Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Deixa queimar

Bernardo Oliveira
Libros: Música

Disponible

26,20 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Editorial Numa Editora
Estilo Música
Año de Edición Original 2021

Más

208 páginas (13 x 18 cm) (Peso: 242 g)

“Negro Leo é o artista brasileiro que melhor soube incorporar a crise dos modelos hegemônicos e a desintegração estética e política que marca a segunda década do XXI, em sintonia crítica com o que restou das promessas do Novo Mundo da alta tecnologia e dos Direitos Humanos. Sua música sopra nos ouvidos de quem quiser escutar: ‘não morrer numa máquina, resistir numa máquina’, mesmo que nossas últimas esperanças morram diluídas no mundo das fanbases e dos algoritmos. A dimensão cancional para Negro Leo é um meio de sondagem, uma ferramenta com a qual ele conecta sua densa subjetividade às forças cósmicas e subterrâneas, às potências do ferro e do fogo, da indústria e das vanguardas, da marginalidade e da responsabilidade. A mão que transforma a matéria, a terra, a psique, a geopolítica, a ficção científica, o lodo e o cosmos.” Em Deixa queimar, Bernardo Oliveira esmiuça os gestos inventivos de Negro Leo, suas parcerias, canções e discos, dando a medida da profundidade desse trabalho que marca a criação de um novo vocabulário cancional brasileiro – como diz Juçara Marçal no prefácio. O livro, com projeto do parceiro Lucas Pires, traz também entrevistas e fotos do artista."

"Com prefácio assinado por Juçara Marçal, cantora e compositora fluminense associada à cena musical paulistana do século XXI, o livro Deixa queimar (Numa Editora) traça perfil biográfico e analítico de Leonardo Campelo Gonçalves, vulgo Negro Leo.
Nome identificado com a face mais vanguardista do universo indie brasileiro, Negro Leo é cantor, compositor e instrumentista maranhense nascido em 13 de maio de 1983 – data que o autor do livro, Bernardo Oliveira, fundador e produtor musical do selo fonográfico QTV, sagazmente conecta com a celebração da escravatura no Brasil e com os aniversários do escritor carioca Lima Barreto (1881 – 1922) e do cantor norte-americano Stevie Wonder.
Leo veio ao mundo em Pindaré-Mirim (MA), pequeno município rural de traços afro-indígenas situado no interior do Maranhão, mas migrou com os pais para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) antes de completar três anos.
No subúrbio carioca, terra do samba, do funk e da canção, Negro Leo moldou a personalidade musical e cultural, antes de ingressar em 2006 no Quarteto Joia e de formar em 2008 o Trio Extraordinário.
Foi nessa época que Leo começou a sedimentar obra autoral registrada em 16 discos editados entre 2010 e 2020, entre projetos individuais e coletivos, além do EP Infelizmente (2021).
Todos os títulos estão relacionados na discografia exposta por Bernardo Oliveira ao fim deste livro em que o autor disseca e contextualiza a trajetória indie de Negro Leo, artista atualmente radicado em São Paulo (SP), cidade mais receptiva aos sons fora da curva do artista, criador de álbuns dissonantes como o recente Desejo de lacrar (2020).
Ao fim da narrativa de Bernardo Oliveira, o livro Deixa queimar também reproduz entrevistas concedidas por Negro Leo a veículos da imprensa alternativa." Mauro Ferreira (g1.globo.com, 25.12.2021)