Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Os top da pisadinha 3

Varios Intérpretes (Forró)
Discos: Piseiro (Forró pop electrónico)

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Marcão Music
Estilo Piseiro (Forró pop electrónico)
Año de Edición Original 2022
Bailable

Más

Interpretaciones de: Brisa Star & Zé Vaqueiro; Diego e Arnaldo & Os Barões da Pisadinha; Gusttavo Lima; Jadson Araújo; João Gomes; Jovem Dionisio; Junior Vianna; Mari Fernandez; Mari Fernandez & Marcynho Sensação; Mari Fernandez & Xand Avião; Matheus Fernandes & Xand Avião; MC Rogerinho & Wesley Safadão; Nattan; Os Barões da Pisadinha; Piseiro do Barão; Rodrigo Lira; Tarcísio do Acordeon; Vitor Fernandes & João Gomes; Zé Gonçalves; Zé Vaqueiro.

Recopilatorio de éxitos recientes del popular ritmo denominado 'piseiro' o 'pisadinha', que combina el forró tradicional y el funk carioca ('pancadão'), generalmente con letras apasionadas sobre relaciones amorosas.

"Criada no interior do Nordeste nos anos 2010, a vertente se caracteriza pela simplicidade da união do teclado eletrônico com a voz, em um tipo de forró mais suingado tocado nos paredões ; aqueles mesmos usados nos bailes funks e de techno brega. "É um ritmo que surgiu no interior dos distritos, locais com populações pequenas, situações mais precárias. As pessoas faziam música como dava. Pegavam um tecladinho e começavam a tocar. Essa é a forma mais tradicional e raiz da pisadinha, só voz e teclado", explica o cantor cearense Eric Land, um dos representantes do gênero.
A primeira canção a ser considerada uma pisadinha é Fazer beber de novo, de Nelson Nascimento, de 2008, faixa que ganhou, dois anos depois, uma versão do cantor Gusttavo Lima. Apesar de ter feito sucesso na voz do sertanejo, naquela época, o ritmo não ganhou projeção para fora do Nordeste, mas lá, a vertente passou a ser cada vez mais tocada.
Dez anos depois, a pisadinha evoluiu, passou a ter influência do funk e do bregafunk e chamou atenção de grandes nomes da música, como Wesley Safadão. O artista é um dos apoiadores do piseiro, incluindo algumas canções do ritmo nos shows e agenciando o cantor Eric Land, nome que tem ajudado a espalhar o estilo. "A cultura que predomina no Nordeste é o forró. A pisadinha é uma célula do forró, como o pé de serra, o romântico, o eletrônico, o baião... Mas vejo que esse é o momento do piseiro. O Safadão toca, o Xand Avião... É muito forte aqui na região do Nordeste e tem dominado no Brasil inteiro. O mercado está lá em cima e sentimos que o público está consumindo cada vez mais", avalia Eric Land.
O cearense, inclusive, faz parte das boas estatísticas da pisadinha. É dele o sucesso O povo gosta é do piseiro, gravado em parceria com Zé Vaqueiro (outro nome do estilo). O videoclipe da faixa conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube desde o lançamento em outubro. Em novembro, Land divulgou outra música que tem ido bem, Cidade inteira, que tem mais de 1 milhão de views no serviço.
Acostumada a tocar outros estilos, Márcia Fellipe fez um álbum inteiro de pisadinha. Artistas do forró eletrônico, do sertanejo e até da axé music perceberam a ascensão do piseiro e passaram a fazer versões da vertente. A cantora Márcia Fellipe fez um álbum inteiro com 13 faixas de pisadinha, gravadas em parceria com nomes do estilo: Barões da Pisadinha, Zé Vaqueiro, Zeca Bota Bom, Victor Meira e Vitor Fernandes. "Gosto de trazer para meu público diversidade. Já gravei bregafunk, batidão, e por aí, o legal é poder apresentar ritmos diferentes para a galera", afirma a artista.
Apesar de esse ser o primeiro trabalho de Márcia inteiramente de piseiro, a cantora sempre teve relação com a vertente. "Aqui no Nordeste, o ritmo é muito forte. E, nós que estamos na estrada, todos os sons chegam com uma velocidade muito rápida devido aos shows. Às vezes, um gênero explode primeiro em uma região, e depois se espalha para o resto do país, e é isso que estamos vendo acontecer com o piseiro", avalia Márcia Fellipe.
Foi a inserção do piseiro nas músicas que colocou Raí Saia Rodada em destaque para o Brasil, com canções como Filho do mato, Eu acho que não e Bebe e vem me procurar, lançadas pela Som Livre. Até então, a banda comandada pelo artista tinha projeção restrita ao cenário nordestino. "O ritmo pisadinha já existe há um tempo, daí unimos com o nosso forró, principalmente, no refrão. Passamos a usar também a caixa eletrônica, que é um dos instrumentos utilizados por eles, e deu nesse sucesso todo que está sendo hoje", revela o cantor.
Raí Saia Rodada percebeu um sucesso maior quando gravou a pisadinha. A primeira aposta de Raí no ritmo foi o lançamento da versão piseiro de Bebe e vem me procurar, faixa lançada em 2017 como sertanejo e que, como pisadinha, tem 113 milhões de views na internet. "Foi onde decidimos incluir no nosso repertório. Achamos que nossos fãs e seguidores iam gostar muito, já que no nosso show tem uma brincadeira com a mistura de todos os ritmos, então esse também agregaria", conta. O forrozeiro também participa de outra faixa do estilo gravada pelos sertanejos Diego & Victor Hugo, a romântica Pisadinha, com mais de nove milhões de visualizações no YouTube.
Conhecido como ;rei do forró no YouTube;, Mano Walter é outro artista que tem incorporado a pisadinha. "A gente está sempre atento às tendências e a pisadinha está estourada no Nordeste há algum tempo, e agora está se espalhando pelo Brasil. É um ritmo que tem diversas referências, deriva do forró, mas é mais suingado, tem um pouco do eletrônico do teclado também. Gosto bastante dessa mistura e achei que daria supercerto", comenta.
A canção do artista no ritmo é Monta logo vai, que já acumula mais de 19 milhões de execuções no YouTube. "A gente traz bastante do piseiro, tem a batida marcante, a pegada do teclado eletrônico. No clipe, trazemos a referência ao paredão, que geralmente estão nas festas onde toca o piseiro", explica Mano Walter. Sobre mais piseiros no repertório, ele diz: "O piseiro é uma derivação do forró, então está incluído, claro (no meu repertório). Nas minhas músicas, falo sobre a vida do vaqueiro, sobre o campo. Mas ouço diferentes estilos e ritmos, tudo acaba influenciando no meu trabalho".
Filhos de Bell Marques e mais conhecidos como integrantes do axé, Rafa & Pipo Marques estão entre os artistas de outras vertentes que apostaram no piseiro. A pisadinha da dupla é Bum bum no chão. "Acho que nossa geração é bem eclética, curte ouvir o que está bombando e foi assim que começamos a ouvir muito essa batida do piseiro, que é muito massa. Aí, recebemos a música e decidimos gravar. Ficou muito legal", diz Rafa Marques.
Mas o que tem feito a pisadinha virar o ritmo do momento? Os artistas que investem no estilo apontam alguns. "É uma mistura de ritmos que o povo gosta né?! É animado e dançante. No Nordeste o pessoal já escuta muito forró e como o piseiro é até mais animado, deu bastante certo. E muito do que explode no Nordeste acaba se espalhando pelo Brasil depois, a gente acaba conquistando todo mundo (risos)", destaca Mano Walter.
Raí Saia Rodada concorda: "Porque é um ritmo diferente, envolvente, dançante, tudo aquilo que queremos no nosso show. Então, apertamos o start no forró para o piseiro e graças a Deus deu certo, tanto que muitas bandas colocaram nossas músicas nos seus repertórios."" Correo Braziliense, 15.01.2020)

