Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Macramê

André Siqueira & Natália Lepri
Discos: MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Kuarup
Estilo MPB
Año de Edición Original 2022

Más

Natália Lepri (voz), André Siqueira (guitarra acústica, viola caipira, flauta, voz)

André Vercelino (percusión).

Edición en formato Digipack.

"O álbum Macramê surgiu do diálogo musical criativo e constante dos artistas. O duo formado por Natália Lepri (voz) e André Siqueira (violão, violão barítono, viola caipira e flauta contralto), traz em sua textura o conceito do contraponto, linha versus linha, ponto contra ponto, como princípio criador. O formato camerístico e a opção de utilizar os instrumentos alinhavando linhas melódicas, além do acompanhamento harmônico tradicional, geram texturas pouco ouvidas neste formato de violão e voz.
O nome, Macramê, traz em seu bojo a essência musical do trabalho, no qual a alusão a este tipo de artesanato, técnica de tecelagem manual com uso de nós, originalmente usada para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas e toalhas, é transportada para a sonoridade, gerando as diferentes tessituras, por vezes sofisticadas e intrincadas, mas também simples e rústicas, rurais e bucólicas, como os trabalhos gerados pelo método do macramê. Assim, a escolha de gerá-las vem acompanhada, também, da seleção de um repertório que passeia entre a brasilidade alicerçada na cultura popular, como no caso das canções Leilão (Hekel Tavares e Joraci Camargo), Tamba–Tajá (Waldemar Henrique) ou no refinamento harmônico de Poeira Morena (Nelson Agres) e Auto–Retrato (Egberto Gismonti), além de um flerte com gêneros latino-americanos como zamba e huaino, em La Pornefia e Los 3 Deseos de Siempre. Alguns clássicos, como Paixão e Fé (Tavinho Moura e Fernando Brant, imortalizado na voz de Milton Nascimento no genial e já cinquentenário álbum Clube da Esquina) ganha uma versão que busca a valorização do texto a partir de diferentes fluxos do violão e da voz. Outras versões que merecem destaque são de Idade da Televisão e Sonora Garoa, do cantor, compositor e artista plástico Passoca.
Antes de entrarem no estúdio-escola da FATEC, em Tatuí (SP) para gravar Macramê, o multi-instrumentista e compositor André Siqueira virou-se para a cantora Natália Lepri e a aconselhou: deixa o silêncio acontecer. O repertório, capaz de inserir a brasilidade no contexto latino-americano, sustenta-se por si, mas Natália Lepri e André Siqueira questionam, procuram, investigam, descobrem. Dessa forma, o álbum ganhou qualidade orgânica, cheia de improvisos, que exigiu um registro capaz de retratar essa plenitude expressiva. A saída foi gravar ao vivo em um estúdio público dotado de equipamentos de ponta, na própria FATEC. As 13 canções foram registradas em dois dias com a espontaneidade dos concertos ao vivo. Natália e André livram-se dos lugares estabelecidos e confortáveis para alçar voo, costurando um tecido melódico delicado e criativo, imprimindo as digitais do duo em canções intensas e reveladoras."

Natalia Lepri, cantora, atriz, preparadora vocal e professora de técnica vocal, graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é mestranda na área de performance musical pela Universidade Estadual de Maringá. É, também, sócia-fundadora da Escola de Música Canto da Lira, espaço com ênfase no estudo da música popular brasileira situada em Londrina (PR). Além das aulas, é cantora e atriz do projeto infantil Bichos Cores e Outros Amores com disco lançado em 2015.

Compositor, arranjador e multi-instrumentista, André Siqueira (Palmital, SP) é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É graduado em música pela UEL, onde leciona desde 2008 na área de Linguagem e Estruturação Musical (percepção, harmonia, arranjo e música e tecnologia) e violão. É autor do livro Giacinto Sceisi: Improvisação, Orientalismo e Escritura, além de coordenador do projeto de extensão Cordas Brasileiras: violão e outras cordas dedilhadas, desde 2018. Possui cinco álbuns gravados: Lithos (2001); Afternoon Improvisations Contemporary Music for 2 Guitars, em parceira com o violonista Camilo Carrara (2014); Catamarã (2016), com apresentação do renomado músico Egberto Gismonti; Solo (2019) no qual apresenta arranjos de clássicos da música brasileira para violão e violão barítono; e Da Outra Margem: André Siqueira Visita Toninho Ferragutti (2021), com arranjos das composições de Ferragutti, criadas no acordeon, para violão solo.

Temas

CD 1
01
Elmo de São Jorge
Gabriel Cavalcante - Roberto Didio
02
Autoretrato
Egberto Gismonti - Geraldo Carneiro
03
La pomeña
Gustavo "Cuchi" Leguizamón - Manuel José Castilla
04
Paixão e fé
Tavinho Moura - Fernando Brant
05
Vozear
André Siqueira
06
Galho de goiabeira
Raphael Rabello - Aldir Blanc
07
Los tres deseos de siempre
Carlos Enrique Aguirre
08
Idade da televisão / Sonora garoa
Pasoca
09
Poeira morena
Nelson Ayres - Rodolfo Stroeter
10
Leilão
Hekel Tavares - Joracy Camargo
11
Voz
Sérgio Santos - Paulo César Pinheiro
12
Ramo de delírios
Guinga - Aldir Blanc
13
Tamba-tajá
Waldemar Henrique