" y un libro de partituras.

"Carlos Chaves, violonista do Quarteto Maogani e cavaquinista do Monobloco, dedicou-se a compor durante a pandemia do Covid-19. Isolado em sua casa, ele compôs principalmente para o cavaquinho como solista, desenvolvendo uma linguagem ainda pouco explorada para o instrumento.
Dessas composições nasceu o projeto Cavaquinho Solo, no qual estão incuídos os CDs Cavaquinho Só e Acalantos de um cavaquinho, além de um álbum de partituras com todas as músicas presentes nos CDs.
No álbum Cavaquinho Só, Carlos Chaves passeia por diversos ritmos da música brasileira. Choro, Xote, Baião, Valsa, Fado, entre outros, estão presentes em composições que são dedicadas a amigos e ídolos. A única música que não é autoral é Odeon, de Ernesto Nazareth, que recebeu um belo arranjo de Carlos Chaves.
No encarte, Luciana Rabello, uma das homenageadas no CD, escreveu:
“O cavaquinho brasileiro, instrumento tão tradicional quanto popular, ganha um belo presente desse violonista, compositor e professor, meu amigo Carlos Chaves.
Conheci o talento desse craque nos discos e shows do Quarteto Maogani, conjunto que se destaca na música instrumental contemporânea pelo belo repertório, arranjos originais e acabamento irretocável das interpretações. Ali ouvimos Carlinhos no violão requinto – que já indica uma boa chance de se apaixonar pelo cavaquinho, pois tem funções semelhantes, ocupando a região mais aguda nas formações de conjuntos de cordas dedilhadas.
Uma característica que se destaca em todo o belíssimo repertório autoral desse álbum são os solos que integram melodia e harmonia, com refinamento e elegância ímpares, recurso ainda pouco explorado na literatura do instrumento. Dessa forma, Carlinhos escreve seu nome com tinta de ouro no repertório do cavaquinho brasileiro. Coisa boa!”

Temas

CD 1
01
Serena (para Mari)
Carlos Chaves
02
Xote pro Geraldo (para Geraldo Azevedo)
Carlos Chaves
03
Flavinha (para minha irmã Flávia)
Carlos Chaves
04
Mantra para Erika (para Erika Mendonça)
Carlos Chaves
05
Fado para Patrícia (para Patrícia Sá Rego)
Carlos Chaves
06
Salgueirinho (para Leandro Salgueirinho)
Carlos Chaves
07
Polca para Dani (para Danielle Latgé)
Carlos Chaves
08
Valsa para Luciana (para Luciana Marinho)
Carlos Chaves
09
Saideira com Angelo (para Angelo Souza)
Carlos Chaves
10
Olhar de Luciana (para Luciana Rabello)
Carlos Chaves
11
Odeon
Ernesto Nazareth
12
Cristalina (para Cristina Chaves)
Carlos Chaves