Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Mar anterior

Grupo Anima
Discos: Armorial (Folclore brasileño / Medieval ibérica)

Disponible

20,38 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Sesc SP
Estilo Armorial (Folclore brasileño / Medieval ibérica)
Año de Edición Original 2020

Más

Grupo Anima: Valeria Hugo Pieri (voz), Bittar (flauta), Luiz Fiaminghi (rabeca), Silvia Ricardino (arpa medieval), Gisela Nogueira (viola de arame), Paulo Dias (percusión).

Participación especial de: Ogá Leandro Perez (percusión).

Presentado encartado en libro con textos del medievalista portugués Manuel Pedro Ferreira y con comentarios de las canciones de Leandro Perez, Luiz Fiaminghi, Paulo Dias y Valeria Bittar sobre el encuentro de las cantigas y danzas ibéricas de la Edad Media con la música de los pueblos conquistados y apartados de sus orígnes, en especial de los pueblos africanos esclavizados. Edición bilingüe, en portugués y en inglés (112 páginas, 14 x 12,5 cm), ilustrada en color, con obras de la artista plástica Rosana Paulino y fotos de Daniel Bittar.

"Ao celebrar 30 anos, o Grupo Anima de música de câmara brasileira apresenta a montagem do projeto pluridisciplinar Mar anterior (...) O CD é o terceiro da série Imaginário Sonoro Brasileiro, tríptico idealizado pelo Anima e realizado pelo Selo SESC SP, que teve início em 2010 com o espetáculo e CD Donzela Guerreira e o CD Encantaria (2017). Mar Anterior transita sonoramente entre a poética de cantigas de orixás em língua Iorubá e a poesia medieval ibérica. Seu ponto nevrálgico é a saudade a partir da diáspora africana, do trauma e do esquecimento. Junto das embarcações construídas com os pinheiros de Leiria (Portugal), plantados por Dom Dinis, ainda na Idade Média, o repertório inédito parte das 7 cantigas de amigo escritas por este rei trovador, consideradas o marco inaugural dos cantares lusos da saudade, encontradas em fragmentos em 1990 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa). Anima propõe uma leitura crítica através de arranjos que fazem emergir destes fragmentos, linhas-guias das cantigas dos orixás de rituais do candomblé, recolhidas por Camargo Guarnieri em 1937, em Salvador. Os arranjos foram criados coletivamente entre os integrantes do Grupo em seus Laboratórios de Arranjos Coletivos, prática que acompanha o grupo Anima nesses 30 anos, bem como por os compositores convidados Liduíno Pitombeira e Acácio Piedade.
Nestes arranjos foram destacados a polirritmia e a polimetria dos tambores dos orixás, confrontando e entrecruzando danças e cantigas da Idade Média europeia, evidenciando o mito lusitano da saudade não como um sentimento exclusivo do português colonizador, mas sobretudo, como sentimento gerado pelas grandes navegações causadoras das diásporas – separações forçadas ou voluntárias relacionadas ao projeto expansionista, colonizador e conversionista dos países católicos ibéricos, deflagrado pela Contra-Reforma.
Mar Anterior justifica-se por dar visibilidade a fontes e origens de uma música escondida, através de um olhar crítico sobre o apagamento de culturas subjugadas. Apresenta canções inéditas tradicionais populares brasileiras e da Idade Média ibérica. Evidencia o encontro da música dos povos conquistados e apartados de suas origens, no caso povos africanos escravizados, com o sentimento de saudade contido na poesia medieval portuguesa e na música – poesia de tradição oral brasileira. Traz junto ao movimento diaspórico da escravidão as pequenas migrações e peregrinações, num momento histórico atual onde as imigrações e o racismo tomam conta das relações sociais. Como pano de fundo permeiam o oceano, a saudade e o trauma da escravidão (...)"

Temas

CD 1
01
Ibarabô
Luiz Fiaminghi
05:34
02
Non sei como me salv'a mha Senhor /Ibarabô
Dom Dinis, cantiga 6
03:35
03
Anima - Quix bem
Liduino Pitombeira
02:53
04
Anima - Ogun
Liduino Pitombeira
04:04
05
In pro
Anónimo, s. XIV
02:47
06
Tamanquêro com "martelo" - Romance da lagoa encantada
Tradicional
01:47
07
O bendito de Catolé do Rocha
Tradicional
02:54
08
Suíte Oxumarê - Lori orun
Luiz Fiaminghi
02:23
09
Suíte Oxumarê - Solo de percussã, voz e coro
Luiz Fiaminghi
02:57
10
Suíte Oxumarê - Takará
Luiz Fiaminghi
02:50
11
Suíte Oxumarê - Ejó
Luiz Fiaminghi
03:34
12
Lamento do Mateus: Sòdades
Tradicional
02:42
13
Barreado
José Eduardo Gramani
01:53
14
Pois que vos Deus, amigo, quer guizar
Acácio Piedade
04:18
15
Que mui gran prazer que eu hei, Senor / É ti ô / Improvisação sobre É ti ô
Dom Dinis, cantiga 4 / Tradicional
04:49
16
Sereia do mar (carimbó)
Tradicional
04:47
17
Yemanjá ôtô
Luiz Fiaminghi
05:06
18
Yemanjá sóba
Tradicional
01:10
19
O fondo do mar tan chao / Ofulu lorerê ê
Luiz Fiaminghi
07:46