Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Azul

Maria Luiza Jobim
Discos: Pop / MPB

Disponible

22,27 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Biscoito Fino
Estilo Pop / MPB
Año de Edición Original 2023

Más

Maria Luiza Jobim (voz, guitarra acústica)

Jorge Continentino (flauta, saxo, arreglos de flautas), Diogo Gomes (trompeta, arreglos de metales), Marlon Sette (trombón), Danilo Andrade (piano, piano eléctrico, sintetizadores), Rodrigo Tavares (piano, órgano, sintetizador), Felipe Fernandes (guitarras), Cézar Mendes o Lucas Vasconcellos o Guilherme Lírio (guitarra acústica), Dadi Carvalho (guitarra eléctrica), Alberto Continentino (contrabajo, bajo eléctrico, guitarra acústica, teclado, sintetizadores, producción), Arthur de Palla (contrabajo, tres), Paulo Braga o Daniel Conceição (batería), Roberto Pollo (batería, percusión, teclados, vibráfono, lap steel), Boka Reis y Leo Reis (percusión), Jonathan Maia (programación de batería, percusión, efectos), Mario Caldato Jr. (percusión, silbido, efectos), Jaques Morelenbaum (cello), Felipe Pacheco (cuerdas), Antonio Loureiro (coros).

Participación especial de: Adriana Calcanhtto (voz), Arnaldo Antunes (voz), Lisa Ono (voz).

Edición en formato Digipack.

"Segundo álbum solo de Maria Luiza Jobim, gravado com produção musical e arranjos de Alberto Continentino, Azul é resultado da volta da filha caçula de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) ao Rio de Janeiro (RJ) e do consequente reencontro com o mar da cidade natal.
Quatro anos após Casa branca (2019), disco solo produzido por Alexandre Kassin e criado por Maria Luiza com inspiração na vivência na casa do bairro carioca Jardim Botânico em que morou com o pai até os 11 anos de idade, a artista retorna ao mercado fonográfico com álbum situado no tempo presente.
“Veja agora tudo já mudou / E pra mim você é o tempo / Mais do mesmo pode ser tão bom / Se você é esse mesmo”, canta Maria Luiza em versos de O tempo, parceria da cantora e compositora com Felipe Fernandes e Lucas Vasconcellos que inicia a narrativa do álbum Azul.
“Se Casa branca é minha origem, Azul é meu presente. É como eu atuo no mundo. O que eu quero e como ando. Voltei para mim depois da maternidade, cura, os apaixonamentos, os encontros e desencontros. A vida é luz e sombra o tempo inteiro. Blue e azul no universo das emoções querem dizer coisas opostas. Blue, em inglês, é estar triste e, em português, tudo azul é uma expressão de alegria. Essa dualidade numa mesma palavra traz a ideia de luz e sombra do disco”, conceitua a artista.
Maria Luiza Jobim harmoniza músicas assinadas por Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes nos tons duais do álbum Azul.
Calcanhotto é a parceira de Papais, autora da letra escrita a partir de melodia enviada em carta por Maria Luiza Jobim. Já Arnaldo Antunes é parceiro de Cezar Mendes em O culpado é o cupido, canção na qual pôs a voz grave em gravação que também tem o toque da guitarra de Dadi Carvalho.
Quase 30 anos após ter debutado em disco na gravação do Samba de Maria Luiza, composto por Tom Jobim para o que seria o último álbum do compositor, Antonio Brasileiro (1994), Maria Luiza grava Samba do Soho (1987) em Azul como um réquiem para o irmão Paulo Jobim (1950 – 2022), autor da composição em parceria com Ronaldo Bastos.
Paulo Jobim morreu durante o processo de criação de Azul, álbum encerrado por Maria Luiza com o canto em japonês de Nada sou sou (Ryoko Moriyama, Shimabukuro Masaru, Eisho Higa e Hitoschi Uechi, 2002). O disco estará disponível em edição digital a partir de sexta-feira, 23 de junho." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 21.06.2023)


Temas

CD 1
01
O tempo
Maria Luiza Jobim - Felipe Fernandes - Lucas Vasconcellos
02
Medo bom
Maria Luiza Jobim - Lucas Vasconcellos
03
Papais
Maria Luiza Jobim - Adriana Calcanhotto
Maria Luiza Jobim & Adriana Calcanhotto
04
Ostra
Maria Luiza Jobim - Lucas Vasconcellos
05
Boca de açaí
Maria Luiza Jobim
06
Drama
Maria Luiza Jobim - Lucas Vasconcellos
07
O culpado é o Cupido
Cézar Mendes - Arnaldo Antunes
Maria Luiza Jobim & Arnaldo Antunes
08

Maria Luiza Jobim - Felipe Fernandes
09
Samba do Soho
Paulo Jobim - Ronaldo Bastos
10
Nada sousou
Benin - Ryoko Moriyama
Maria Luiza Jobim & Lisa Ono