Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Estuário das canções - Inéditas

Francis Hime
Discos: MPB

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo MPB
Año de Edición Original 2022
Instrumental

Más

Francis Hime (piano solo)

Edición en formato Digipack.

El gran compositor carioca Francis Hime (Francis Victor Walter Hime) (Rio de Janeiro, RJ, 1939) ofrece un elegante recital de piano solo en el que presenta composiciones inéditas de raíz popular, pero lujosamente vestidas con arreglos eruditos de carácter eminentemente romántico.

"Aos 83 anos de vida e quase 60 de trajetória artística, iniciada em 1963, Francis Hime já está consagrado como um dos maiores compositores da genial geração projetada ao longo dos anos 1960.
Pianista de formação clássica, diplomado em arranjo e regência, o artista carioca é criador de melodias que, não raro, beiram o sublime na seara da canção popular quando chegam ao disco embaladas em orquestrações de molde sinfônico.
Álbum lançado na última sexta-feira, 11 de novembro, Estuário das canções – Inéditas flagra Hime em seara erudita, território no qual o compositor começou a pisar de mansinho a partir dos anos 1980, precisamente desde 1986, ano em que criou a primeira sinfonia.
O corrente disco alinha 12 temas autorais e instrumentais, selecionados dentre os cerca de 40 compostos por Hime para piano solo. Após ter criado série de concertos, o compositor apresenta temas avulsos que se ligam pela técnica do pianista e pela atmosfera afim.
“Montei o repertório final depois de gravar vários temas. Busquei uma afinidade entre eles, caracterizada por uma certa tranquilidade e uma atmosfera ligada à natureza, refletida na maioria dos títulos”, explica Francis Hime.
O artista se refere aos nomes de músicas como as valsas Bucólica e Itaipava (batizada com o nome de cidade da região serrana do estado do Rio de Janeiro), como Riachinho (de sobressalente beleza melódica), Manguezal – tema de execução mais jazzística, criado em tributo ao pianista e compositor francês Michel Legrand (1932 – 2019) – e Um rio.
Pode ser que, se uma música como Tarde macia vier a ganhar letra, a composição atravesse a tênue fronteira entre as músicas popular e erudita.
Por ora, se ouvidos na sequência do álbum Estuário das canções – Inéditas, os 12 temas se sucedem no disco como peças que montam um pequeno concerto para piano solo tocado por Hime com a habitual sofisticação.
O repertório abarca Canção para Luiz Eça e Canção para Raphael Rabello, tributos ao pianista carioca – morto há 30 anos – e ao violonista fluminense, respectivamente, músicos excepcionais que inspiraram Hime na jornada do artista.
“Raphael Rabello me incentivava muito a compor e foi para ele que escrevi o meu Concerto para violão e orquestra. Esta atual canção resultou do esboço de tema de que Raphael gostava muito”, revela Francis, que também celebra a musa e habitual parceira letrista, Olivia Hime, no tema Para Olivia.
E é assim, entre a corrente erudita e onda popular, como se uma fosse o rio e a outra, o mar, que Francis Hime caminha para os 60 anos de carreira com Estuário das canções – Inéditas, álbum instrumental de piano solo pautado pela maestria do maestro e compositor." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 17.11.2022)

Temas

CD 1
01
Canção para Raphael Rabello
Francis Hime
02
Um rio
Francis Hime
03
Tarde macia
Francis Hime
04
Bucólica
Francis Hime
05
Alvorada
Francis Hime
06
Itaipava
Francis Hime
07
Alameda
Francis Hime
08
Riachinho
Francis Hime
09
Para Olivia
Francis Hime
10
Manguezal
Francis Hime
11
Estuário
Francis Hime
12
Canção para Luiz Eça
Francis Hime