Temas

CD 1
01
Tem cabaré essa noite
Flavio Silva de Souza
Nattan
03:25
02
Teu amigo cuidou
Mari Fernandez - Waguim Elite - Thiago Sette
Mari Fernandez
03:08
03
Ex-quecido
Breno Lima - Felipe Pimenta - Junyor Silva - Patrick Ferreira - Victor Rodrigues
Os Barões da Pisadinha
02:32
04
Coração teimoso
Bruno Saturnino - Nathalia Demori - Raniere Mazille - Vitor Cândido
Zé Gonçalves
02:59
05
Parada louca
Faust Carva
Mari Fernandez & Marcynho Sensação
02:59
06
Mina louca
Rodrigo Lira
02:45
07
Balanço na rede
Balove - Davi Melo - Madimbu - Matheus Fernandes - Vitinho Poeta
Matheus Fernandes & Xand Avião
02:46
08
Beijo foda
Caninana do Forró - Guilherme Dantas
Tarcísio do Acordeon
03:34
09
Pode apostar
Danielzin dos Versos - Elias Costa - Jean Carlos - Thiago Azevedo
Mari Fernandez & Xand Avião
03:13
10
Não me recomendo
Renno - Robson Lima - Rodrigo Reys - Shylton Fernandes
Diego e Arnaldo & Os Barões da Pisadinha
02:44
11
Meu cafofo
Daniel Mendes - Diggo - Washington Jr.
João Gomes
02:26
12
Dengo
Daniel Mendes - Diggo
João Gomes
02:33
13
Do pior jeito
Felipe Pasoli
Zé Vaqueiro
02:53
14
Verão sem calor
Jadson Araújo
Jadson Araújo
03:38
15
Ela não vai voltar
Kuildery Guerreiro - Natthan Magrinho
João Gomes
03:37
16
Eu gosto é de problema
Greg Neto - jeff da sanfona - Rigamontti
Tarcísio do Acordeon
03:41
17
Termina comigo antes
Alex Torricelli - Bruno César - Cristian Luz
Gusttavo Lima
03:07
18
Amigo turco
Junior Vianna
Junior Vianna
02:38
19
Será que dá certo
Daniel Mendes - Washington Jr.
Vitor Fernandes & João Gomes
02:26
20
Me tira do piseiro
Breno Lima - Filipe Pinheiro - Gabriel BK - Lucas Pavani - Patrick Ferreira
Os Barões da Pisadinha
02:48
21
Carinha de malvada
Mari Castro - Matheus Maia
Os Barões da Pisadinha
03:08
22
Cenas de amor
Juninho Kassanikeo - Vandeco
Brisa Star & Zé Vaqueiro
03:42
23
Acorda Pedrinho
Bernardo Crisostomo Pasquali - Bernardo Derviche Hey - Gabriel Dunajski Mendes - Gustavo Pimentel Karam - Rafael Dunajski Mendes
Jovem Dionisio
02:53
24
Rolê da disgrama
Cleyton Senna - Wesley Coelho
Piseiro do Barão
02:40
25
Tchuco nela
Breno Casagrande - Fagner Ferreira - Shylton Fernandes - Victor Casagrande
MC Rogerinho & Wesley Safadão
02:50