Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Sobre a cor das harmonias - Adriana Gennari convida Pó de Café

Adriana Gennari & Pó de Café
Discos: Jazz

Disponible

19,36 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Independiente
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2023

Más

Adriana Gennari (voz, dirección, producción)

Pó de Café: Marcelo Toledo (saxo), Rubinho Antunes (trompeta), Murilo Barbosa (piano eléctrico, arreglos), Bruno Barbosa (contrabajo, bajo eléctrico), Duda Lazarini (batería).

Participación especial de: Roberto Menescal (guitarra eléctrica), André de Souza (voz).

Edición en formato Digipack.

"O novo álbum de Adriana Gennari, cantora, produtora, professora de canto e preparadora vocal carioca radicada em Araraquara (Estado de São Paulo) difunde e valoriza a influência do jazz na música brasileira e ressalta como atualmente essa fusão desenvolve-se com um pluralismo incomum, que pulsa de norte a sul do país, onde melodias e ritmos marcadamente brasileiros têm sido executados com a liberdade típica do jazz.
Essa mistura resulta em canções com sonoridades diferentes em relação aos produtos da indústria cultural, consistindo em uma riqueza de timbres e ritmos que destaca a música brasileira em relação até mesmo à música em outros países.
As canções gravadas neste CD, assim como o grupo escolhido para tocá-las – o grupo Pó de Café – acrescentam novas nuances a esse capítulo da música, explorando essa diversidade da música brasileira influenciada pelo jazz, apresentando um repertório vastamente inspirado em caminhos harmônicos rebuscados, com interpretações refinadas e improvisações.
Com a base vibrante dos músicos do Pó de Café e o encontro com o guitarrista Roberto Menescal, Adriana Gennari contribui para o fomento do chamado jazz brasileiro. Na balada “Be my song”, feita em parceria com Adriana Gennari, Roberto Menescal participa tocando guitarra, representando um elo entre a moderna música brasileira que ele ajudou a inventar e as novas gerações que estão moldando a nova música do Brasil contemporâneo.
Adriana Gennari vivenciou anos de estudo e tem profundo envolvimento no que se refere à fusão da música brasileira com o jazz, o soul, o blues e o rock. Essa vivência dirigiu diretamente o trabalho da cantora que, ao longo dos anos, realizou diversos projetos voltados para este gênero em seus CDs, DVD e shows já lançados. Cada nota entoada por Adriana revela a forte referência que a artista absorveu de brilhantes intérpretes do Jazz, da música brasileira e do soul como Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Julie London, Aretha Franklin, Erykah Badu, Nana Caymmi e Leny Andrade.
O CD está embasado nessa experiência e também na história de Adriana em parceria com vários artistas brasileiros. Os 25 anos de carreira da cantora renderam muitos frutos, que compreendem 6 CDs com participações de artistas renomados da música brasileira como Leila Pinheiro e Filó Machado, além de 1 DVD intitulado “Brazilian Jazz Live”, em parceria com Roberto Menescal e a banda Mecânica dos Solos, gravado ao vivo no SESC Catanduva.
O sexteto Pó de Café acompanha Adriana nessa aventura jazzística. Grupo importante na nova geração do jazz brasileiro, que neste trabalho está sob a direção musical do pianista Murilo Barbosa, o Pó de Café traz para as composições a sonoridade arrojada do grupo, que funde as tradições rítmicas brasileiras com os grooves do jazz e do funk. O sexteto trabalha o conceito de criação coletiva de uma banda para o mundo do jazz, que geralmente é marcado pelo destaque do solista, do indivíduo, sobre o grupo. O processo de criação envolve a depuração das canções, o trabalho de artesania na escolha da forma, na duração dos improvisos, no estilo dos grooves.
Além da canção em parceria com Roberto Menescal, o repertório ainda apresenta outras canções inéditas de compositores locais como o compositor, pianista e arranjador Murilo Barbosa, com o qual Adriana vem trabalhando em shows há mais de 10 anos.
Portanto, o CD dá continuidade a um árduo trabalho que Adriana vem aprimorando com estes parceiros musicais ao longo dos anos, agregando composições que exibem grande influência do Jazz e da música brasileira, fundidos à elementos do funk, do soul, do blues e do rock, associados a progressões harmônicas jazzísticas que emolduram as letras das canções.
As músicas buscam fazer uma ponte entre a tradição genuinamente brasileira de fazer belas canções – boas letras com melodias e harmonias sofisticadas – e a espontaneidade e liberdade de interpretação do jazz.
A proposta é agregar às canções a voz e interpretação visceral de Adriana Gennari e as performances envolventes do Pó de Café, resultando num disco cheio de ritmos e suingue brasileiro.
O encarte do disco foi desenvolvido pelo designer Guilherme Gennari Silva e Lucas Tannuri, que já ganhou prêmios com suas criações mundo afora. O álbum foi gravado no estúdio Rivière, em Ribeirão Preto, sob o comando do engenheiro de áudio Thiago Monteiro, exímio produtor musical já indicado ao Grammy e criador do selo Blaxtream, que já lançou diversas gravações de nomes da música instrumental brasileira nos últimos anos." José Carlos Pimentel (31.01.2023)

Temas

CD 1
01
Sobre a cor das harmonias
Murilo Barbosa
02
Esqueço de mim
Marina Marchi
03
Ticket to nowhere
Murilo Barbosa
04
Destempero
Daniel Conti - Edu Capello
05
Crio
Daniel Conti - Bruno Kohl
Adriana Gennari, Pó de Café & André de Souza
06
Riso de Cupido
André Fernandes - Gregory Haertel
07
Paisagem
Flora Reyes - Thiago Carreri
08
Suppose
Julia Gorla - Weber Nunes
09
Tango
Rubinho Antunes
10
Be my song
Adriana Gennari - oberto Menescal - Z.H. Martiniano - Murilo Barbosa
Adriana Gennari, Pó de Café & Roberto Menescal