Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Tupã-rá

The Baggios
Discos: Rock-Pop

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Toca Discos
Estilo Rock-Pop
Año de Edición Original 2021

Más

The Baggios: Júlio Andrade (voz, guitarra eléctrica, bajo, programaciones, producción), Rafael Ramos (piano, órgano, teclados, bajo, voz), Gabriel Perninha (batería).

André Lima (trompeta), Mario Augusto (saxo), Jeovane Lima (trombón), Rodrigo Pacato (percusión), Duardo Costa y Germano Montes (coros).

Participación especial de: Cátia de França (voz), Chico César (voz) y Siba Veloso (voz, rabeca).

Edición en formato Digipack.

"Quinto álbum de estúdio do trio The Baggios, Tupã-Rá expande o território musical deste grupo sergipano, hábil na conexão do blues-rock norte-americano com a rítmica arretada da música do nordeste do Brasil.
A batida de samba que embasa Espelho negro (Júlio Andrade) – sem diluir a incisiva pegada do power trio formado por Gabriel Perninha (bateria), Júlio Andrade (voz e guitarra) e Rafael Ramos (piano, órgão e baixo) – exemplifica a disposição do grupo The Baggios para entrar em outras rodas com Tupã-Rá sem perda da contundência do discurso que, no caso da letra de Espelho negro, reflete sobre a injustiça que vitima o povo preto e pobre do Brasil.
Na abertura de Tupá-Rá, disco gravado entre março e julho de 2021 em estúdios de Aracaju (SE) com produção musical capitaneada por Júlio Andrade, a faixa Chegança (Júlio Andrade) cai em suingue que remete à música tradicional da Etiópia, erguendo ponte entre a África e o nordeste do Brasil.
No caso, a inspiração de Chegança é manifestação popular de São Cristóvão, cuja dança representa antigo embate entre os mouros, vindos do norte da África, e os cristãos que habitavam o nordeste brasileiro.
A propósito, por mais que se espraie por outras latitudes, Tupã-Rá é álbum enraizado no sertão nordestino, como já sinalizara em maio o primeiro single, Baggios encontra Siba (Júlio Andrade e Siba Veloso), acelerada música de título autoexplicativo que efetivamente junta o trio com o cantor e compositor pernambucano Siba Veloso, artista projetado nos anos 1990 como guitarrista e rabequeiro da banda Mestre Ambrósio, cujo som ecoa em Tupã-Rá.
Mais reconhecível na discografia da banda, a incisiva pegada roqueira de Barra pesada (Júlio Andrade e Chico César) embute repente, as vozes dos paraibanos Chico César e Cátia de França e a aguda consciência da fratura social que aniquila o povo brasileiro em inglória luta de classes. Barra pesada é o maior destaque da safra autoral dos Baggios em 2021.
Já o coro de Avia menino! (Júlio Andrade) remete de longe ao canto das benzedeiras que povoam a região nordeste. A faixa dura pouco mais de um minuto.
Após pistas dadas por quatro singles, entre eles Clareia trevas (apresentado em julho com música de Júlio Andrade) e Deixa raiar (lançado em setembro com outra composição de Júlio Andrade), o álbum Tupã-Rá chega ao mundo digital na quinta-feira, 4 de novembro, em edição do selo Toca Discos distribuída via Altafonte, com capa que expõe esculturas de Marlon Delano em foto de Marcelinho Hora.
Apresentado como o último título de trilogia formada pelos álbuns Brutown (2016) e Vulcão (2018), Tupã-Rá mantém afiada a pegada sonora do trio ao longo das 12 músicas do disco.
A coesão do som fica clara na roqueira Senhor dos passos (Júlio Andrade) e na solar Sun rá (Júlio Andrade), mas o trio ameniza o tom do discurso em músicas como Digaê! (Julio Andrade, Gabriel Perninha, Rafael Ramos), faixa em que o grupo deixa a politização momentaneamente de lado para esboçar afago fraterno em tempos de isolamento.
A intenção é boa e louvável no momento delicado da humanidade, mas é quando o som fica tão pesado quanto o discurso que o trio The Baggios mais se ilumina no álbum Tupã-Rá." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 03.11.2021)

Temas

CD 1
01
A chegança
Julio Andrade
02
Avia menino!
Julio Andrade
03
Barra pesada
Julio Andrade - Chico César
The Baggios, Cátia de França & Chico César
04
Cura-taio
Julio Andrade
05
Espelho negro
Julio Andrade
06
Clareia trevas
Julio Andrade
07
Baggios encontra Siba
Julio Andrade - Siba Veloso
The Baggios & Siba
08
Deixa raiar
Julio Andrade
09
Senhor dos passos
Julio Andrade
10
Chuva
Julio Andrade - Gabriel Perninha
11
Digaê!
Julio Andrade - Rafael Ramos - Gabriel Perninha
12
Sun Rá
Julio Andrade