Suscripción Newsletter

Recibe noticias y avisos de promociones especiales

Coração americano - Bastidores do álbum Clube da Esquina

Andréa Estanislau
Libros: Música

Disponible

36,90 € impuestos inc.

Ficha técnica Libros

Estilo Música
Año de Edición Original 2008

Más

2ª edición, revisada y ampliada, 1ª reimpresión, 2022 - 196 páginas (21 x 26 cm, ilustrado en color) (Peso: 665 g)

"O álbum Clube da Esquina, lançado pela Odeon em 1972 e creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, reuniu, na verdade, um batalhão de músicos talentosos, quase todos ligados ao movimento vindo das Minas Gerais e que dava nome ao trabalho. A trajetória da produção e a repercussão do álbum são analisadas no belo livro organizado pela pesquisadora Andréa Estanislau. A partir de depoimentos inéditos de artistas envolvidos na produção do LP, da análise de especialistas e historiadores e da reprodução de textos publicados à época do lançamento, é possível montar um abrangente painel da importância do disco e do próprio Clube da Esquina para a música brasileira. Além dos textos, a obra traz detalhes técnicos das gravações, as letras das canções e extenso material fotográfico. Entre os que deram depoimentos estão Ronaldo Bastos, Tavito, Márcio Borges, Wagner Tiso, BetoGuedes, Alaíde Costa e LôBorges." Toninho Spessoto (Rolling Stone, 107.10.2009) (noticia sobre la primera edición del libro)

"O Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da música brasileira de todos os tempos, surgiu por mero acaso a partir da gravação do disco homônimo, lançado em março de 1972, e hoje considerado “um dos melhores clássicos da Música Popular Brasileira”. Milton Nascimento, à época, já conhecido na cena musical e importante figura nos tradicionais festivais de música, convidou o jovem e desconhecido Lô Borges para dividir com ele aquele álbum. Junto deles um timaço de artistas que uniram talento e amizade na construção da obra prima máxima da música mineira.
O resto da história já sabemos, é fato, mas no livro Coração Americano – Bastidores do Álbum Clube da Esquina, ela é contada com riqueza a partir de fotografias, muitas delas, e por textos cujos relatos dos próprios artistas, dos letristas e poetas, daqueles que fizeram (e fazem) parte da história, a tornam ainda mais especial. Um registro riquíssimo da memória cultural e musical de Minas Gerais.
O livro é um belíssimo trabalho de Andréa Estanislau, produtora editorial e educadora, responsável pela organização de todo o material, seu projeto de graduação em Comunicação Visual pela Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), cujo financiamento coletivo para o lançamento da segunda edição está a todo vapor. Coração Americano – Bastidores do álbum Clube da Esquina, é um livro de fã para fã, com 196 páginas coloridas, mais de 80 imagens, textos e depoimentos dos próprios artistas do Clube.
Uma bela publicação com o registro histórico de um dos discos mais emblemáticos da música popular brasileira. A primeira edição foi lançada em 2008, essa segunda edição foi atualizada e ampliada com novas fotos e textos. O texto que finaliza o livro foi escrito pelo saudoso jornalista João Paulo Cunha. O lançamento da 2a edição de Coração Americano faz parte das comemorações dos 50 anos de lançamento do álbum Clube da Esquina e dos 80 anos de Milton Nascimento que está se despedindo dos palcos."