Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Martelo

Rafael Martini Sexteto
Discos: Jazz

Disponible

32,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Think! Records
Estilo Jazz
Año de Edición Original 2022
Instrumental

Más

Rafael Martini Sexteto: Rafael Martini (piano, sintetizadores, arreglos, dirección), Joana Queiroz (clarinete, clarinete bajo), Antonio Loureiro (batería), Luka Milanovic (violín), Felipe José (cello), Pedro Durães (electrónica, producción).

Primera edición en CD (Japón), del disco lanzado originalmente en Brasil por el sello Savassi Festival Records.

"O novo trabalho do compositor, pianista e cantor Rafael Martini  o álbum “Martelo”, lançado em agosto de 2022, traz uma música impactante tanto pela mistura orgânica entre arranjos bem intrincados e liberdade de performance, quanto pela amálgama que não permite ver separação entre linguagens da música popular instrumental, música de câmara e música eletrônica. Com uma formação inusitada, e habilmente manipulada por Martini, suas composições nascem de conceitos bem delineados, apontando para uma grande diversidade de atmosferas.
A faixa-título, “Martelo”, nasce da vivência de Martini com sua mãe , que tem o Mal de Alzheimer em estágio avançado. A partir disso, se desenvolve idéias derivadas de temas como a repetição, expansão e constrição, apagamento e construção de memória, numa música profundamente sensorial, que desafia a escuta ativa, que convida o ouvinte a se situar em texturas e ritmos caleidoscópicos.O álbum tem também a participação especial do músico Johnny Herno , que vive na cidade de Santa Luzia (MG), aonde trabalha no campo da música e da performance cênica, tendo entre seus principais trabalhos o instrumento batizado como berimlata, que integra sua poética sonora bem particular. No álbum, uma parceria entre Johnny e Martini, “Nascente Afluente Vazante”, serve como ponto de encontro entre dois rios musicais, gerando uma cosmogonia particular, de ressignificação dos objetos e da escuta de vozes não perceptíveis na realidade comum.
Foi gravado em um estúdio único no Brasil, o New Doors Vintage Keys , com sua enorme coleção de instrumentos que vão da música antiga aos sintetizadores e equipamentos mais modernos."

Martini é Mestre em Processos Analíticos e Criativos (UFMG), Bacharel em Composição (UFMG) e Professor da habilitação em Música Popular do Bacharelado em Música da Escola de Música da UFMG. Tem três álbuns solos lançados, onde música instrumental, jazz-sinfônica e canção formam seu vocabulário, na elaboração de uma voz própria como artista, em quase 20 anos de carreira, reconhecido por público e crítica no Brasil e no exterior.
Premiado em diversos concursos de composição e arranjo, Rafael atua também como instrumentista, por exemplo, integrando, como acordeonista, o Egberto Gismonti Quarteto desde 2017, e tocando piano e arranjando no trabalho de artistas como Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Silvia Iriondo e Léa Freire.
Já apresentou seu trabalho em vários festivais e palcos pelo mundo, em especial no Japão, onde realizou turnês, produziu discos especialmente para o público japonês e conquistou um público fiel."

Temas

CD 1
01
Martelo
Rafael Martini
12:55
02
Passagem
Rafael Martini
08:40
03
Nascente afluente vazante
Johnny Herno - Rafael Martini
07:31
04
Se um viajante numa noite de inverno
Rafael Martini
07:11
05
À escuta
Rafael Martini
08:26