Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sarau Tupynambá

Hercules Gomes
Discos: Choro / MPB

Disponible

18,49 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Choro / MPB
Año de Edición Original 2022
Instrumental

Más

Hercules Gomes (piano solo, arreglos)

Edición en funda de cartón (cardboard sleeve).

Cuarto disco del excelente pianista 'capixaba' (gentilicio de los originarios del Estado de Espírito Santo) Hercules Gomes (Vitória, Espírito Santo, 1980) en el que homenajea al pianista y compositor paulista Marcello Tupynambá, pseudónimo artístico de Fernando Álvares Lobo (Tietê, SP, 1989), considerado, junto a Ernesto nazareth, Chiquinha Gonzaga y Pixinguinha, como uno de los padres de la música popular brasileña.

"Em 2014 recebi um convite para participar de um show em comemoração aos 125 anos de nascimento de Marcello Tupynambá. Mesmo sem ainda conhecer a vida e a obra do compositor aceitei o convite e comecei a escolher as músicas para tocar. Fiquei surpreso ao descobrir aquelas músicas tão melodicamente ricas e brasileiras! Foi ai que fiz 4 arranjos que eu apresentaria naquela ocasião e que também me acompanhariam no repertório por anos. Entretanto, oficialmente eu nunca gravei esses arranjos. E foi aí que tive a idéia de fazer esse registro.
Marcello Tupynambá era o pseudônimo de Fernando Álvares Lobo. Nascido na cidade de Tietê (SP) no dia 29 de maio de 1889, ele foi ao lado de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha, fundamental na edificação de um estilo de composição que se tornaria paradigma na identificação de uma música verdadeiramente nacional. Reverenciado por artistas como Villa-Lobos e Oswald de Andrade, era classificado pelo compositor francês Darius Milhaud como "uma das glórias e jóias da arte brasileira". E era classificado por Mário de Andrade "entre os nossos melodistas de nome conhecido, o mais original e perfeito.” Compôs mais de trezentas obras entre canções para canto e piano ou piano solo, incluindo outros gêneros como operetas, bailados, corais e quartetos de corda. E suas músicas exerceram enorme influência no gosto popular entre as décadas de 1910 e 1930 tendo inclusive recebido mais de 200 gravações entre 1913 e os dias de hoje por intérpretes como Pixinguinha, Francisco Alves, Inezita Barroso, Guiomar Novaes e Eudóxia de Barros. Apesar de tudo isso, a obra de Marcello Tupynambá ainda é pouquíssimo conhecida hoje em dia... é por isso que a ideia desse projeto é também de resgate com uma nova roupagem da música desse importante compositor brasileiro." Hercules Gomes

Temas

CD 1
01
Pierrot
Marcello Tupynambá
04:26
02
Até a volta
Marcello Tupynambá
03:56
03
Viola cantadêra
Marcello Tupynambá
03:19
04
Coração
Marcello Tupynambá - Capitão Furtado
05:03
05
Capitão Bacamarte
Hercules Gomes
01:29
06
De frente pro crime
João Bosco - Aldir Blanc
03:06
07
Estudo de choro em moto-contínuo nº 1
Hercules Gomes
01:00
08
Estudo de choro em moto-contínuo nº 2
Hercules Gomes
01:26
09
Estudo de choro em moto-contínuo nº 3
Hercules Gomes
01:48
10
Valsarola para Ernesto Nazareth
Hercules Gomes
05:06
11
Sururu na cidade
Zequinha de Abreu
02:26
12
Toada nº 2
Hercules Gomes
02:40