Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Vento sul

Yamandu Costa
Discos: MPB

Disponible

34,50 € impuestos inc.

Ficha técnica Discos

Sello Maximus
Estilo MPB
Año de Edición Original 2019

Más

Yamandu Costa (voz, guitarra de 7 cuerdas, producción)

Edición en formato Digipack.

"Yamandú Costa não é o compositor gaúcho mais gravado por outros intérpretes – o título ainda deve pertencer a Lupicínio Rodrigues, seguido por Antonio Villeroy. Também não é o de maior apelo popular – posto ainda mantido por Teixeirinha – e tampouco o de maior prestígio entre a crítica especializada – cargo ainda em poder de Elis Regina. E, muito provavelmente, Yamandú Costa também não seja o músico que melhor encarne a alma e a imagem do gaúcho, ficando atrás do amigo e parceiro Renato Borghetti. Mas são imensas as probabilidades de Yamandú Costa, 40 anos em janeiro próximo, já ser – e o tempo cada vez mais confirma isso – o músico gaúcho de maior alcance internacional (...)
A novidade é o lançamento de um disco em que aparece cantando. Com Vento Sul será a primeira vez que o músico coloca a voz em todas as faixas de um álbum. Nesse inédito trabalho de voz e violão, Yamandú interpreta composições com melodias suas e letras em sua maioria do poeta e letrista Paulo César Pinheiro. As exceções são outras duas composições, uma feita com Vinícius Brum e a outra com Erik Navarro.
Yamandú conta que se reaproximou da canção em 2014, quando machucou o punho num acidente em casa, provocando o cancelamento de vários shows. “Aproveitei o período para entrar nesse universo, para mim então desconhecido”, explica.
"A parceria com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro nasceu há bastante tempo, durante um churrasco, quando eu mostrei a ele uma música minha e ele me disse: “Olha, gaúcho, tem algumas coisas que você tocou aqui hoje aqui em casa que tem palavra. Se você quiser, eu descubro quais são”. E isso foi um convite irrecusável. Tem também o fato de o Paulo César Pinheiro, além dele ser um grande poeta, ter entrado na minha vida em um momento em que eu estava passando por um processo de recuperação. Eu tinha lesionado a mão depois de ter sofrido uma queda na minha casa, quebrando um osso do pulso. Tive que ficar três meses parado, cancelando vários concertos. Foi um momento bem delicado da minha vida porque colocou em xeque o que sempre foi o mais importante para mim, que é a música, a minha relação com o violão. E foi nesse momento que o poeta me acolheu. Me acolheu para fazer essas canções, para conversar.
Essa acolhida foi algo psicologicamente muito importante para mim. Nessa época tive o apoio dele. Essa perseverança, esse ensinamento de que tudo vai dar certo. E através dessas canções eu aprendi muito. São letras filosóficas com uma clarividência muito especial. Então você podia fazer uma música completa. Aquilo tem uma história, aquilo conta uma história. Enfim, um enredo. Isso é uma coisa fantástica. É uma transformação que eu nunca tinha vivido (...)" (Extracto del artículo de Márcio Pinheiro publicado em amajazz.com.br el 30.09.2019)

Temas

CD 1
01
Vento sul
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:22
02
Lágrima vadia
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:14
03
História do violão
Yamandu Costa - Vinicius Brum
03:33
04
Melodia sinuosa
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
02:54
05
Aprendizagem
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
04:20
06
Desaparição
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
02:36
07
Entidade
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:17
08
Fogo de chão
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
02:50
09
Prenda minha
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:55
10
Rinha
Yamandu Costa - Erik Navarro
02:19
11
Saudade boa
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:28
12
Sopro
Yamandu Costa - Paulo César Pinheiro
03:34