Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

O paraíso

Lucas Santtana
Discos: MPB

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello No Format!
Estilo MPB
Año de Edición Original 2023

Más

Lucas Santtana (voz, guitarras, arreglos)

Laurent Dardainne (saxo), Frédéric Soulard (piano, teclados, vibráfono, sintetizadores, producción), Zé Luis Nascimento (percusión), Vincent Segal (cello).

Participación especial de: Flavia Coelho (voz), Flore Benguigui (voz) y Les Petits Chanteurs d’Asnières (coros).

Edición en formato Digipack.

Grabado en París (Francia), ciudad en la que reside actualmente, éste es el noveno álbum del multiinstrumentista, cantante y productor soteropolitano (Salvador, Bahia, 1971). A pesar del alto nivel de calidad mantenido durante sus ya más de 20 años de carrera, por su frescura y positivismo, probablemente sea su  trabajo más inspirado y atractivo desde sus dos primeros álbumes, por los que se le llegó a calificar como "el Chico Science bahiano".

"Houve um momento, lá entre 2000 e 2001, que Lucas Santtana era uma das sensações da música brasileira, ganhando espaços generosos na imprensa cultural por conta do álbum Eletro Ben Dodô (2000).
Na época associado primordialmente ao violão, o multi-instrumentista já tinha tocado em discos de Gilberto Gil, Marisa Monte e Nação Zumbi, mas despontou naquele momento em que se apresentou como cantor e compositor no primeiro disco.
O hype passou, porque a modinha sempre passa, mas o talentoso artista baiano – nascido em Salvador (BA) em 18 de outubro de 1970, filho do produtor musical Roberto Sant'Ana – continuou pavimentando a discografia até que viu no aeroporto uma saída, lançando álbuns e fazendo shows pela Europa desde 2012, com destaque para o álbum Sobre noites e dias (2014).
É de Paris que aterrissa no mundo digital na quinta-feira, 12 de janeiro, o nono álbum de Lucas, O paraíso, em edição da gravadora indie francesa No Format!, quase três meses após o single que apresentou em 26 de outubro a música Vamos ficar na terra (2022), misto de xote e reggae.
Qualificado como álbum “militante” por tratar de temas urgentes como a crise climática e a consciência ambiental, O paraíso expõe na capa a arte criada pelo pintor francês Jérome Witz para o disco, gravado e mixado por Frédéric Soulard em Paris, França, país onde Lucas reside.
Trata-se de álbum de sonoridade orgânica, gravado sem loops e samples. O som foi extraído dos toques dos violões do próprio Lucas Santtana, das percussões de Zé Luís Nascimento, do violoncelo de Vincent Segal, dos sintetizadores (e marimbas) de Frédéric Soulard e dos sopros dos jazzistas Remi Sciuto e Sylvain Bardiau.
A massa sonora demole fronteiras entre os conceitos de acústico e eletrônico para evidenciar discurso que pode ser resumido na sentença de que o paraíso do título do disco é a própria Terra, e não algum lugar idílico vislumbrado em dimensão espiritual, e por isso deve ser preservado pelos habitantes do único planeta em tese habitável.
“Sim, sim, sim / O paraíso já é aqui”, enfatiza Lucas Santtana no aliciante refrão de O paraíso já é aqui, canção autoral que abre o álbum com brasilidade enfatizada nas células rítmicas da capoeira Benguela e do maracatu, sintetizadas no baticum percutido por Zé Luís Nascimento.
O paraíso já é aqui e a já mencionada Vamos ficar na terra são duas das oito inéditas músicas autorais que compõem o repertório do álbum O paraíso, cujas dez faixas são completadas por abordagens de Errare humanum est (Jorge Ben Jor, 1974) e The fool on the hill (John Lennon e Paul McCartney, 1967), com resultado satisfatório em ambas pela sonoridade elegante, marca deste disco calcado na fusão harmoniosa de timbres de tambores, sopros, violões e sintetizadores.
“De cima da montanha, ouvimos um clássico violão brasileiro, seguida por uma avalanche de ritmos (funaná do Cabo verde, samba do Rio de Janeiro e samba-reggae da Bahia) e um arranjo de sopro jazzístico escrito a quatro mãos por mim e Laurent Bardeine. Flore Benguigui (vocalista da banda francesa L'imperatrice) canta como um pássaro e Laurent Bardeine traz a tempestade com solo eletrizante de saxofone no fim”, descreve Lucas Santtana ao relatar as intenções na incursão pelo cancioneiro dos Beatles.
Quanto a Jorge Ben Jor, há muito mais do suingue matricial do artista em Muita pose, pouca yoga (Lucas Santtana e Daniel Lisboa) do que em Errare humanum est (o que afastou a regravação do terreno do cover).
Faixa de clima Ben Dodô, Muita pose, pouca yoga alinha na letra algumas frases espirituosas criadas por Daniel Silva e impressas nas paredes de Salvador (BA). “Wi-fi wi-fi não satisfaz” é uma das tiradas cantadas por Lucas com Flavia Coelho, em português e em francês, nessa faixa que confere leveza à narrativa do álbum O paraíso com suingue que mixa sopros caribenhos e levadas do samba de roda.
Em linha oposta já sugerida pelo título, a balada No interior de tudo aprofunda reflexões em versos sintéticos conduzidos pela levada do violão de Lucas. No mesmo clima sereno, outra balada, A transmissão, questiona os caminhos e limites da humanidade em letra escrita sobre o impacto da devastação de vidas humanas pelo vírus da covid-19. Já Sobre la memoria, canção em espanhol, evoca bossas cariocas no arranjo calcado no violão de Lucas Santtana.
Com letra no inspirada no documentário Symbiotic earth, a canção What’s life (Lucas Santtana e Lynn Margulis) cita o grupo alemão Kraftwerk. “We are the nature”, dispara o cantor, com vocal sintetizado, em alusão intencionalmente contraditória à música We are the robots (Florian Schneider Esleben, Karl Bartos e Ralf Hütter, 1978).
Encorpada com coro, Biosphère (Lucas Santtana) – primeira canção composta em francês pelo artista – se afina com o conceito ambientalista do álbum O paraíso ao contrapor civilização e selvageria, propondo reflexão sobre o papel de cada ouvinte na preservação do planeta.
Sim, Lucas Santtana faz o papel do artista ao discorrer sobre questões urgentes em O paraíso, um dos álbuns mais inspirados desse artista que já foi hype e que hoje se confirma relevante acima das modas do mercado e da mídia musical." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 10.01.2023)

Temas

CD 1
01
O paraíso
Lucas Santtana
02:35
02
What's life
Lucas Santtana - Lynn Margulis
03:08
03
Vamos ficar na terra
Lucas Santtana
03:35
04
Errare humanum est
Jorge Ben Jor (Jorge Ben)
05:09
05
La biosphère
Lucas Santtana
Lucas Santtana & Les Petits Chanteurs d’Asnières
03:35
06
Muita pose, pouca yoga
Lucas Santtana - Daniel Lisboa
Lucas Santtana & Flavia Coelho
03:26
07
The fool on the hill
John Lennon - Paul McCartney
Lucas Santtana & Flore Benguigui
05:21
08
No interior de tudo
Lucas Santtana
03:19
09
A transmissão
Lucas Santtana
02:56
10
Sobre la memoria
Lucas Santtana
03:32