Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Robalo nenhum (Ed. Jpn)

Sylvio Fraga
Discos: MPB

Disponible

37,31 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Rocinante / Think! Records
Estilo MPB
Año de Edición Original 2022

Más

Sylvio Fraga (voz, guitarra acústica)

José Arimatéa (trompeta, flugelhorn, arreglos), Marlon Sette (trombón, producción), Reinaldo Seabra (trombón bajo), Marcelo Galter (piano, piano eléctrico, sintetizador, armonio, bajo sint.), Bernardo Ramos (guitarra eléctrica, arreglos, producción), Bruno Aguilar (contrabajo), Felipe Continentino (batería), Luizinho do Jêje, Reinaldo Boaventura y Durval Pereira (percusión).

"Quarto disco do melodista-poeta-letrista-cantor carioca (ex-diretor do Museu Antônio Parreiras, em Niteró e idealizador e diretor artístico do selo discográfico Rocinante). Nele, a percussividade afro-baiana que Letieres legara ao som do carioca no ábum anterior (Canção da cabra (2019)) já está plenamente incorporada, “dando chão de terreiro para a liberdade sem gravidade de compasso, sem gravidade de discurso”, como o crítico Leonardo Lichote registrou na contracapa.
O que singulariza a música do compositor e poeta, Sylvio Fraga  é, em grande medida, o modo como traduz formas e dicções aprendidas nos pintores e escritores que ama.
No álbum de estreia, Rosto (2012), já estavam delineados traços estilísticos que se radicalizaram ainda mais em Cigarra no trovão (2015): as amplas seções instrumentais espraiadas entre os versos, a imprevisibilidade das claves rítmicas e o frescor jazzístico das bandas – em Rosto um trio; em Cigarra um quinteto que aliás logo cai na estrada.
Foram vinte as cidades do Rio, de São Paulo e Minas, que viram o baixista Bruno Aguillar, o trompetista José Arimatéa, o pianista Lucas Cypriano e o baterista Mac William Caetano tocando com Sylvio sobre um caminhão-palco…
Acompanhar os passos fonográficos desse carioca é também experimentar o progressivo adensamento textural de sua música. No primeiro disco que ele gravou na Rocinante, Canção da cabra (2019), a organicidade da banda – reforçada por Bernardo Ramos na guitarra – e as orquestrações de Letieres Leite se amalgamaram tanto que os créditos acabaram sendo divididos com o arranjador.
Letieres afirmou na ocasião: “o trabalho de Sylvio é um dos que mais me encantam hoje no Brasil. Esse disco traz uma contribuição importante ao avanço e às possibilidades da canção.” Impressionado pelas claves rítmicas propostas pelo cancionista – irredutíveis à simetria pressuposta pelo sistema eurocêntrico de escrita musical –, o grande maestro baiano o definia como “um compositor ímpar”.
Tal “imparidade” é abordada em outros termos pela compositora e cantora Joyce na contracapa de Canção da cabra: “a música de Sylvio Fraga, assim como sua poesia, tem arestas, asperezas, voos aéreos e noturnos entre Sicília e Andaluzia, aterrissagens no chão de Minas ou no nordeste brasileiro”.
Embora seja mestre em poesia pela New York University, autor dos livros Entre árvores (selecionado por Armando Freitas Filho para a editora Bem-Te-Vi, 2011), Cardume (7 Letras, 2015, considerado por Antonio Cicero “um dos melhores livros de poesia contemporânea”) e Quero-Quero na Várzea (Todavia, 2022, no prelo), organizador e tradutor da coletânea O andar ao lado: três novos poetas norte americanos (7 Letras, 2012) e letrista de boa parte de suas canções, Sylvio quando compõe em parceria provavelmente será o melodista. Tende a ser assim com Pedro Carneiro (nome civil do Vovô Bebê) e tem sido sempre assim com Eucanaã Ferraz e Thiago Amud, seu parceiro mais frequente."

Temas

CD 1
01
Mini-dilúvio
Sylvio Fraga - Thiago Amud
03:00
02
Um baobá e eu
Sylvio Fraga - Marcelo Galter - Thiago Amud
03:26
03
Retrato de uma proletária
Sylvio Fraga
02:57
04
Igbadu
Sylvio Fraga - Thiago Amud
04:28
05
Ajambrada
Sylvio Fraga - Thiago Amud
02:20
06
Conversa com uma gambá
Sylvio Fraga
02:07
07
Lua verde
Sylvio Fraga
02:39
08
73 de janeiro
Sylvio Fraga
03:30
09
Robalo nenhum
Sylvio Fraga
02:00
10
Concerto campestre
Sylvio Fraga
02:54
11
Bodocó
Sylvio Fraga - Fabrício Corsaletti
01:55
12
Fala do quê
Sylvio Fraga - Luizinho do Jêje - Thiago Amud
Sylvio Fraga & Luizinho do Jêje
03:19